null Evento sobre gordofobia divulga pesquisa de doutorado e reabre Grupo de Estudos em Fisioterapia Dermatofuncional

Evento sobre gordofobia divulga pesquisa de doutorado e reabre Grupo de Estudos em Fisioterapia Dermatofuncional

O momento visa proporcionar um espaço no ambiente universitário para diálogos sobre a patologização dos corpos gordos


A mesa-redonda contará com a presença de profissionais de diversas áreas da saúde, como nutrição, psicologia e fisioterapia, para debater sobre o assunto (Foto: Getty Images)
A mesa-redonda contará com a presença de profissionais de diversas áreas da saúde, como nutrição, psicologia e fisioterapia, para debater sobre o assunto (Foto: Getty Images)

O curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza mesa-redonda com a temática “Gordofobia” no dia 28 de fevereiro, das 11h20 às 13h, no Auditório A2 da instituição. O objetivo do encontro é discutir sobre corpolatria, gordofobia nos espaços universitários e proporcionar um espaço para diálogos sobre a patologização dos corpos gordos, trazendo a percepção de uma egressa gorda durante sua formação. Para participar, é necessário se inscrever por meio deste link

O evento também marca o início da reabertura do Grupo de Estudos em Fisioterapia Dermatofuncional (GEFIDEF), que apresenta, em sua especialidade, sete áreas de atuação: pré e pós-operatório de cirurgia plástica, pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica, angiologia e linfologia, dermatologia, estética e cosmetologia, endocrinologia e queimados. O grupo é coordenado pelas professoras da graduação, Cristina Santiago e Michelli Barboza, e acontecerá por meio de encontros mensais, informados durante a realização do encontro. 

Conheça as participantes

Jorgianna Letícia Ribeiro Braga


(Foto: Arquivo pessoal)

Maquiadora e Esteticista e Cosmetóloga graduada pela Unifor.

Pabyle Flauzino


(Foto: Arquivo pessoal)

Nutricionista (CRN11 6966); mestra em Nutrição e Saúde e doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); pós-graduada em Comportamento Alimentar - IPGS; criadora de conteúdo nas redes sociais (@nutri.des.construida), e pesquisadora e ativista por justiça para todos os corpos.

Luara da Costa França


(Foto: Arquivo pessoal)

Psicóloga e professora da Universidade de Fortaleza (Unifor) nas áreas de Saúde Coletiva e Psicologia Social. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Estuda temas relacionados à Saúde, Juventude, Drogas, Decolonialidade e Relações de Poder. Atua na clínica a partir da psicanálise e ministra a disciplina de Comportamento Alimentar e Educação Nutricional desde 2015.

Cristina Santiago (mediadora)


(Foto: Arquivo pessoal)

Fisioterapeuta graduada pela Unifor, doutoranda em Saúde Coletiva e Mestra em Saúde Coletiva (UNIFOR); especialista em Fisioterapia Dermatofuncional (ABRAFIDEF); docente e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Fisioterapia. Realiza pesquisas em: Fisioterapia Dermatofuncional, Saúde Coletiva e Gordofobia. É bolsista do Programa de Apoio a Equipe de Pesquisa com o apoio da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade de Fortaleza (DPDI). Desenvolve pesquisa no Doutorado em Saúde Coletiva sobre a temática Gordofobia, com a orientação do professor dr. Antônio Augusto Ferreira Carioca e coorientação da dra. Ana Maria Fontenelle Catrib.

Serviço

Mesa-redonda sobre Gordofobia
Data: 28 de fevereiro de 2023
Horário: 11h20 às 13h
Local: Auditório A2