null Exposições em cartaz no Espaço Cultural Unifor atraem visitantes de todas as idades

Ter, 15 Junho 2021 17:41

Exposições em cartaz no Espaço Cultural Unifor atraem visitantes de todas as idades

As mostras “50 Duetos” e “Águas de Março”, já apresentadas em passeios virtuais,  agora podem ser vistas presencialmente


Grupo de crianças da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz aprecia mostra de Sérgio Helle (Foto: Ares Soares)
Grupo de crianças da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz aprecia mostra de Sérgio Helle (Foto: Ares Soares)

A escritora brasileira Ruth Rocha, uma das maiores autoras de livros infantis do Brasil, disse certa vez que “assistir ao espetáculo do mundo também dá idéias". Crianças que estudam na Escola de Aplicação Yolanda Queiroz aproveitaram o primeiro dia de retomada das visitas presenciais ao Espaço Cultural Unifor, da Fundação Edson Queiroz, para plantar ideias e regar curiosidades. O passeio cultural alimentou 21 alunos de mais  imaginação.

Os estudantes com idades entre 9 e 11 anos conversaram sobre a importância da preservação e de um contato mais próximo com a natureza durante a visita às galerias que abrigam a mostra “Águas de Março”. “A que eu mais gostei foi aquela do piso de vidro, porque tem as plantas, os livros. É uma inspiração para falar sobre o ecossistema”, contou Matheus dos Santos, de 11 anos.


A estudante Tayná Matos considera que a visita ao
Espaço Cultural Unifor traz calma (Foto: Ares Soares)

Em frente à obra Paradisus II, Tayná Matos, de 10 anos, disse que as cores escolhidas por Sérgio Helle chamam muita atenção. “Esse quadro traz essa sensação de natureza, que me deixa calma. Me lembra da casa da minha avó, que mora no interior”, conta a estudante do 5º ano do Ensino Fundamental.

A “50 Duetos” conta com mais de cem obras do acervo da Fundação Edson Queiroz e curadoria de Denise Mattar. Já “Águas de Março” traz 50 obras do artista cearense Sérgio Helle com curadoria de Izabel Gurgel. As mostras marcam o meio século da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza.

O professor Júlio César de Sousa, professor de artes da escola, considera momentos como o da visitação ao Espaço Cultural Unifor “altamente enriquecedores” para as crianças. “A gente se prepara para eles virem conhecer, estuda sobre o que vão ver e, quando volta, reflete sobre o que a gente aprendeu”, explica. As crianças também aprenderam mais sobre a diversidade da arte ao passearem pelas galerias que compõem a “50 Duetos”.

Arte e humanismo

O encantamento independe da idade. O repertório de vida de cada visitante elabora novas relações entre a arte e as próprias experiências. Foi assim com a estudante do primeiro semestre de Medicina da Universidade de Fortaleza, Beatriz Russo, de 22 anos. Ao se deparar com a obra de Leon Ferrari, Beatriz encontrou semelhança com o sistema vascular.


A estudante de Medicina Beatriz Russo compara
a obra de Leon Ferrari ao sistema vascular

“Sempre gostei muito de arte e sempre quis ver o acervo da Unifor. Esta é uma oportunidade de ouro. Muito válida para todo mundo que quiser vir passar um tempo aqui. É até relaxante. É também uma forma de enaltecer os artistas, a maioria brasileiros”, diz enquanto passeia pela “50 Duetos”.
Beatriz considera que os caminhos da arte e da saúde se encontram “na parte social, na parte do sentir, de ser mais humano”. É algo que a estudante diz aprender no cotidiano da graduação que cursa. “Por mais que a gente precise ter aquele profissionalismo, a gente nunca pode esquecer que está tratando com outros seres humanos. E a arte aproxima. É como se a gente pudesse ver as coisas de um outro jeito. Ter uma visão diferente a partir da arte. Ela traz humanismo”, avalia.    

O professor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade de Fortaleza, Guido Militão, estava ansioso por visitar as exposições em cartaz no Espaço Cultural Unifor. O coordenador de inovação na Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação disse que estava “doido para sentir essa atmosfera novamente e de visualizar coisas belíssimas”.


O professor do Centro de Ciências Tecnológicas destaca a "esperança"
que o contato com a arte traz (Foto: Ares Soares)
 

Para Guido Militão, a arte é fundamental para que o homem veja mais do que o dinheiro, do que o tangível. “A iniciativa de estar aqui presencialmente ou digitalmente, através de vídeos, faz com que a gente veja que essa pandemia vai passar, que a gente tenha esperança e que a gente veja que a natureza vai florescer e que o humano vai sobreviver diante dessas adversidades”, avalia o professor.

Enquanto apreciava as obras de Sérgio Helle, em “Águas de Março”, o professor destacou as intervenções midiáticas do artista com computação gráfica, área que Guido também gosta de estudar. “Dou parabéns à universidade por investir em cultura, investir em arte. Eu me sinto privilegiado de participar desse momento”, considera o professor. 

Exposições em cartaz

O Chefe da Divisão de Arte e Cultura da Universidade de Fortaleza, Thiago Braga, convida a população a visitar as duas exposições inéditas que estão em cartaz no Espaço Cultural Unifor: “50 Duetos” e “Águas de Março”. Thiago Braga destaca que o Espaço Cultural “acaba de reabrir com todos os protocolos de biossegurança para uma visitação tranquila e segura”. 

O Espaço Cultural Unifor se constitui um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil. Ele promove, por meio do acesso gratuito às exposições, a renovação e democratização do conhecimento das identidades artísticas, históricas e culturais do país, antes acessível somente a parcelas eruditas da população.

Inaugurado em 1988, o espaço já abrigou exposições exclusivas, nacionais e internacionais, como Rembrandt, Candido Portinari, Miró, Beatriz Milhazes, Antonio Bandeira, Vik Muniz e Burle Marx, além do destaque à arte regional, como a Arte Brasileira nas Coleções Públicas e Privadas do Ceará, Unifor Plástica, História do Ceará em Obras Sacras e Decorativas.
Por ser referência em grandes mostras de arte e de exposições de caráter histórico, o espaço tem sido, ao longo dos anos, importante destino cultural de quem visita o Ceará. Em 2016 foi reconhecido pela Prefeitura como Patrimônio Turístico de Fortaleza.

Serviço:

Espaço Cultural Unifor. Horário: De terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. (85) 3477.3319. Av. Washington Soares, 1321. Bairro Edson Queiroz