null I Encontro de Curricularização da Extensão apresenta as melhores práticas extensionistas da Unifor

I Encontro de Curricularização da Extensão apresenta as melhores práticas extensionistas da Unifor

Serão exibidas, em forma de painéis, diversas práticas de extensão integradas aos currículos de cada Centro de Ciências e também experiências extensionistas exitosas da Pós-Graduação e da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária


Entre os trabalhos que serão expostos no encontro estão a Escola Yolanda Queiroz, o Centro de Formação Profissional, a Escola de Esportes, o projeto Tarde com Arte e o Buddy Programm, iniciativas promovidas por meio da VIREX (Foto: Ares Soares)
Entre os trabalhos que serão expostos no encontro estão a Escola Yolanda Queiroz, o Centro de Formação Profissional, a Escola de Esportes, o projeto Tarde com Arte e o Buddy Programm, iniciativas promovidas por meio da VIREX (Foto: Ares Soares)

A Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE), em parceria com a Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (VIREX), promoverá, no próximo dia 1º de dezembro, das 14h às 18h, o I Encontro de Curricularização da Extensão: troca de saberes com a sociedade em experiências de protagonismo estudantil (I ECOE). Voltado para toda a comunidade acadêmica, o evento acontecerá no auditório e no hall da Biblioteca da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. Na ocasião, serão apresentadas as melhores práticas de curricularização da extensão dos cursos de graduação, além de experiências extensionistas exitosas da Pós-Graduação e da VIREX. 

O evento tem como objetivos promover a curricularização da extensão como estratégia de fortalecimento do protagonismo estudantil no processo de formação profissional e cidadã para transformação da sociedade; apresentar experiências exitosas de práticas extensionistas integradas aos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação da Unifor, no período de 2021-2022; e valorizar o tripé ensino-pesquisa-extensão como alicerce educacional histórico-institucional da Universidade de Fortaleza.

Serão exibidas, em forma de painéis, no hall da Biblioteca, até cinco experiências extensionistas exitosas de cada setor (VIREX, Centros de Ciências e de Pós-Graduação) e, dentre estas, no auditório, serão apresentadas, de forma oral, as cinco melhores iniciativas dos Centros, sendo a melhor da graduação escolhida para premiação pela comissão organizadora do evento. Todos os trabalhos estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Os trabalhos selecionados pelos Centros de Ciências para apresentação no I ECOE referem-se às práticas desenvolvidas dentro dos componentes curriculares de extensão (CCEX), que são disciplinas cujas cargas horárias (parcial ou total) que se configuram em ação de extensão e contemplam também o desenvolvimento das competências de vida da Unifor. Como iniciativas promovidas por meio da VIREX, estarão expostos os trabalhos sobre a Escola Yolanda Queiroz, o Centro de Formação Profissional, a Escola de Esportes, o projeto Tarde com Arte e o Buddy Programm. A Pós-Graduação estará participando no encontro com trabalhos na seara social, da saúde, da educação ambiental e da gestão de conflitos.

Após o evento, a VRE promoverá as certificações dos trabalhos apresentados e em 15 de dezembro fará a divulgação e premiação da melhor prática de curricularização da extensão da graduação da Unifor no período 2021-2022. Os certificados de ouvintes estarão à disposição no Unifor online na primeira semana de janeiro de 2023. A isso segue-se a etapa de publicação do e-book de Curricularização da Extensão da Universidade de Fortaleza, com lançamento previsto para o início do semestre letivo de 2023.1. 

Curricularização na Unifor

A Unifor já nasceu sobre o tripé ensino, pesquisa e extensão. Cristina Maia, assessora de desenvolvimento curricular da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE) da Unifor, lembra que aos alunos da instituição sempre foram ofertadas oportunidades de engajamento em atividades de extensão, de modo voluntário, em diversos projetos de Responsabilidade Social da VIREX ou mesmo compondo a carga horária prática obrigatória ou optativa de formação profissional nos diferentes cursos de graduação, por meio de ações comunitárias ou de prestação de serviços.

No final de 2018, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro 2018, estabeleceu as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, que em seu Art. 4º diz que “as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”. 

Já no semestre seguinte, a Unifor, compreendendo o normativo MEC não como uma exigência, mas, como um estímulo à formalização de suas práticas, aprovou, no âmbito do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE), seu próprio dispositivo legal, Resolução CEPE Nº09, de 21 de junho de 2019, que estabeleceu a Curricularização da Extensão nos cursos de Graduação (Republicada pela Resolução CEPE Nº 11, de 11 de abril de 2022 para incluir também os cursos da graduação à distância). 


“O normativo institucional, considerado inovador, apresentou a curricularização da extensão como a inserção de ações de extensão no itinerário formativo do estudante como componente curricular obrigatório para a integralização do curso de graduação no qual esteja matriculado. Atualmente, temos 39 novas matrizes curriculares de cursos de graduação com a carga horária mínima de 10% de curricularização da extensão já prevista para integralização. A partir de 2021.2 foram criadas as Assessorias de Curricularização da Extensão (uma para cada Centro de Ciências), mostrando a importância que a Unifor confere a essa temática na formação de seus alunos” - Cristina Maia, Assessora de Desenvolvimento Curricular da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE) da Unifor.

Para fins de curricularização da extensão nos cursos de graduação, o normativo institucional refere que as ações de extensão configuram-se em cinco modalidades, envolvendo obrigatoriamente ações de protagonismo estudantil voltadas às demandas da sociedade. São elas: programa, projeto, curso/oficina, evento e prestação de serviço. Toda atividade extensionista tem que ser cadastrada na VIREX e, se for associada a um componente curricular de extensão (CCEX), deve antes ser também aprovada na VRE, via Instrumento Unificado de Cadastro de Ação de Extensão, criado para esse fim.

Papel transformador

A curricularização da extensão é uma forma da academia se aproximar da sociedade e contribuir com iniciativas de transformação social, que traz inúmeros benefícios para todos os atores do processo: instituição, alunos e comunidade.

Para a Unifor, a curricularização fomenta a interação dialógica entre as comunidades interna e externa à instituição, por meio da troca de conhecimentos e articulação para o enfrentamento de problemas do contexto social e integra o ensino, a pesquisa e a extensão em iniciativas que expressam o respeito aos princípios éticos e o compromisso da instituição com o desenvolvimento social e sustentável. Além disso, contribui para tornar os currículos dos cursos mais inovadores e aplicados, promovendo o engajamento e a permanência do aluno, além de fortalecer o título de utilidade pública estadual da Universidade como promotora de ações de Responsabilidade Social.

No que diz respeito aos benefícios para os alunos, a participação nas práticas extensionistas promove a formação cidadã do estudante, pela aplicação do conhecimento em experiências reais de protagonismo estudantil integradas à matriz curricular, com foco no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o desenvolvimento não apenas de competências técnicas, mas, especialmente, das socioemocionais (competências de vida). Desse modo, formando não somente profissionais de excelência técnico científica, mas, cidadãos capazes de transformar para melhor a realidade que os cerca.

Segundo a professora Christina Praça, diretora do Centro de Pós-Graduação da Unifor, as atividades de extensão no currículo dos cursos da pós-graduação, tanto latu sensu, quanto strictu sensu, são uma realidade concreta. Na instituição, os alunos são estimulados não somente a desenvolver pesquisas, mas também são envolvidos em ações com foco na responsabilidade social.


“Temos sempre a preocupação, no âmbito da pós-graduação, de alinhar nossos projetos e programas aos ODS, propostos pela ONU, que fazem parte da Agenda 2030, para dar esse tom de enfrentamento, de melhoria, de responsabilidade social. Então, é extremamente importante trabalhar dentro dos currículos essa questão da extensão para melhorar e trazer benefícios na formação desse aluno. Ele não vai concluir o curso somente como alguém que buscou fazer uma pesquisa, atender a sua necessidade, ele é sensibilizado para atender também às demandas da sociedade. Ele vai então desenvolver seu potencial empreendedor, criativo, trabalho em equipe, autogestão, pois tudo isso que perpassa as soft skills também faz parte desse perfil de líder, de protagonista que é capaz de transformar uma realidade. Por isso, é muito importante que essas atividades de extensão sejam pujantes” - Christina Praça, diretora do Centro de Pós-Graduação da Unifor.

A diretora acrescenta ainda que muitas das atividades extensionistas trazem a possibilidade da inter e da transdisciplinaridade. “Muitos dos problemas sociais, como a erradicação da pobreza, que é um dos ODS, não conseguimos resolver só com a lupa de uma única área de formação. É preciso acionar várias áreas, como saúde, economia, gestão, tecnologia, precisamos de muitas pessoas pensando juntas para transformar as realidades que precisam ser mudadas. Essa possibilidade é um trunfo para que possamos entregar projetos e fazer com que o nosso aluno consiga trabalhar de forma integrada, tanto com pessoas de dentro da Universidade, quanto de fora, pois buscamos sempre apoio de organizações do setor público e privado para nos darem as mãos a fim de que consigamos alavancar e avançar os projetos e oportunizem essas mudanças e o impacto social que a gente busca”, conclui.

Serviço

I Encontro de Curricularização da Extensão: troca de saberes com a sociedade em experiências de protagonismo estudantil
Data: 1º de dezembro de 2022
Horário: 14h às 18h
Local: Hall e auditório da Biblioteca da Unifor