null Inscrições abertas para segunda edição do grupo de estudos sobre racialidade da Unifor

Ter, 5 Março 2024 15:57

Aberto ao público, o grupo “Negritude e Antirracismo” inicia suas atividades dia 13 de março; as inscrições podem ser realizadas até o final da semana de início do grupo

O grupo acolhe tanto pessoas brancas para se conscientizarem sobre seu papel na luta, quanto pessoas negras para desenvolverem autonomia intelectual afrocentrada (Foto: Getty Images)

O Laboratório de Estudos sobre Processo de Exclusão Social (LEPES), em conjunto com o Coletivo Negrada – primeiro movimento a debater a educação antirracista da Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz – se prepara para dar início a mais um semestre de discussões acerca da negritude, do racismo e de seus desdobramentos na sociedade, bem como sobre o que fazer para combater essa mazela social.

Os encontros do  grupo “Negritude e Antirracismo” acontecerão em todas as quartas a partir do dia 13 de março até 15 de maio, das 14h às 15h30. Embora as vagas sejam abertas ao público, é necessário se inscrever para participar. As inscrições já iniciaram e seguem até o final da semana de início do grupo. O objetivo da iniciativa é acolher todos os públicos: pessoas brancas para se conscientizarem sobre seu papel na luta, e pessoas negras para desenvolverem autonomia intelectual afrocentrada.

Os temas são pré-escolhidos e o material de estudo separado em um drive de acesso dos participantes. A mediação será revezada entre Vinícius Pereira, estudante do curso de Psicologia, Dhara Amorim, estudante de Jornalismo e Fernando Pinto, psicólogo formado pela Unifor. Ao final dos encontros, serão emitidos certificados de 20 horas aos participantes que  obtiverem 75% de presença no grupo.

O antirracismo é uma articulação de reeducação da sociedade como forma de eliminar disparidades sociais. Como o racismo é um projeto estruturante em nosso meio, vemos desde comportamentos de interação social a instituições serem atravessadas por ele, herança direta do período escravocrata. Pensando nisso, o melhor local para promover esses aprendizados é dentro do ambiente acadêmico, onde se formam as presentes e futuras vozes ativas na sociedade, tendo consciência de que hoje é necessário o comprometimento de todos os cidadãos com medidas prático-políticas de reparação histórica para uma mudança efetiva.

Confira abaixo os temas selecionados para o semestre:

• Afirmação Racial e Autoestima Negra
  • Afrofuturismo