null Inscrições prorrogadas para o Programa de Intercâmbio Acadêmico da Unifor

Qua, 14 Setembro 2022 10:47

Inscrições prorrogadas para o Programa de Intercâmbio Acadêmico da Unifor

Alunos interessados em participar da iniciativa no primeiro semestre de 2023 devem se inscrever até o dia 23 de setembro

O Programa de Intercâmbio Acadêmico da Unifor é oportunidade de se relacionar com novas culturas (Foto: Getty Images)

Para tornar realidade o sonho de cursar uma graduação fora do Brasil durante o primeiro semestre de 2023, o Programa de Intercâmbio Acadêmico da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, prorrogou o período de inscrições até o dia 23 de setembro.

A iniciativa é coordenada pela Assessoria para Assuntos Internacionais, vinculada à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, e possui convênio com mais de 140 instituições de ensino superior, espalhadas por cerca de 30 países. Por meio do programa, o graduando tem a oportunidade de cursar disciplinas da sua graduação em uma instituição internacional. O objetivo é proporcionar a experiência acadêmica através do contato com outra cultura.

As inscrições acontecem de forma virtual, pelo e-mail: international@unifor.br. Já os atendimentos para receber informações sobre o Intercâmbio Acadêmico podem ocorrer de forma presencial ou virtual, ambos com agendamento prévio.

O intercâmbio tem duração de um a dois semestres, e possui foco nos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. Estudantes que tenham FIES também podem participar da iniciativa, com a possibilidade do financiamento ser suspenso por até um ano.

Obs.: O período de inscrição pode mudar com base na universidade estrangeira de interesse.

Pré-requisitos para inscrição

• Estar regularmente matriculado na Unifor;
  • Ter concluído no mínimo 30% e no máximo 70% do curso*;
  • Ter domínio do idioma ofi­cial do país de destino, conforme exigência de cada universidade;
  • Comprovar rendimento acadêmico com média global igual ou superior a 7,0;
  • Não possuir disciplinas reprovadas no histórico*.

*Há exceções. Para mais informações, entrar em contato com a Assessoria Internacional.

Documentação necessária

• Formulário de inscrição da Unifor;
  • Formulário da universidade estrangeira;
  • Carta de recomendação assinada pelo coordenador do curso;
  • Carta de motivação no idioma oficial do país de destino;
  • Três fotos 3x4 atuais;
  • Cópia do passaporte, válido pelo período de intercâmbio;
  • Curriculum Vitae*;
  • Histórico escolar atualizado (com tradução juramentada no idioma oficial do país de destino);
  • Termo de responsabilidade assinado pelo aluno e por um responsável;
  • Comprovação de proficiência do idioma de acordo com a exigência de cada universidade**;
  • Confirmação da criação de conta no Campus France Brasil (para universidades francesas);
  • Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição do intercâmbio acadêmico (Favor verificar valor na DAE. A taxa de inscrição não é reembolsável e sofre reajuste anual)*.

*No idioma oficial do país de destino.
**Universidades de língua inglesa exigem comprovação de proficiência. Atentar para a especificidade do teste de língua solicitado pela instituição estrangeira de seu interesse.

Custos

O aluno intercambista não paga mensalidade na universidade estrangeira de destino, mas pode ter que arcar com taxas acadêmicas e administrativas relativas à instituição de ensino. O graduando deve assumir as seguintes despesas: passagens aéreas, hospedagem, alimentação e demais gastos pessoais, visto e seguro de saúde.

Programa de Intercâmbio Acadêmico
Inscrições: até 23 de Setembro de 2022, de forma virtual (Atendimentos presenciais ou online sob agendamento prévio)
Local: Vice-Reitoria de Extensão, 1º andar do prédio da reitoria
Horário: de segunda a sexta-feira, de 8h à 12h e de 13h30 à 17h