null Lançamento de biografia sobre o caricaturista Mendez acontece em fevereiro

Lançamento de biografia sobre o caricaturista Mendez acontece em fevereiro

A trajetória do cearense Mário Mendez é contada no livro do historiador Levi Jucá, “Mendez: Mestre da Caricatura”, que será lançado na Universidade de Fortaleza

Nascido em Baturité, Mendez desenvolveu sua carreira como caricaturista, desenhista e pintor no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

No dia 16 de fevereiro acontece a palestra de lançamento do livro “Mendez: Mestre da Caricatura”, do professor e historiador Levi Jucá. Sua obra aborda a trajetória pessoal e artística de Mário Mendez (1907-1996), cearense de Baturité radicado no Rio de Janeiro e consagrado caricaturista, desenhista e pintor nas décadas de 1920 a 1990. O evento será realizado às 18h, no Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz.

Consagrado como um dos grandes nomes da caricatura no Brasil nos anos de 1930 a 1940, Mendez é referência no assunto e fez caricaturas de personalidades da cultura e da política, como Di Cavalcanti, Jorge Amado e Getúlio Vargas. “Mendez: Mestre da Caricatura” é a primeira obra exclusiva sobre o artista, antecedida apenas de sua autobiografia publicada nos anos de 1980.

A biografia é resultado das visitas de Levi a arquivos, bibliotecas, coleções públicas e particulares, além de entrevistas com os familiares de Mendez no Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Publicado em 2021, o livro reproduz um rico acervo de caricaturas, resgata a história do caricaturista em fotografias e textos e inclui um relato “sincero e bem-humorado”, como diz Levi Jucá. “Afinal, não se pode calar a voz do biografado em sua biografia”, justifica o autor.

Mestre da Caricatura

Nascido em Baturité, região serrana do Ceará, Mário Mendez desenvolveu sua carreira como caricaturista no Rio de Janeiro, onde foi radicado. Ele colaborou em vários veículos de comunicação, como os jornais A Noite e O Globo, e publicou os livros “Typos e Costumes do Negro no Brasil”, “Como Desenhar Caricaturas” e “Caricaturas e Caricaturados”.

Na década de 1980, dois de seus quadros foram escolhidos para estampar os famosos cartões postais da UNICEF. “Talento, bom humor, profissionalismo, versatilidade e generosidade talvez tenham sido as principais marcas do lápis, do pincel e da trajetória de meu velho conterrâneo Mendez, Mestre da Caricatura”, diz Levi.

Sobre o autor

Historiador formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Levi Jucá é mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e professor do ensino médio. Cearense nascido em Fortaleza, ele hoje reside na Serra de Baturité, onde desenvolve pesquisas e projetos educativos para a divulgação e preservação do patrimônio cultural e ambiental. Levi é autor do livro “Um Século de Magia” (2017), biografia de Luiz Severiano Ribeiro, dentre outras publicações.

Palestra e lançamento do livro "Mendez: Mestre da Caricatura", de Levi Jucá
Data: 16 de fevereiro de 2022
Horário: 18h
Local: Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz, Fortaleza - CE)
Mais informações: www.ecomuseu.com.br/mendez | Instagram | Facebook

O livro poderá ser adquirido por meio do site do Ecomuseu de Pacoti, no valor de R$ 50,00 (sujeito a acréscimo da taxa de frete via Correios). O Ecomuseu de Pacoti é uma instituição sem fins lucrativos. As vendas do livro serão utilizadas para ajudar a financiar os projetos da instituição.