Live com Sidarta Ribeiro sobre “Saúde Mental em Tempos de Pandemia” está com inscrições abertas

O neurocientista e vice-diretor do Instituto do Cérebro participa do projeto “Lives do Conhecimento” para falar sobre efeitos da pandemia no nosso sistema nervoso

O papo com o cientista que pesquisa sobre sonhos terá mediação da estudante de Medicina da Unifor, Raquel Queiroz   (Fotos: Luiza Mugnol/ Acervo Pessoal)
O papo com o cientista que pesquisa sobre sonhos terá mediação da estudante de Medicina da Unifor, Raquel Queiroz (Fotos: Luiza Mugnol/ Acervo Pessoal)

O neurocientista Sidarta Ribeiro, autor do livro “O Oráculo da Noite - a história e a ciência do sonho”, é o participante da próxima edição do projeto “Lives do Conhecimento”. A iniciativa que acontece no próximo dia 27 de abril, às 19h30, é realizada pela Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. A mediação será da estudante de Medicina da Universidade de Fortaleza, Raquel Queiroz. Faça sua inscrição para participar da conversa com o pesquisador.

Sidarta vai abordar como a pandemia de Covid-19 tem afetado a população e como isso repercute, por exemplo, nos sonhos e na qualidade do sono, entre outros assuntos. O professor titular de Neurociências e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1993). Sidarta é mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000) com Pós-Doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Duke (2005).

Em seu segundo livro, “O Oráculo da Noite”, o autor parte de informações históricas, antropológicas, psicanalíticas e literárias para compor uma narrativa instigante sobre a ciência e a história do sonho. A obra conta ainda com referências mais atualizadas da biologia molecular, da neurofisiologia e da medicina sobre o tema. Em um dos trechos, o neurocientista diz que “narrar sem inibições ajuda a navegar a trajetória de frustrações e a mitigar a dor”.

Cientista e capoeirista

Sidarta Ribeiro também é contramestre de capoeira. Quando se agacha para entrar na roda ao som de berimbaus e atabaques, é chamado de Piloto (praticantes de capoeira costumam ser "batizados" com um apelido). A quem considera inusitada a junção de um cientista capoeirista ou de um capoeirista cientista, ele explica com o didatismo característico. "Capoeira e ciência compartilham vários elementos. Ambas são apoiadas na disciplina com alegria. Ambas são conjunção de teoria e prática, ambas valorizam os Mestres, ambas lidam com o real, o concreto, o empírico. Mestre Pastinha dizia que a capoeira é tudo que a boca come. Ciência também", disse em entrevista ao jornal potiguar Tribuna do Norte em 2015.

Mediação

A Live do Conhecimento com Sidarta Ribeiro será mediada pela estudante de Medicina da Unifor, Raquel Queiroz. “O tema que o neurocientista Sidarta Ribeiro irá abordar “Saúde Mental em Tempos de Pandemia” é de enorme importância em diversas áreas, não apenas no âmbito da neurociência, mas, principalmente, para a população. Ressaltar esse tema e debatê-lo, com o intuito de levar o conhecimento e a ajuda para todos, é a principal expectativa”, ressalta ela, que recebeu o convite para a mediação “como uma honra”.

Para a estudante de Medicina,  Sidarta Ribeiro tem dado uma grande contribuição para o desenvolvimento da neurociência. Tanto por meio das pesquisas inovadoras que desenvolve, quanto pela abordagem do conhecimento de forma democrática, “fazendo com que este seja alcançado por diversos públicos, como com a publicação de ‘O Oráculo da Noite’”, destaca Raquel.

A estudante do último semestre de Medicina Raquel Queiroz também participou no dia 8 de abril do evento virtual "O Valor da Ciência". A iniciativa contou com a presença da ganhadora do Prêmio Nobel de 2014, May-Britt Moser. A neurocientista norueguesa  divide a premiação e a pesquisa com o marido, Edvard Moser. Juntos, eles identificaram tipos de células nervosas que formam um sistema de coordenadas no cérebro. O casal descobriu células que formam um sistema de posicionamento no cérebro humano, uma espécie de “GPS” interno.

O evento para o qual a estudante de medicina da Unifor foi selecionada para participar foi promovido pela Academia Brasileira de Ciências e pela Nobel Prize Outreach, braço de comunicação da Fundação Nobel, em colaboração com o Instituto Serrapilheira. Raquel foi escolhida entre  170 candidatos de 90 universidades públicas e privadas de 23 estados do Brasil e do Distrito Federal

Lives do Conhecimento

Desde que o isolamento social foi instaurado como medida de proteção à atual pandemia, o projeto “Lives do Conhecimento” vem realizando a difusão do conhecimento nas plataformas de comunicação oficiais da Universidade de Fortaleza, uma instituição da Fundação Edson Queiroz.
O projeto estimula o intercâmbio de informações nas mais diversas áreas, sempre trazendo grandes nomes do pensamento contemporâneo, nacionais e internacionais, para participar dos debates virtuais. As “Lives do Conhecimento” reforçam a missão da Universidade de Fortaleza de promover o ensino de qualidade, a pesquisa e a extensão em vários campos do conhecimento. Confira aqui as edições anteriores do projeto.

Serviço:

Lives do Conhecimento
Data: 27 de abril de 2021
Tema: "Saúde mental em tempos de pandemia"
Convidado: Sidarta Ribeiro
Mediação: Raquel Queiroz
Transmissão: Redes sociais da Universidade de Fortaleza (YouTube, Instagram e Facebook) e TV Unifor (YouTube e canal 181 da NET)