null Memorial em Cascavel resgata vida e obra de Edson Queiroz, fundador da Universidade de Fortaleza

Qua, 10 Novembro 2021 15:26

O equipamento conta, por meio de salas temáticas e objetos de acervo pessoal, parte da história do industrial Edson Queiroz, além de vir a ser palco para atividades culturais e de formação profissional

O local recém-restaurado conta com salas temáticas, auditório e parte do acervo pessoal do empresário. (Foto: Rogério Lima)

O prédio histórico, inaugurado em 1886, que antes abrigava a Cadeia Pública de Cascavel, distante cerca de 60 quilômetros de Fortaleza, passou a ocupar, desde o último dia 07 de novembro, o Memorial Edson Queiroz, em homenagem ao fundador da Universidade de Fortaleza.

Dividido em dois pavimentos de cerca de 100m² cada, o local recém-restaurado conta com salas temáticas, auditório e disponibiliza ao público parte do acervo pessoal do empresário, responsável por fazer surgir em sua terra natal a indústria de beneficiamento de castanha de caju. Hoje, Edson Queiroz é mundialmente reconhecido e eleito pela Bloomberg Línea uma das 500 personalidades mais influentes da América Latina pelo legado de valor do seu conglomerado empresarial, diversificado de marcas e produtos.

“Espaços foram recriados com licença poética, mas também com muito respeito para que o público possa se sentir um pouco mais perto de Edson Queiroz ao adentrar o equipamento. Pessoalmente, desconheço no Brasil a existência de um memorial tão completo e que traz, ainda, a vocação de educação formadora em seu funcionamento”, destaca o marchand Max Perlingeiro, responsável pela curadoria do memorial.

Para Igor Queiroz Barroso, neto do industrial e presidente do Instituto Myra Eliane, instituição gestora do equipamento, a valorização da história passa pelo conhecimento e identificação. “Muitos dos feitos de Edson Queiroz aconteceram por conta da veia empreendedora e pela coragem de ousar. Contar essa história em sua cidade, em um equipamento que une memória e capacitação é inspirar outras pessoas a também terem coragem”, declara.

A ideia é que, por meio de parceria com a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, cursos profissionalizantes online sejam viabilizados à população utilizando a estrutura do memorial, gerido pelo IME e também pela Prefeitura de Cascavel.

O Memorial Edson Queiroz funciona de terça a sexta-feira, das 13h às 18h; aos sábados, das 10h às 16h e aos domingos, das 09h às 12h e das 17h às 20h. A entrada é gratuita.

Memorial Edson Queiroz
Local: Praça Nossa Senhora do Ó, Centro, Cascavel-CE
Visitação: terça a sexta-feira, das 13h às 18h; aos sábados, das 10h às 16h; e aos domingos, das 9h às 12h e das 17h às 20h.
Entrada gratuita
Mais informações, acesse o site aqui