null Ministério Público do Trabalho realiza II Seminário Cearense de Estágio

Ministério Público do Trabalho realiza II Seminário Cearense de Estágio

O evento acontece anualmente e busca combater a exploração de mão de obra estudantil

O evento reúne estudantes universitários, professores e instituições de ensino superior. Foto: Divulgação.

Em 26 de setembro, o Ministério Público do Trabalho (MPT) promove o II Seminário Cearense de Estágio. Com o tema Mercado de Trabalho: impacto das novas tecnologias, o evento reúne estudantes universitários, professores e instituições de ensino superior.

A Universidade de Fortaleza, através da equipe da Central Unifor Carreiras, alunos e professores, participa novamente do evento e atua diretamente em suas discussões , em busca da contínua melhora na experiência do aluno na instituição.

Karol Mota, coordenadora da Central Unifor Carreiras contextualiza a origem do Seminário. “O seminário surgiu a partir de um questionamento feito pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará (Sindjorce) sobre as práticas de estágio em empresas de comunicação. Esse questionamento feito ao Ministério Público gerou uma série de discussões positivas sobre como as instituições de ensino, empresas e sindicatos podem trabalhar de forma colaborativa para que o aluno tenha um bom ambiente de prática”, explica Mota.

O I Seminário foi realizado em setembro de 2018, em homenagem aos dez anos da existência da Lei de Estágio (Lei nº 11.788/2008) e o compromisso em divulgar a importância do cumprimento da legislação é pertinente. “A partir dessa lei, conseguimos ter clareza sobre aquilo que é mais adequado ao aluno e às instituições de ensino. Nosso principal objetivo é debater as questões diárias do estagiário e orientar as instituições para que possam desenvolver um ambiente de trabalho agradável para todos”, enfatiza a coordenadora.

O evento é aberto ao público e acontece das 13h às 17h. As inscrições são gratuitas e acontecem através do link até 20 de setembro (sexta-feira). A participação do aluno garante certificado de horas complementares.

II Seminário Cearense de Estágio
Data:
26 de setembro de 2019
Local: Av. Almirante Barroso, 466, Praia de Iracema, Fortaleza
Mais informações: (85) 3878-8341

Conheça a Central Unifor Carreiras

Na Universidade de Fortaleza o aluno é incentivado a buscar atividades que contribuam para a sua formação profissional. Através da plataforma online, o aluno pode realizar seu cadastro, colocando experiências profissionais, cursos já concluídos ou em andamento, seus projetos e habilidades.

Na aba “Oportunidade”, aparecem as vagas disponíveis para os cursos, deixando a critério do aluno se candidatar ou não à vaga. A plataforma também permite a criação de um currículo no padrão da Universidade, ou, se o aluno preferir, poderá carregar seu próprio currículo. Além disso, divulga eventos como palestras e workshops para os alunos participarem e agregarem em seus currículos.

A Central Unifor Carreiras, está localizada no 1º andar do Centro de Convivência. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 21h.

Mais informações: (85) 3477-3051