null Mostra seleciona curtas de alunos e egressos da Unifor para exibição no 31º Cine Ceará

Mostra seleciona curtas de alunos e egressos da Unifor para exibição no 31º Cine Ceará

O festival acontece de 27 de novembro a 03 de dezembro e exibirá quatro filmes do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza


Alunos e egressos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, são selecionados para a Mostra Olhar do Ceará do 31º Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema. Nesta edição do evento, que acontece de 27 de novembro a 03 de dezembro, a Mostra terá exibição no Cinema do Dragão e no canal do YouTube do Cine Ceará.

Quatro curtas foram selecionados para participar da programação, sendo dois de ficção e dois documentários. Os graduados do curso de Cinema e Audiovisual são a Gabriela Nogueira, com o filme "Estilhaços", e o Arthur Almeida, com a produção "Corpas''. Os alunos são Larissa Estevam, com o curta "Entre o passado", e João Paulo Magalhães, com "Saudade dos Leões".

Gabriela Nogueira, diretora do curta-metragem “Estilhaços”, revela que o processo do filme ter sido realizado durante a pandemia de COVID-19 trouxe inseguranças, mas também contribuiu positivamente. "No início da pandemia foi bastante complicado por ser algo muito novo e incerto. Era muito complicado pensar em datas futuras para um cronograma e não sabíamos muito bem como funcionaria a comunicação de uma equipe à distância. Mas, devido a essas dificuldades enfrentadas, existiram soluções que acabaram enriquecendo o projeto. Uma delas foi o tempo, que por mais parecesse sufocante no começo, ajudou para que existisse uma etapa de pré-produção organizada durante um prazo maior."

“Corpas” é dirigido por Arthur Almeida, que comenta sobre o filme ser “uma obra documental de experimentações, que se ocupa de apresentar artistas vivas em plena capacidade de criação artística na cidade de Fortaleza. Por meio de discursos e apresentações, denuncia a violência contra o corpo trans, a visão desses corpos para com a cidade e o papel da arte nas discussões de gênero".

Diretora de “Entre o passado”, Larissa Estevam revela que o processo que levou ao roteiro começou de forma orgânica: "A ideia do filme surgiu a partir de uma imagem que eu vi e me abalou, então, tentei começar a entender por que essa imagem me abalou”. Ela também pontua que a equipe foi parte essencial do processo criativo, que todos colaboraram com ideias e referências e que teria sido impossível a feitura do filme sem o grupo.

De acordo com o realizador de “Saudade dos Leões", João Paulo Magalhães, a  ideia do curta-metragem desenvolveu-se na disciplina de Cine Experiência III, e sua maior surpresa veio com a personagem de Dona Fátima, proprietária do Bar Lions. "Com a conversa com Dona Fátima, eu conheci mais sobre o Bar Lions, que sempre frequentei, e acabei criando uma admiração muito maior por ela do que eu já tinha”, conta João sobre a produção do filme, que fala sobre o estabelecimento no Centro de Fortaleza.

Conheça os filmes

  • “Estilhaços”

Sinopse: Uma jovem artista plástica é assombrada por um coelho macabro. Sem conseguir sonhar, sem saber o que é verdade, sem saber se é coragem ou insanidade, luta para impedir que seus pesadelos se tornem realidade.

Ficha Técnica:
Roteiro: Gabriela Nogueira
Direção: Gabriela Nogueira
Direção de fotografia: Bruno Bressam
Técnico de som: Gabriel Goersch e Matheus Pinheiro
Elenco: Marina Studart (M),  Igor Conrado (Coelho) e Camila Feitosa (M criança)

  • “Corpas”

Sinopse: Um computador hackeado guarda arquivos de seis Corpas Vyvas e em constante processo de criação. Em meio às lembranças dolorosas do assassinato de Dandara Kettley, as artistas que compõem esse documentário conversam sobre o fazer artístico.

Ficha Técnica:
Direção: Arthur Almeida
Direção de Fotografia: Alian Minerva, Coletivo Debandada, Lizzy Sideral, Lucas Everdrosa, Arthur Almeida e Vitão
Som Direto: Bruna Cunha, Mariana Vieira, Kauê Nogueira e Antônio Vasconcelos
Elenco: Lola Garcia, Levi Banida, Sy Gomes, Corpa Caironi, Mumu e
Elicia Maria.

  • “Entre o passado”

Sinopse: A chegada inesperada de Conceição, no dia do velório de Dona Aparecida, gera desconforto nas pessoas presentes, principalmente em Anderson, neto da falecida. A partir desse reencontro de mãe e filho no velório, ambos revisitam o passado e a dor de mágoas antigas.

Ficha Técnica:
Direção: Larissa Estevam 
Roteiro: Larissa Estevam e Ariel Nedehf 
Direção de Fotografia: Esther Arruda 
Som direto: Felipe Negreiros 

  • “Saudade dos Leões”

Sinopse: Em meio ao cenário pandêmico, os lugares de festas em Fortaleza tentam resistir ao isolamento. Como o Bar Cultural Lions, localizado no centro da cidade, encontra-se? Como lidar com a ausência de novas memórias? Como lidar com o silêncio? O documentário mobiliza a memória desse espaço e resgata momentos de alegria e de relevância cultural na vida de seu público, majoritariamente LGBTQI+. 

Ficha Técnica: 
Diretor: João Paulo Magalhães
Roteiristas: Douglas da Silva Nobre e Icaro Bruno
Diretor de Fotografia: Rafael Coelho
Técnico de Som: Douglas da Silva Nobre

Serviço

31º Cine Ceará ‒ Festival Ibero-Americano de Cinema
Data: 27 de novembro a 03 de dezembro de 2021
Horário: 19h 
Local: O festival terá programação presencial em Fortaleza e transmissões no Canal Brasil, canais Globo, Globoplay, ao Vivo e no YouTube do Cine Ceará.
Instagram: @cineceara
Mais informações: www.cineceara.com

Mostra Olhar do Ceará
Data: 27 de novembro a 03 de dezembro de 2021
Exibição: Cinema do Centro Cultural Dragão do Mar e no canal do YouTube do Cine Ceará
Confira a programação: Cinema do Dragãocanal do Cine Ceará