null No mês da criança Teatro Celina Queiroz reapresenta o espetáculo Peter Pan

No mês da criança Teatro Celina Queiroz reapresenta o espetáculo Peter Pan

Encenada pelo Grupo Mirante de Teatro Unifor, a peça traz a turma da Terra do Nunca em uma viagem pelo universo do circo


A peça encenada pelo Grupo Mirante de Teatro Unifor tem direção e produção de Hertenha Glauce (Foto: ísis Rebouças)
A peça encenada pelo Grupo Mirante de Teatro Unifor tem direção e produção de Hertenha Glauce (Foto: ísis Rebouças)

O Dia das Crianças está chegando e uma boa dica para a diversão da criançada é o espetáculo Peter Pan, do Grupo Mirante de Teatro Unifor. Com direção de Hertenha Glauce, a peça estreia no próximo sábado, 8 de outubro de 2022, e será apresentada no Teatro Celina Queiroz, na Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz.

O enredo e os personagens da ilha, povoada de criaturas ímpares, conhecida como a Terra do Nunca, são velhos conhecidos de todos nós. O menino que não quer crescer, o pirata desfalcado da mão direita, os Garotos Perdidos, Wendy e a fada Sininho passam por muitas aventuras nessa encenação que embarca no universo do circo, trazendo elementos como a acrobacia aérea, a figura do palhaço, mas também o universo das brincadeiras infantis, nas pracinhas do bairro.

Wendy é a filha mais velha dos Darling, cujo pai procura vencer na vida. A menina tem por irmãos João e Miguel. Certa noite, povoada de "sonhos" de um menino um tanto quanto diferente e especial, Wendy é convidada por ele a deixar o confortável lar e enveredar-se pelo véu, a voar, em direção à Terra do Nunca, uma ilha especial comumente visitada, em sonhos, por crianças. Ela e os irmãos mais novos, ensinados a voar por Peter, chegam àquele local distante e descobrem um universo de seres magníficos, formidáveis. Wendy passa, então, a ser a "mãe" dos Garotos Perdidos.

O contraponto de Peter Pan é um pirata, o temível Capitão Gancho, que comanda uma trupe a bordo do seu temido e sombrio navio, tendo sempre ao seu lado, o fiel escudeiro, Smi, que é ao mesmo tempo, a inocência e a sabedoria, do Capitão. Gancho perdeu uma parte do braço direito em uma luta de espadas contra Peter. Gancho nutre, em uma visão imediatista, um ódio irracional em relação ao menino, contudo, a natureza de tal sentimento é, na verdade, de caráter intelectual: ele não consegue compreender, por mais que se esforce, o sorriso soturno e o olhar maroto de seu desafeto. 

O texto de James Barrie é impregnado com a fé, que provoca no leitor a vontade de acreditar na natureza de toda essa fantástica estória. “Se você tiver fé saberá que a Terra do Nunca existe. Ela surge quando nos encontramos naquele estágio de sono leve, logo antes do despertar, em que estamos sonados em condição de sonhar, mas alertas para que não se perca a hora do trabalho. O jovem Peter Pan, que nunca envelhece e que jamais cresce. Mas é preciso acreditar. Você tem fé?”, questiona Hertenha Glauce.

Ficha técnica

Texto: James Barrie
Adaptação: Rafael Martins e Aldo Evangelista
Grupo: Mirante de Teatro Unifor
Direção e Produção: Hertenha Glauce
Elenco: Alexsandro de Abreu, Ildo Mota, Maria Helena Papaléo, Jotacílio Martins, Bruno Ponte, Bruno Teixeira, Duda Benício e Hertenha Glauce
Trilha Sonora: Hertenha Glauce, Wilson Freire e Marcus Vinícius Cardoso
Figurinos e Adereços: Yuri Yamamoto
Maquiagem: Ildo Mota
Cenografia: Hertenha Glauce e Elva Bessa
Iluminação: Luís Biano
Preparação para acrobacia aérea: Edmar Cândido
Execução da Sininho: Gédson
Criação e execução da lanterna da Sininho: Pedro Silva
Manipuladora da Sininho: Duda Benício
Operador de Luz: Daniel Franco
Operador de Som: Jessé Leão
Operador de trilha sonora: Annalies Borges
Auxiliar de palco: Valdemir Damasceno

Serviço

Peter Pan, pelo Grupo Mirante de Teatro Unifor
Dias: 8 e 9, 12 (Dia da Criança), 15 e 16, 22 e 23 de outubro de 2022
Hora: 17h
Local: Teatro Celina Queiroz
Indicação etária: Livre
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Mais informações: (85) 3477.3363 | www.unifor.br/teatro-celina-queiroz