null Novas Vice-Reitorias reforçam pesquisa e conectam ainda mais o ensino da Graduação com a Pós-Graduação

Sex, 30 Julho 2021 12:11

Novas Vice-Reitorias reforçam pesquisa e conectam ainda mais o ensino da Graduação com a Pós-Graduação

Mudanças também buscam atender às necessidades do ensino superior em relação à formação humanística


A Unifor é reconhecida em rankings nacionais e internacionais como uma das melhores universidades particulares do Brasil (Fotos: Ares Soares)
A Unifor é reconhecida em rankings nacionais e internacionais como uma das melhores universidades particulares do Brasil (Fotos: Ares Soares)

O novo semestre letivo traz modificações na administração da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. A Universidade passa a contar com a Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, que tem à frente a professora Maria Clara Cavalcante Bugarim. Foi criada também a Vice-Reitoria de Pesquisa, que fica a cargo do professor José Milton de Sousa Filho.

A reitora da Unifor, professora Fátima Veras, destaca que as medidas de modernização administrativa realizadas nos últimos meses têm o objetivo de adequar a instituição aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, principalmente para atender às novas necessidades do ensino superior no que se refere à formação humanística.

“Tais medidas visam contribuir para o fortalecimento de uma Universidade mais ágil, moderna e eficaz em seus processos e, consequentemente, para a oferta permanente de um ensino superior de qualidade, valorizando cada vez mais as pessoas”, explica a reitora.

As mudanças reforçam ainda a missão da Unifor, que é “contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural, por meio da formação de profissionais de excelência, da pesquisa e da extensão universitária”.

Ensino e pesquisa

A professora Clara Bugarim, destaca que a criação da Vice-reitoria de Ensino de Graduação e Pós-graduação reflete a proposta institucional de fortalecer o pilar do Ensino na Universidade de Fortaleza. A vice-reitora considera também que a medida amplia a visão da jornada estudantil, que se estende para além da graduação e apresenta novos caminhos de desenvolvimento pessoal e profissional para a vida.  “Desejamos construir laços de proximidade com toda a comunidade acadêmica, numa gestão clara, efetiva, que busque a valorização das pessoas e coloque as potencialidades da Universidade à disposição de seus projetos”, ressalta.

O pilar da pesquisa ganha ainda mais prioridade na Universidade com a criação da Vice-Reitoria de Pesquisa. O professor Milton Sousa reforça o potencial da instituição na área. “Com laboratórios, grupos de pesquisa e docentes altamente qualificados, a Unifor desenvolve novos conhecimentos úteis, e que agregam valor para indivíduos, empresas e governos. Contudo, temos potencial para continuar avançando, utilizando nossa capacidade instalada para, cada vez mais, pesquisar temas relevantes e que possam direcionar soluções para questões sociais, econômicas e tecnológicas, que por sua vez, têm o potencial de impactar positivamente a vida em sociedade”, explica o vice-reitor de Pesquisa. Com a mudança, fica extinta a Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI).

A Universidade de Fortaleza é considerada a melhor instituição de ensino particular do Norte e Nordeste pelo Ranking Universitário da Folha (RUF). A qualidade do ensino, pesquisa e extensão da instituição também é reconhecida internacionalmente. A Unifor entrou para as melhores universidades do mundo para estudar de acordo com dois rankings de âmbito mundial: o “World University Rankings 2021”, feito pela entidade britânica Times Higher Education (THE), e o QS Latin America 2021, elaborado pela entidade britânica Quacquarelli Symonds (QS).

Quem são os novos gestores

Clara Bugarim é doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e em Contabilidade, pela Universidade do Aveiro/ Minho, em Portugal. A vice-reitora é graduada em Ciências Contábeis, Administração de Empresas e em Direito, tem especialização em Administração de Recursos Humanos e em Auditoria, além de mestrado em Contabilidade e Controladoria pela FEA/Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e presidente da Academia Brasileira de Contabilidade (Abracicon). 

José Milton de Sousa Filho é professor titular na Universidade de Fortaleza. Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV- SP), com período de estágio no exterior (doutorado-sanduíche) na HEC Montréal (Canadá). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na EGADE Business School, Tecnológico de Monterrey (México). Participa do programa Microeconomics of Competitiveness (MOC) da Harvard Business School (EUA, 2016-Atual). Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2) e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) e no Mestrado Profissional em Administração.