null Novo curso da Pós-graduação é voltado para profissionais que atuam em entidades filantrópicas

Sex, 11 Junho 2021 11:31

Novo curso da Pós-graduação é voltado para profissionais que atuam em entidades filantrópicas

O curso é destinado aos profissionais que querem atuar ou já atuam em questões sociais dentro de empresas privadas ou públicas


A curadoria é de Sulivan Mota, presidente do Instituto da Primeira Infância (IPREDE) desde 2006, onde ampliou a ação de combate à desnutrição (Foto: Acervo pessoal)
A curadoria é de Sulivan Mota, presidente do Instituto da Primeira Infância (IPREDE) desde 2006, onde ampliou a ação de combate à desnutrição (Foto: Acervo pessoal)

O novo curso da Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é voltado para profissionais que desejam atuar na gestão do 3º setor e capacitar-se na área de empreendedorismo social. No MBA em Empreendedorismo Social e Gestão do 3° Setor, os profissionais possuem acesso a conhecimentos que possibilitam o desenvolvimento de competências e visão estratégica através de iniciativas criativas e inovadoras, podendo ser aplicada no setor privado e público. 

Com a curadoria de Sulivan Mota, presidente do Instituto da Primeira Infância (IPREDE) desde 2006, onde ampliou a ação de combate à desnutrição criando a estimulação do desenvolvimento da criança e da transformação social de sua família, o curso oferece três núcleos com disciplinas direcionadas para a finalidade de cada atuação profissional desde Autodescoberta e Gestão de Carreira até Comunicação e Marketing para o terceiro setor e empreendimentos sociais.

Ele ressalta a necessidade dos profissionais terem acesso a essa qualificação. “Hoje, o terceiro setor, atuando em que área for, necessita de qualificação em todas as áreas que possui, da mesma forma que uma empresa privada. Desde a parte de planejamento, execução, acompanhamento de processos, estudo dos impactos, avaliação de custos e resultados financeiros”, afirma Sulivan. 

Sulivan ainda destaca que o curso da Universidade de Fortaleza entende essa necessidade de capacitação. “É necessário a qualificação do profissional do terceiro setor, por isso a existência do curso na Unifor. Todas as etapas do curso foram incluídas dentro do planejamento. É um ensino que vai dar uma cobertura e uma especialização imensa aos profissionais que participarem dele.”, esclarece o presidente. 

Acesso ao curso

A coordenadora do MBA em Empreendedorismo Social e Gestão do 3º Setor, Raquel Bastos, comenta a importância de as empresas terem o olhar voltado para questões sociais. “O capitalismo tradicional com a lógica de exploração ambiental, econômica e social, concentrado cada vez mais nas mãos de poucos está ruindo, por isso, é cada vez mais imprescindível que, muito além de bons produtos e serviços, o jeito de fazer negócios e gerir o 3º setor, seja menos focado no que é melhor somente para a empresa, mas que se pense o que é melhor para as pessoas e para o planeta. É possível fazer o bem e que todos os envolvidos tenham bons retornos financeiros também.”, diz Raquel.

O curso está sendo oferecido de forma síncrona, o que permite um alcance maior. Profissionais de todo o país podem se inscrever para as 20 vagas ofertadas. “A acessibilidade do curso é uma das principais vantagens, permitindo que o aluno possa acompanhar de qualquer cidade e estado do país, mas que tenha interação em tempo real entre os professores e colegas de turma, fortalecendo o networking e a troca de experiência entre o grupo”, pontua Raquel Bastos. 

Além de abordar e preparar os profissionais para lidar com um setor que ganha cada vez mais visibilidade devido aos impactos sociais da pandemia e outros fatores, o ensino possui o diferencial de promover o equilíbrio entre propósito social, impacto e lucro.