null O futuro é agora: curso de Inteligência de Negócios da Unifor une gestão e análise de dados

Seg, 30 Janeiro 2023 14:55

O futuro é agora: curso de Inteligência de Negócios da Unifor une gestão e análise de dados

A nova graduação tecnológica permeia o mundo da administração e da tecnologia da informação, formando profissionais de gestão com visão orientada a dados


O curso tem duração de dois anos e meio e compõe a matriz curricular de ensino a distância da Universidade de Fortaleza (Foto: Getty Images)
O curso tem duração de dois anos e meio e compõe a matriz curricular de ensino a distância da Universidade de Fortaleza (Foto: Getty Images)

A expansão dos setores de tecnologia dentro das organizações é um dos efeitos da transformação digital no mercado de trabalho. Ao sair da posição de área de suporte nos negócios para se tornar um fator de diferenciação competitiva em diversas vertentes, a tecnologia impeliu as empresas e seus gestores a se adaptarem a novas realidades. 

Dessa forma, para profissionais em cargos de liderança, apresentar habilidades administrativas já não era mais suficiente para fazer um negócio prosperar. Agora, o gestor também precisa dominar algo que, há pouco tempo, era competência exclusiva da área de Tecnologia da Informação (TI): os dados. 

Pensando nisso, e atenta a todas as mudanças mercadológicas, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, desenvolveu a graduação em Inteligência de Negócios, área em expansão dentro das organizações. O curso tecnológico, oferecido na modalidade EAD, integra as demais graduações do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da instituição e está com inscrições abertas para o semestre 2023.1. 

O que é Inteligência de Negócios?

Expressão vinda do termo em inglês “Business Intelligence (BI)”, a Inteligência de Negócios está relacionada à coleta, análise e compartilhamento de dados estratégicos para o funcionamento das organizações. A área, compatível com qualquer segmento de mercado e porte de empresa, auxilia no crescimento dos negócios à medida que obtêm vantagens que agregam valor aos processos e às soluções voltadas para os consumidores. 

A metodologia surgiu devido à dificuldade que gestores costumavam apresentar nas tomadas de decisão. Assim, por meio da Inteligência de Negócios, profissionais da gestão conseguem consolidar informações colhidas por meio de dados, aumentar a eficiência das operações e fazer melhorias nas empresas, resultando em uma maior adaptação às tendências e necessidades do mercado.

Diferenciais do curso na Unifor

De acordo com Josimar Costa, coordenador da graduação tecnológica em Inteligência de Negócios da Unifor, o curso é voltado para a gestão orientada a dados. “A tomada de decisão do gestor tem que ser baseada em dados, utilizando todas as ferramentas que ele tem para transformar dados em informação de qualidade que subsidia a gestão na tomada de decisão”, pontua o docente.

Costa explica que o foco do curso é dar condições para o profissional de gestão que deseja saber como “pedir” e extrair algo dos dados. Ao mesmo tempo, a graduação também é voltada para profissionais da TI que, por serem altamente técnicos na área de ciência de dados, desenvolvimento de sistemas e ciências da computação como um todo, acabam tendo dificuldades em entender o mundo da gestão. 

Josimar discorre sobre a curva exponencial de necessidades de desenvolvimento de sistemas e a interação homem-máquina, afirmando que isso gera um aumento no número de empreendedores na área da tecnologia. “O cerne dos cursos de gestão da Unifor é o empreendedorismo, a gestão e a liderança. É saber como os negócios funcionam para tomar decisões orientadas a dados, mas entendendo que a organização é feita por pessoas”, afirma.

Assim, o curso de Inteligência de Negócios mistura aspectos da administração e da análise e desenvolvimento de sistemas, dando competências de gestor e habilidades técnicas na área de ciência de dados. Na graduação, o aluno aprenderá desde a criação do primeiro algoritmo, até um aprofundamento em análise de dados, entendendo estatísticas e aprendendo a fazer modelos preditivos e prescritivos utilizando linguagem de programação. 

“O profissional de Inteligência de Negócios vai ter essa completude, essa visão de cenário global para fazer modelos de análise de dados, mas sabendo exatamente como funciona a gestão” finaliza o coordenador.

Graduação EAD é na Melhor! 

A graduação tecnológica em Inteligência de Negócios compõe a matriz curricular dos cursos EAD da Universidade de Fortaleza. São, ao total, seis graduações a distância. Utilizando recursos interativos e tecnologias sofisticadas, a EAD Unifor reflete, no ambiente online, os altos níveis de qualidade conquistados em quase meio século de ensino presencial.

Com corpo docente de renome, infraestrutura adaptada e metodologias exclusivas que estimulam a colaboração e a resolução de desafios, na EAD Unifor o aluno tem o amparo constante de uma das maiores Universidades do mundo. Virtualização de laboratórios, encontros presenciais, contato regular com tutores-orientadores e ambiente de aprendizagem de última geração, são algumas das ferramentas que estimulam o conhecimento e comprovam que aqui o discente vivencia a Universidade por inteiro, como se estivesse dentro do Campus desde o primeiro dia. 

Inscreva-se agora na EAD Unifor e sinta-se dentro da melhor Universidade particular do Brasil!