null O valor do cuidado de si

Ter, 30 Novembro 2021 11:12

O valor do cuidado de si

Saiba como a área de Estética e Cosmética atua na promoção do autocuidado e do bem-estar


Curso de Estética e Cosmética da Universidade de Fortaleza possui laboratórios de ponta com tecnologias de alto padrão e modernos equipamentos (Foto: Ares Soares)
Curso de Estética e Cosmética da Universidade de Fortaleza possui laboratórios de ponta com tecnologias de alto padrão e modernos equipamentos (Foto: Ares Soares)

A beleza como afirmação da autoestima e reflexo da qualidade de vida. O bem-estar como condição para a tão buscada satisfação com a imagem pessoal. Quem estuda e segue uma profissão na área da Estética e Cosmética entende na prática que o autocuidado é a principal ferramenta para a construção de uma vida salutar, dinâmica e voluntarista, onde o controle sobre si mesmo cresce em importância e valor, amenizando os efeitos tirânicos do conjunto de padrões e poderes hegemônicos sobre o corpo. 

No curso de graduação em Estética e Cosmética da Universidade de Fortaleza, instituição ligada à Fundação Edson Queiroz, o impacto positivo da promoção do cuidado de si sobre a saúde humana perpassa toda a trilha formativa que integra a matriz curricular, alcançando as diversas áreas de atuação do estetacosmetólogo: terapias facial, corporal e capilar, ou ainda terapias alternativas de spa.  É o que enfatiza a coordenadora Bárbara Karen Matos Rodrigues: “temos diferenciais que tornam nossa formação não só de excelência como única no estado do Ceará, a começar pela estrutura dentro do campus, que alia laboratórios de ponta, bem equipados e com alta tecnologia disponível, com espaços de prática, como um spa aberto ao público externo e o próprio NAMI, onde o atendimento ambulatorial é vivenciado desde os primeiros semestres”.     

Em nome da aplicabilidade da teoria, a Universidade de Fortaleza também abre os braços para o mercado, que em contrapartida leva oportunidades de estágio e trabalho ao corpo discente.

“Na área da estética e cosmética temos novidades praticamente todos os dias e a Unifor conta hoje com 14 empresas parceiras que, lado a lado com o curso no processo de formação, nos colocam em contato com as inovações do setor e junto aos grandes eventos do país, além de nos darem suporte quanto aos produtos usados nos nossos laboratórios. São marcas com reconhecimento no mercado, que trabalham com alta tecnologia e possuem centro de estudos, então isso é um alicerce forte porque temos acesso a todo um know-how de qualidade”, Bárbara Matos, coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Unifor. 

Da drenagem linfática ao método Kinesio Taping. Da argiloterapia à abdominoplastia. Da eletroterapia à criolipólise. Se depender da ciência e da tecnologia, a lista de procedimentos e técnicas que invadem a rotina de trabalho do estetacosmetólogo - ou simplesmente esteta – não cessa de crescer. Daí porque o mercado da Estética e Cosmética só cresce no Brasil e no mundo, quebrando tabus e mitos em torno da necessidade de voltar os olhos sim para as disfunções estéticas. É que tratamentos estéticos não invasivos, como limpeza de pele, hidratação, massagens, aplicação de cosméticos, harmonização facial e outros há muito deixaram de ser simples caprichos atribuídos a quem cultua a beleza. 

“Não é à toa que o profissional formado em Estética e Cosmética está inserido na grande área da saúde: tudo porque ele pode estar tanto nas clínicas, spas e academias quanto integrando uma equipe multiprofissional com médicos dermatologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais da área para cuidar e tratar pacientes pós-cirúrgicos até vítimas de queimaduras. Lembremos que a pele é considerada o maior órgão do corpo humano, com função de regulação e imunidade, além da proteção contra agentes externos e controle de temperatura. Cuidar dela, portanto, é buscar qualidade de vida”, conclui Bárbara.

Beleza pura!

Se no passado a beleza era considerada um dom de Deus, hoje, segundo o filósofo Gilles Lipovetsky, cabe a nós sermos bonitos. Portanto, vale admitir: cuidar de si já é meio caminho andado em direção à auto-estima e ao prazer único de se olhar no espelho gostando do que se vê.  Mero culto à aparência? Para a estetacosmetóloga e terapeuta capilar Eliane Gonçalves, que, após concluir a graduação em Estética e Cosmética na Unifor, investiu no sonho de empreender, abrindo as portas da clínica Pelle Vitta, a questão merece desdobramentos: “as pessoas precisam se amar mais, independente dos padrões que, em cada época, nos fazem redefinir e atualizar o conceito do que é belo”.  

Com uma primeira graduação em Publicidade e Propaganda e pós-graduação em Marketing pela própria Unifor, a CEO. da empresa Pelle Vitta, que também já traz no currículo outra pós-graduação em saúde e estética avançada, além de vários cursos livres na área, garante: gerir o próprio negócio é também seguir o rastro das pesquisas inovadoras do Brasil e do mundo, entendendo a importância da formação contínua. 

“A indústria da estética e cosmética é cada vez mais movida pela alta tecnologia. Não à toa, equipamentos, procedimentos e produtos para tratamentos estéticos geram artigos e impulsionam os eventos científicos pelo mundo todo. Um simples tratamento para gordura localizada, como a criolipólise, é amplamente pesquisado e revalidado, gerando sucessivos artigos... O mesmo acontece com o uso da radiofrequência para rejuvenescimento da pele, por exemplo. Ou seja, se tudo no nosso meio profissional exige comprovação científica cabe a nós profissionais estarmos a par e à altura das inovações, acolhendo as demandas dos clientes e buscando soluções em um mercado cada vez mais inteligente e competitivo”, Eliane Gonçalves, egressa do curso de Estética e Cosmética da Unifor e CEO da Pelle Vitta. 

Para ela, conhecer mais e mais é condição sine qua non para a elaboração de planos de tratamentos estéticos mais assertivos na Pele Vitta. “Lasers de baixa e alta potência, recursos e procedimentos injetáveis, como a hidrolipoclasia, que consiste na aplicação de uma solução fisiológica para tratamento da gordura localizada, ou o domínio da eletroterapia de alta potência, tudo isso vem através das pós-graduações, ampliando nosso campo de atuação e firmando nossa marca como gestores também”, acredita a estetacosmetóloga que se especializou em personalizar tratamentos estéticos usando produtos específicos para cada tipo de pele e investindo em um atendimento humanizado.

A prática apaixonada da Estética

Dois anos e meio no curso de Direito da Unifor foram suficientes para a então estudante Rafaelly Comesana entender que sua verdadeira vocação estava no extremo oposto do campus. Ao invés do aprendizado das leis, o aprendizado do corpo – e tudo o que envolve o seu bem-estar. “Meu encontro com a graduação em Estética e Cosmética foi paixão à primeira vista. Primeiro conheci de perto a estrutura das salas de aula e os laboratórios, todos superequipados e aptos a colocar a tecnologia a serviço de uma prática assistida. Depois mergulhei na matriz curricular que mereceu nota máxima do MEC. E já não tive dúvida alguma de que era ali que eu queria estar quando vi que 90% dos docentes tinham mestrado e doutorado e longa experiência de mercado”, relembra a estetacosmetóloga que hoje vibra por integrar a equipe técnica do Núcleo de Produção e Desenvolvimento da Avance Equipamentos, empresa-referência no ramo.

Como profissional recém-formada, a ela cabem os treinamentos e consultorias na área da estética que se valem sobretudo dos recursos da eletroterapia e cosmetologia. Hygia plasma, ultracavitação multidirecional, radiofrequência facial, corporal e íntima. Na Avance  Equipamentos, Rafaelly vem consolidando uma carreira profissional que extrapola a prática clínica e a leva de volta à construção do conhecimento. Na primeira edição do Estetic Day, evento criado e realizado na própria Unifor para aproximar estudantes da graduação em Estética e Cosmética das principais empresas do setor, ela ministra o workshop “Microagulhamento em Melasmas e Hiperpigmentações de difícil tratamento com a ação do Canabidiol Like”. 

“É muito empolgante voltar à Unifor para expor e ensinar uma técnica de tratamento dos melasmas, que são manchas de alta resistência passíveis de serem tratadas através de ativos da cosmetologia que têm ação antioxidante, anti-inflamatória e calmante para a pele, inibindo a melanogênese e trazendo uma renovação cutânea. Com microagulhas, vou gerar canais de permeação para, através deles, depositar o ativo à base de canabidiol. Esse ativo foi produzido por uma empresa de São Paulo que desenvolveu a técnica usando nanotecnologia para facilitar ainda mais a permeação”, detalha a profissional que define o melasma como uma hiperpigmentação na pele causada por diversos fatores: estresse, gravidez, exposição ao sol, uso incorreto de produtos. “É uma mancha permanente, que não tem cura, mas o esteta consegue controlar para que elas não piorem no decorrer dos anos e não sejam tão visíveis'', Rafaelly Comesana, profissional egressa do curso de Estética e Cosmética da Unifor. 

Apaixonada pelo que faz, Rafaelly não se furta em dar dicas a quem, como ela, quer ver a saúde e a estética cada vez mais juntas, promovendo qualidade de vida e fortalecendo a cultura do autocuidado. “Para prevenir manchas, envelhecimento precoce e rugas recomendo o uso de produtos específicos indicados por profissionais, no caso a esteta. E que se adote cada vez mais cedo a rotina diária de cuidado com sabonete higienizante correto para o tipo de pele de cada pessoa, um tônico que regule o PH da pele, um sérum hidratante, com ácido hialurônico e vitamina C, para repor nutrientes e – esse é de fundamental importância - protetor solar que deve ser reaplicado de duas em duas horas”, finaliza a estetacosmetóloga que graças às certificações intermediárias fornecidas pela Unifor pôde estagiar e se inserir no mercado de trabalho desde o terceiro semestre de sua graduação.