null Odontologia: Área que revoluciona o mundo transformando sorrisos

Seg, 24 Outubro 2022 10:19

Odontologia: Área que revoluciona o mundo transformando sorrisos

Além de cuidar da saúde bucal da população, dentistas promovem a melhora da autoestima 


Aprimorando o sorriso das pessoas, a Odontologia é um importante instrumento de transformação social (Foto: Ares Soares)
Aprimorando o sorriso das pessoas, a Odontologia é um importante instrumento de transformação social (Foto: Ares Soares)

Ter um sorriso bonito e uma boca saudável são desejos e necessidades de grande parte da população, que preza por uma boa estética e melhor qualidade de vida. Alcançar esta realidade só é possível por meio da atuação de profissionais da odontologia. Os dentistas realizam um trabalho voltado para o estudo e tratamento dos dentes, boca e ossos da face, sendo importantes vetores de saúde e transformadores de autoestima.  

“A odontologia é uma área que não engloba apenas os dentes e a boca, envolve também a face, o retorno do amor próprio ao paciente, devolução da função mastigatória, remoção da dor e muito mais. Ou seja, tem um papel crucial na saúde da população”, avalia Saulo Ellery, coordenador do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz

Em homenagem a este profissional, com importante função social, é celebrado o Dia Nacional do Dentista em 25 de outubro. A escolha da data se deu em alusão ao dia no qual foi publicado o decreto nº 9.311, que possibilitou a criação dos primeiros cursos de Odontologia no Brasil, em 1884.


“O dentista tem um papel frente à sociedade muito importante. É uma profissão bastante antiga, que atua em variadas áreas. Hoje, tem presença crucial na gestão da saúde pública e privada, por exemplo. A atuação é diversa, sempre voltada à promoção da saúde e bem-estar das pessoas" - Saulo Ellery, coordenador do curso de Odontologia da Unifor

+ Conheça mais sobre o curso de Odontologia da Unifor  

Compromisso social 

Na Universidade de Fortaleza, uma das prioridades é o estabelecimento do pacto de compromisso social com a comunidade. Seguindo essa diretriz, uma das principais iniciativas do curso de Odontologia são as Clínicas Odontológicas. O equipamento, de prática para os alunos da graduação, oferece atendimento gratuito à população de Fortaleza.

No total, são 100 consultórios que atendem semanalmente mais de 800 pacientes. São disponibilizados serviços de diversas especialidades odontológicas, como restaurações, tratamento de canal, cirurgia, prótese, aparelhos ortodônticos, lesões bucais e exames radiológicos. Supervisionados por professores, os estudantes realizam esse trabalho, que reforça o viés social  da profissão. 


Espaço de prática formado por 100 consultórios totalmente equipados, as Clínicas Odontologicas da Unifor também servem como espaço de prática para os alunos da graduação (Foto: Ares Soares)

“A vivência nas Clínicas, além de viabilizar o contato direto com diversas especialidades da odontologia, possibilita algo que é muito precioso e particular da profissão, o contato direto com as pessoas. E poder contribuir, para elas, na construção de sorrisos bonitos e saudáveis é muito gratificante”, declara Zinglio Gabriel, estudante do 8° semestre de Odontologia que realiza práticas de atendimento nas Clínicas.  

+  Conheça mais sobre as Clínicas Odontológicas da Unifor 

Pensando em estudar Odontologia? 

Com mais de 25 anos de tradição, o curso de Odontologia da Unifor conta com corpo docente composto por profissionais de referência no segmento acadêmico e no mercado de trabalho. Além disso, a graduação também disponibiliza uma estrutura de excelência, projetos de iniciação científica, estágio e muito mais.  

Quer fazer parte dessa história? As inscrições para o processo seletivo 2023.1 já estão abertas! Clique aqui e inscreva-se. 

Serviço

Clínicas Odontológicas da Unifor
Atendimento: de segunda a sexta-feira, de 7h às 22h
Local: Bloco O | Entrada pela Av. Valmir Pontes, S/N, próximo ao prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Mais informações: (85) 3477-3211