null “Papel do contador contemporâneo: criando valor em tempos de incerteza” é tema de live promovida pela Unifor

“Papel do contador contemporâneo: criando valor em tempos de incerteza” é tema de live promovida pela Unifor

Vice-reitora de Ensino Maria Clara Bugarim e coordenadora do curso de graduação em Ciências Contábeis Alexandra Siebra também participam do evento online


A ampliação da automação dos processos faz com que contadores sejam demandados para exercer novos papéis em cenários que mudam a cada instante (Foto: Getty Images) 
A ampliação da automação dos processos faz com que contadores sejam demandados para exercer novos papéis em cenários que mudam a cada instante (Foto: Getty Images) 

O curso de Ciências Contábeis é para quem pretende atuar em um mercado cada vez mais global que precisa levar em conta o cenário de incertezas e de demandas diversas. É sobre  esse novo perfil demandado para profissionais de contabilidade que convidados da live do dia 17 de agosto vão falar. A conversa será a partir das 19h. O evento online conta com a participação do sócio da Abax Auditoria e Consultoria e professor universitário Carlos Augusto de Oliveira Júnior. Ele também é especialista em Direito Empresarial pela Unifor, mestre em Administração pela Universidade Federal do Ceará e graduando em Direito pela Unifor.

Carlos Augusto Oliveira explica que o papel dos profissionais de Ciências Contábeis no mundo contemporâneo passou por profunda transformação. “O contador contemporâneo deixa de ser um profissional voltado à técnica e passa a ser um profissional voltado à análise, à interpretação, ao planejamento, ao futuro visando gerar prosperidade e perenidade para as empresas. Ele deixa de ser um mero registrador do passado para ser um planejador, uma pessoa de resultado do futuro das organizações”, ressalta o professor.

A informatização e a tecnologia da informação têm feito com que os contadores possam fazer entregas que vão além do registro das operações. É sobre esse novo cenário que ele vai falar durante o evento online, que conta também com a vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Maria Clara Bugarim, e com a coordenadora do curso de graduação em Ciências Contábeis, Alexandra Siebra.

A professora Alexandra Siebra ressalta que a era da informação digital e os momentos críticos decorrentes da pandemia criam novos cenários a cada instante. “As rupturas aos modelos como conhecemos acontecem de forma frequente, e geram cenários de transformações tão intensas e complexas que os profissionais precisaram desempenhar seus papéis para além das competências técnicas, mas também a partir de competências procedimentais e atitudinais. Portanto, deve-se saber o que fazer e como fazer, sendo capaz de gerar as transformações desejadas pelos diversos interessados”, explica. 

É nesse contexto que a coordenadora do curso de graduação em Ciências Contábeis destaca que o profissional da área vem sendo cada vez mais demandado em relação às orientações que prestam aos empreendedores. “Desta forma, o papel do contador deve ser, não apenas direcionado a mitigar riscos ou reverter prejuízos, mas, deve, de forma preditiva, nortear seus clientes, para que não apenas se programem para desafios a serem enfrentados, mas, para que possam reconhecer as janelas de oportunidade que surgem a cada novo ambiente de incerteza”, explica Alexandra Siebra. Por isso, os profissionais da área precisam estar atentos às publicações, normas e regulamentações para adequar os planejamentos estratégicos desenhados para os negócios.

Estude na melhor

A graduação em Ciência Contábeis é para quem quer a melhor formação na área, e ser capaz de analisar as influências do ambiente econômico sobre as alterações patrimoniais. Produzir informações estratégicas para o sistema gestor de uma instituição em direção às soluções assertivas, direcionadas às questões financeiras, tributárias, e patrimoniais de uma empresa, por meio de atividades como registro de receitas, despesas, custos e lucro, assim como auxiliar no controle do negócio.

O contador pode atuar tanto no setor público quanto na esfera privada nas áreas de gestão contábil, controladoria, auditoria, perícia, compliance e gestões societária, tributária e governamental, como profissional gestor da informação que dá subsídio à tomada de decisões nas organizações.

Perfis dos participantes

Carlos Augusto de Oliveira Junior


(Foto: acervo pessoal)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1998), especialização em Direito Empresarial pela UNIFOR (2002), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2006), e graduando em Direito pela UNIFOR. Atualmente é sócio da Abax Auditoria e Consultoria e Professor Universitário. Como consultor, tem experiência predominante nas áreas de tributos, contabilidade e custos, tendo realizado trabalhos em diversas organizações nacionais e multinacionais.

Alexandra Siebra


(Foto: Ares Soares)

Doutoranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC) . Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Graduou-se em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (1993) e em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em ensino e consultoria na Área Contábil. Possui interesse na área de Administração e Contabilidade com ênfase em Estratégias Competitivas, atua com temas como desenvolvimento sustentável,capacidades dinâmicas, vantagem competitiva e planejamento estratégico. Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade de Fortaleza, professora nos cursos de Administração e Contabilidade na Universidade.

Maria Clara Bugarim


(Foto: Ares Soares)

Possui dois doutorados: um em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela UFSC, e o outro em Contabilidade, pela universidade do Aveiro/Minho, em Portugal; é graduada em Ciências Contábeis, Administração de empresas e em Direito. É especialista em administração de recursos humanos e em auditoria. Mestre em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP.

Presidiu o Conselho Regional  de Contabilidade do Estado de Alagoas (CRCAL), a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC),  o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) por dois mandatos consecutivos e foi controladora-geral do Estado de Alagoas. Atualmente, é presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), Vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor) e presidente da Academia Brasileira de Contabilidade (Abracicon).

Serviço:

Data: 17 de agosto de 2021
Horário: 19h às 20h
Tema: Papel do contador contemporâneo: criando valor em tempos de incerteza.
Convidada Maria Clara Bugarim - Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação e presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC)
Mediadora: professora Alexandra Siebra
Participação: Carlos Augusto de Oliveira Júnior
Canais de transmissão: Mídias Sociais da Unifor e TV Unifor
( canal 181 NET e YouTube)