null Pitching do curso de Cinema apresenta seis novos projetos nesta segunda-feira (23)

O evento é aberto ao público e reúne os novos projetos da 8ª edição do Cine Experiência Lab

apresentação do projeto
apresentação do projeto "Quimérico", do pitching de 2023.1 (Foto: Arquivo pessoal)

Nesta segunda-feira (23), o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, realiza o 8º Pitching de Curtas-Metragens Ficcionais. O evento acontece das 17h20 às 22h no Estúdio de TV (sala T2B). Serão seis histórias inéditas desenvolvidas durante o semestre de 2023.2 por um conjunto de dezoito estudantes da disciplina de “Cine Experiência V”, ministrada pela professora Lis Paim com consultoria de roteiro de Natália Maia. A entrada é aberta ao público.

O pitching selecionará quatro projetos que continuarão no processo de desenvolvimento do Cine Experiência Lab. O júri é composto por profissionais do cinema cearense: Andreia Pires, Pablo Arellano e Samuel Brasileiro

O Cine Experiência Lab desenvolve um processo de aperfeiçoamento de roteiros, iniciados na disciplina de “Roteiro II”. O processo inicia na disciplina de “Cine Experiência V”, contando com a participação de consultores roteiristas. Depois do pitching, os projetos seguem para realização, no âmbito da disciplina “Cine Experiência VI”, ministrada pelo professor Marcelo Muller, no semestre de 2024.1.

“É um momento muito rico”, diz a roteirista Natália Maia, que participou do pitching como comentarista desde a primeira edição até o início de 2023, a convite da professora Lis Paim, quando passou a ser consultora de projetos. “É importante porque os alunos se colocam a apresentar todo o resultado desse processo que eles passaram durante a disciplina. Também é um momento importante de ter a crítica de outras pessoas, com vistas a qualificar os projetos”, completa a roteirista.

O pitching é um momento estratégico para CineExperiência Lab, que acontece em quatro semestres, sendo concluído com a etapa de montagem e edição dos projetos, no âmbito da disciplina Cine Experiência VII. A coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, professora Bete Jaguaribe, acentua o caráter de inovação da experiência. "A imersão de quatro semestres favorece a qualificação dos projetos e proporciona uma verdadeira experiência de mercado, articulada com um processo de criação intenso", diz a professora.

“ALPENDRE” de Pedro Rodrigues e Gabriel Pinheiro
“A PRAÇA DA AGONIA” de Artur Claudio Maia