null Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas promove aula com pesquisadora Margareth Dalcolmo

Encontro também faz parte do projeto Expresso 21 da Universidade de Fortaleza e é aberto ao público mediante inscrição

Com grandes conquistas e contribuições na área da saúde, a pesquisadora da Fiocruz tem exercido um importante papel no combate à pandemia da Covid-19 (Foto: acervo pessoal)

O Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realiza, no dia 05 de agosto, às 19h, aula inaugural da 8ª turma do Mestrado em Ciências Médicas. O evento será sobre o tema “Covid-19: o que aprendemos e a perspectiva para a ciência” e contará com a participação da pneumologista e pesquisadora Margareth Dalcolmo. Ele acontece também como parte da programação do Expresso 21, iniciativa aberta ao público e com inscrições gratuitas. Os interessados podem acompanhar pelas redes sociais da Unifor e pela TV Unifor (canais 14 da Multiplay e 181 da Net e YouTube).

A professora Adriana Rolim, da coordenação do Mestrado em Ciências Médicas, destaca a importância da ciência e dos cientistas durante a pandemia de Covid-19 (Foto: Ares Soares)

A coordenadora do Programa de Mestrado em Ciências Médicas, Adriana Rolim, comenta sobre a importância de o tema ser discutido e abordado com os alunos. “O sofrimento causado pela pandemia é inegável, no entanto, precisamos destacar o papel da ciência no enfrentamento da doença. Houve uma importante organização de cientistas, mobilizando recursos, desenvolvendo protocolos, gerando conhecimento e fornecendo esperança ao mundo. Isso tudo nos mostra que ciência não é gasto, é sempre um investimento em prol de todos”, afirma a docente.

Sobre a pesquisadora

Graduada em Medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), Margareth Dalcolmo tem especialização em Pneumologia Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Com grandes conquistas e contribuições importantes na área da saúde, a pesquisadora da Fiocruz tem exercido um importante papel no combate à pandemia da Covid-19, tendo participado de lives e debates virtuais a respeito do novo coronavírus.

A pesquisadora, que se destacou nacional e internacionalmente, afirma que a decisão pela Medicina aconteceu ainda na adolescência, quando passou a acompanhar pessoas renomadas que a inspiraram. “Decidi na adolescência e jamais tive um arrependimento. Sempre acreditei na geração de conhecimento através da pesquisa e figuras extraordinárias como Marie Curie (1867-1934), Rita Montalcini Levy (1909-2012), Oswaldo Cruz (1872-1917), cujas biografias eu li e me inspiraram muito”, comenta a médica.  A polonesa Marie Curie foi a única pessoa a ganhar o Prêmio Nobel duas vezes: em Física (1903) e em Química (1911). A italiana Rita Montalcini Levy recebeu o Nobel de 1986 em Fisiologia/Medicina. Já o médico brasileiro Oswaldo Cruz foi um dos maiores sanitaristas do Brasil  e ficou conhecido pelo combate a epidemias no Brasil.

Com mais de 100 artigos científicos publicados nacional e internacionalmente, Margareth Dalcolmo é membro de Comissões Científicas das Sociedades Brasileiras de Pneumologia e Tisiologia e de Infectologia, da Rede TB de Pesquisa em Tuberculose e membro do Steering Committee do Grupo denominado Resist TB, da Boston Medical School. A médica também integra o Expert Group for Essential Medicines List da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Regional Advisory Committee do Banco Mundial para projetos de saúde na África Subsaariana em Tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais.

Aula inaugural da 8° turma do Mestrado em Ciências Médicas
Tema: “Covid-19: o que aprendemos e a perspectiva para a ciência”
Data: 05 de agosto de 2021 (quinta-feira)
Convidada: Pneumologista e pesquisadora Margareth Dalcolmo