null Programação para o mês das crianças, “Tarde com Arte” encanta com cinco novas histórias

Ter, 28 Setembro 2021 18:30

Programação para o mês das crianças, “Tarde com Arte” encanta com cinco novas histórias

Projeto do Grupo Mirante de Teatro Unifor acontece aos sábados no Espaço Cultural Unifor e traz novidades para outubro


A atriz Lara Hiluy é responsável pelo texto e performance de “O Sonho Surreal”, história inspirada em ilustrações de Salvador Dalí para o livro
A atriz Lara Hiluy é responsável pelo texto e performance de “O Sonho Surreal”, história inspirada em ilustrações de Salvador Dalí para o livro "Dom Quixote" (Foto: Divulgação)

Quando a primavera chega e o calendário está prestes a virar para o décimo mês do ano, os papais e mamães de plantão já começam a anotar na agenda toda a programação que chega junto ao mês de outubro para a criançada, que parece ficar ainda mais cheia de energia no aguardo de sua própria data comemorativa, nacionalmente festejada no dia 12. 

Responsável pelos sorrisos de muitos baixinhos (e grandinhos), é claro que o projeto de contação de histórias “Tarde com Arte”, realizado pelo Grupo Mirante de Teatro da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino Fundação Edson Queiroz, não ficaria de fora dessa celebração: durante o mês, cinco novas histórias cheias de educação e fantasia serão apresentadas pela iniciativa, que é reconhecida por encantar famílias cearenses. 

“É uma alegria, nesse momento de avanço da imunização, retomar o projeto Tarde com Arte. Nós recomeçamos as apresentações em julho e, neste mês de outubro, o mês das crianças, nós não poderíamos deixar de trazer uma programação especial” – relata Hertenha Glauce, diretora do Grupo Mirante de Teatro Unifor – “Com a impossibilidade de voltar ao teatro no momento, resolvemos apostar na contação de histórias inéditas”.

Inspirados pela XXI Unifor Plástica, exposição cuja abertura ocorre no próximo dia 18, e pela mostra “50 Duetos”, em cartaz desde o mês de março, o Grupo topou um grande desafio: ao longo do mês, serão apresentadas cinco novas histórias no hall de entrada do Espaço Cultural Unifor (Reitoria). As performances acontecerão sempre aos sábados, às 16h e com acesso gratuito, iniciando em 02 de outubro.

“Esse processo trouxe um ânimo muito grande ao Grupo! Nos mobilizamos para definir os temas, escrever as novas histórias, fazer os figurinos e começar os ensaios, ensaiando somente com um ator por vez [devido ao distanciamento social]. A oportunidade de trazer algo novo criou uma energia boa de quem está prestes a estrear. Estamos muito felizes com essa retomada e com as estreias para o mês de outubro”, destaca Hertenha.

Para viabilizar a ação, a Universidade de Fortaleza segue todos os protocolos de biossegurança: o “Tarde com Arte” acontece com distanciamento social entre as famílias presentes e uso obrigatório de máscaras, inclusive pelo performer.

Novas histórias, novas surpresas

Intitulada “O Sonho Surreal”, a primeira das novas histórias do "Tarde com Arte" estreia neste sábado (02) e é inspirada em uma série de ilustrações feitas pelo ícone surrealista Salvador Dalí para a obra literária “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes. Visando expandir o universo lúdico e sonhador requerido pela temática onírica, a atriz Lara Hiluy guarda uma surpresa no avental: durante sua performance, ela pintará uma tela ao vivo enquanto conta a história; assim, cada apresentação desse conto encerrará com a criação de uma nova obra de arte.

“Está sendo mágico todo esse processo do Tarde com Arte e da estreia que vai acontecer. Estamos todos muito energizados! São vários processos ao mesmo tempo, mas tanto a temática é muito lúdica quanto o trabalho de pesquisa que estamos vivendo enquanto criamos as histórias que serão contadas [...]. É tudo muito vivo e aquece muito o coração de quem por tanto tempo ficou sozinho na pandemia, sem praticar a arte da maneira que estamos fazendo agora, em conjunto”, compartilha Lara, empolgada para a nova temporada do projeto. 

No dia 09 de outubro, a história da vez é “Extraordinária Criação”, que usa o trabalho artístico de Vik Muniz como pano de fundo para questões ambientais, destacando a importância de se reduzir o consumo de lixo, reutilizar materiais e reciclar para a diminuir a poluição e preservar a natureza. Mais à frente no mês, no dia 16, a performance “O Amor é Filme” traz elementos do cinema para representar a história de amor entre Yolanda e Edson Queiroz, criando uma comovente homenagem aos 50 anos da Fundação Edson Queiroz. 

A quarta história de outubro, com estreia prevista para o dia 23, chama-se “A Arte do Afeto” e dialoga diretamente com a obra de Nice Firmeza, principal homenageada da XXI Unifor Plástica. “Vamos trabalhar com a biografia de Nice, que era uma bordadeira de mão cheia. Uma das nossas atrizes se preparou bastante e até fez curso de bordado para narrar esta história, pois a ideia é que ela finalize um bordado durante a performance. Na cenografia, também exporemos alguns bordados feitos para esta contação”, detalha a diretora do Grupo. 

“Asas da Esperança”, a última história a estrear no mês das crianças, programada para o dia 30, trará elementos da cultura popular nordestina, explorando elementos do cordel e da xilogravura. Vale ressaltar que a apresentação não encerrará o projeto, que ocorre regularmente aos sábados no Espaço Cultural Unifor, proporcionando momentos de leveza e magia em tempos tão sombrios. 

A programação deste mês, entretanto, traz um novo fôlego ao "Tarde com Arte", que precisou experimentar diferentes formatos durante os meses de lockdown, aguçando a criatividade de toda a equipe. “Neste mês das crianças, queremos lembrar que os pequenos também estão passando pela pandemia e merecem um olhar diferenciado, atento e cuidadoso em nossos trabalhos. Queremos presenteá-los”, encerra Hertenha Glauce.

Serviço

Projeto “Tarde com Arte” do Grupo Mirante de Teatro Unifor
Quando: Aos sábados, às 16h
Local: hall térreo da Reitoria, em frente ao Espaço Cultural Unifor
Programação gratuita

Novas histórias
02/10: “O Sonho Surreal” (Salvador Dalí e Dom Quixote), texto e performance de Lara Hiluy;
09/10: “Extraordinária Criação” (Vik Muniz), texto e performance de Duda Benício;
16/10: “O Amor é Filme” (Yolanda e Edson Queiroz), texto e performance de Eurico Mayer;
23/10: “A Arte do Afeto” (Nice Firmeza), texto de Toni Benvenutti e performance de Isabelle de Morais;
30/10: “Asas da Esperança”, texto e performance de Bruno Teixeira.