null Projeto de extensao do CCT realiza teste de aplicativo de geolocalizacao no campus

A iniciativa visa promover uma maior acessibilidade para a comunidade acadêmica

Em fases futuras, o aplicativo terá rotas por toda a universidade  (Foto: Getty Images)
Em fases futuras, o aplicativo terá rotas por toda a universidade (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza no dia 19 de setembro, às 16h, a experimentação de um aplicativo de geolocalização, que traz a proposta de viabilizar, em dispositivos móveis, rotas mais acessíveis do campus da Unifor. A iniciativa faz parte da 19ª Semana de Responsabilidade Social.

O projeto é fruto da linha de extensão Responsabilidade socioambiental e cidadania; educação básica de qualidade e inclusão sociocultural, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT). Ele tem como objetivo promover a inclusão social, assim como o conforto e a segurança na circulação de pessoas na Unifor, por meio de aparelhos celulares, haja vista a sua acessibilidade universal.

O momento de experimentação do aplicativo começará no portão de entrada da Universidade, próximo ao bloco C e à reitoria, passando pela biblioteca e encerrando no Centro de Convivência (CC). No momento do teste, o app mostrará as rotas predefinidas e a localização atual do usuário, sendo possível percorrer o caminho mostrado no mapa ao selecionar o destino.

Além disso, com o desenvolvimento do recurso por completo, que ainda está em fase de testes, toda a comunidade acadêmica terá uma rápida e fácil locomoção por todo o campus, incluindo pessoas com deficiência visual e auditiva.

Semana de Responsabilidade Social

A Semana de Responsabilidade Social é uma iniciativa desenvolvida pela Unifor que com foco na produção de trabalhos sociais que transformem o mundo em um local melhor e justo para a sociedade, mediante projetos de educação, saúde, cultura, meio ambiente, gestão e tecnologia.

Neste ano, o evento acontece dos dias 18 a 23 de setembro e visa engajar professores, alunos e colaboradores da instituição. A Iniciativa é organizada pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, por meio da divisão de Responsabilidade Social e em parceria com os quatros Centros de Ciências da Universidade.

Aplicativo de acessibilidade: proposta de aplicativo de dispositivos móveis em rota acessível do campus da Universidade de Fortaleza
Data: 19 de setembro
Horário:16h