null Projeto Praia Linda, Praia Limpa ressalta importância do descarte consciente de resíduos

Projeto Praia Linda, Praia Limpa ressalta importância do descarte consciente de resíduos

Iniciativa realizada pela Universidade de Fortaleza chega à terceira edição e reforça orientações aos frequentadores de praias na capital cearense


Unifor oferecerá transporte gratuito de ônibus para local onde será realizada a ação de coleta de lixo reciclável (Foto: Getty Images)
Unifor oferecerá transporte gratuito de ônibus para local onde será realizada a ação de coleta de lixo reciclável (Foto: Getty Images)

Quem já não foi dar uma caminhada na areia da praia e se assustou com a quantidade de lixo descartada em lugar inadequado? Os resíduos jogados no mar – desde embalagens plásticas, garrafas, bitucas de cigarro e peças de roupa até mesmo lixo hospitalar, em casos extremos – trazem efeitos que vão muito além de um mero incômodo. O lixo no mar causa prejuízos ambientais, econômicos e aos banhistas. 

Só no ano passado, mais de 46 toneladas de lixo foram retirados de praias localizadas no nordeste brasileiro; uma quantidade alarmante, principalmente considerando-se o isolamento social existente durante a pandemia de Covid-19. Como forma de conscientizar a população e promover a preservação ambiental, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, convida todos a participarem da terceira edição do projeto “Praia Linda, Praia Limpa”.

A iniciativa mobiliza jovens para a coleta de recicláveis descartados no litoral cearense, como sacos, copos plásticos e latinhas. Realizado anteriormente em 2018 e 2019, o “Praia Linda, Praia Limpa” de 2022 ocorrerá no próximo dia 05 de fevereiro, de 8h às 12h, em frente ao Centro Cultural Belchior (Beira-Mar).

Como participar

Apesar de ser uma atividade voluntária, é recomendado que os participantes do projeto se informem previamente das recomendações listadas na página do “Praia Linda, Praia Limpa”. Também é necessário que os interessados se inscrevam clicando aqui.

No dia da ação, a Unifor oferecerá transporte gratuito de ônibus até o local onde ela será realizada. É recomendada a chegada no campus às 7h30min, sendo o Altar Votivo o ponto de encontro para quem optar por este serviço. O retorno à Universidade ocorrerá ao meio-dia.

Serviço

3ª edição do projeto “Praia Linda, Praia Limpa”
Data: 05 de fevereiro de 2022
Horário: 8h às 12h
Local: em frente ao Centro Cultural Belchior (Praia de Iracema)

Transporte para a ação
Recomendação de chegada ao campus: 7h30min
Saída do ônibus: 8h
Retorno para Unifor: 12h
Ponto de encontro: Altar Votivo