null Psicólogas debatem o ódio ao feminino em podcast

Seg, 5 Abril 2021 17:58

Psicólogas debatem o ódio ao feminino em podcast

No episódio nº 15, as psicólogas Suyanne Alencar e Elisa Gontijo, graduadas pela Universidade de Fortaleza e integrantes do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade (Laepcus), abordam a cultura do ódio e como ela interfere na vida das mulheres

Programa debate a violência na estrutura da sociedade. (Imagem: Getty Images)

O podcast “Psicologia Polifônica” recebe em seu 15º episódio as psicólogas Suyanne Alencar e Elisa Gontijo em uma conversa sobre “O ódio ao feminino”. Ambas graduadas pela Universidade de Fortaleza, elas participam do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade (Laepcus), do núcleo INTRUSOS, e coordenam o grupo de estudo sobre Políticas e Sexualidade da instituição.

No programa, o debate sobre machismo, abuso, violência e feminicídios, é voltado para a formação estrutural da sociedade. “Durante anos fomos mortas e somos mortas simplesmente porque somos mulheres. Caminhamos com essa figuração mulher, feminina e que por muitos anos foi perpetuada uma questão de fragilidade, não poder e submissão”, afirma a psicóloga Suyanne Alencar. Para o bate-papo, juntam-se à conversa a docente do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, Sabrina Matos, e a aluna do curso de Jornalismo, Mariana Lopes, na mediação.

Ouça o episódio completo:

Sobre o “Psicologia Polifônica”

O podcast Psicologia Polifônica vai ao ar semanalmente no UniforCast, sempre com discussões de temas relevantes nas áreas da Psicologia e Psicanálise, de forma simples, objetiva e direta. O programa é uma iniciativa da Diretoria de Comunicação e Marketing, em parceria com as coordenações dos cursos de Psicologia e de Jornalismo da Universidade de Fortaleza. O projeto tem curadoria da professora do curso de Psicologia Sabrina Matos e produção da aluna do curso de Jornalismo, Mariana Lopes.