null Quer ganhar uma Alexa? Participe do 2º  Concurso de Fotografia do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

Qui, 22 Julho 2021 18:23

Quer ganhar uma Alexa? Participe do 2º  Concurso de Fotografia do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

As inscrições já estão abertas para estudantes de Ensino Médio e da Universidade. Inspire-se e solte a criatividade para participar.


O prêmio será entregue aos responsáveis pelas fotos escolhidas pelo júri. Os responsáveis pela seleção dos trabalhos são representantes à Universidade de Fortaleza.   (Crédito: Unifor/criação)
O prêmio será entregue aos responsáveis pelas fotos escolhidas pelo júri. Os responsáveis pela seleção dos trabalhos são representantes à Universidade de Fortaleza.  (Crédito: Unifor/criação)

O 2º  Concurso de Fotografia de Férias do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária com o tema “A Natureza na Pandemia”, será realizado pela Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. Nesta edição, poderão participar estudantes de Ensino Médio e alunos da Universidade. Todos os concorrentes receberão certificado de participação.

Cada participante pode apresentar uma fotografia em formato digital ao concurso. Serão admitidas aquelas enviadas ou entregues até 31 de agosto de 2021. Para identificação, as imagens devem ter um título e fazer referência à localização e à data da fotografia. Além disso, no formulário de inscrição é necessário as informações de título da foto, nome do autor, e-mail e número de telefone para contato.

Exposição fotográfica 

Os inscritos na premiação terão os trabalhos exibidos em uma exposição fotográfica organizada pela Universidade de Fortaleza. Serão definidos o 1º, 2º e 3º classificados para duas categorias (categoria Ensino Superior; categoria Ensino Médio). O júri tem os seguintes critérios de avaliação: qualidade e obediência ao tema do concurso

Após a decisão do júri, os melhores trabalhos serão premiados durante a abertura da exposição fotográfica. Como prêmio, o primeiro colocado para a categoria Ensino Médio recebe uma Alexa, a assistente virtual aposta para o futuro. Já o primeiro colocado na categoria Ensino Superior é contemplado com uma caixa de som. Na mesma categoria, o segundo lugar recebe um fone de ouvido e o terceiro lugar uma calculadora. 

“Natureza na pandemia” 

Uma das muitas consequências da pandemia da Covid-19 é a forma como a humanidade deve se preparar para se relacionar com a Natureza no futuro, mudando o comportamento antropocêntrico para o ecocêntrico. Os mais interessantes movimentos mundiais, colocam a natureza no centro dos nossos valores relacionados ao desenvolvimento sustentável, sendo nitidamente a observação da mudança de paradigma.  

Por outro lado, a arte de fotografar é uma ação vinculada à visão, que é um dos sentidos mais importantes para os humanos. Através da visão, a fotografia passa a afetar outros sentidos de forma muito singular, já que o ato de fotografar e depois visualizar a fotografia é uma das maneiras de sensibilizar o outro e de se sensibilizar. A fotografia transmite informações e emoções transformadoras nos indivíduos. 

"É com olhar para a natureza e com o retorno da atividade em áreas naturais e espaços abertos, que foi concebido o 2º concurso de fotografia do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária", afirma Oyrton Azevedo, coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Serviço

2º Concurso de Fotografia de Férias do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
Categorias: Ensino Superior;  Ensino Médio
Confira o edital aqui