null Saiba o que é e como funciona o aditamento do Fies

Sex, 1 Março 2024 16:43

Saiba o que é e como funciona o aditamento do Fies

Os alunos beneficiados pelo programa de financiamento devem realizar o processo semestralmente

Para o semestre 2024.1, o prazo de aditamento é até o dia 31 de maio (Ilustração: Getty Images)

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa vinculado ao Ministério da Educação (MEC) que visa facilitar o acesso ao ensino superior por meio do financiamento das mensalidades de cursos em instituições particulares.

Para se manter de forma regular na iniciativa, é necessário que os estudantes beneficiados pelo Fies, incluindo os da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —,  realizem o processo de aditamento semestralmente.

O que é o aditamento?

O aditamento do Fies é um processo no qual o estudante que participa do programa precisa confirmar junto ao agente financeiro (banco) algumas informações, como a continuidade da matrícula no curso e a regularidade acadêmica. Basicamente, é uma atualização dos dados do contrato de financiamento, garantindo a sua continuidade para o próximo período letivo.

Ele é disponibilizado nas modalidades Aditamento Simplificado, na qual o estudante renova a utilização do financiamento sem alteração de cláusulas contratuais, ou Aditamento Não Simplificado, quando há alteração de cláusulas contratuais, como, por exemplo, mudança de fiador ou de estado civil.

Como funciona

O aditamento é realizado online, por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFIES), acessível pelo site do programa. Também é possível realizar a validação do processo pelo aplicativo do Fies, disponível para Android e iOS.

Para o semestre 2024.1, o prazo de aditamento é até o dia 31 de maio. Ele abrange todos os estudantes que possuem contratos de financiamento do Novo Fies em fase de utilização, os quais já realizaram ajustes em semestres anteriores ou formalizaram o contrato em 2023.2.

Para realizar o procedimento, o aluno necessita acessar o sistema utilizando seu login e senha cadastrados no momento da contratação do financiamento. Em seguida, ele deverá verificar e confirmar os dados pré-informados pelo sistema, como valores das mensalidades e demais informações do contrato.

Após a confirmação dos dados, o aditamento passará por uma análise pelo agente financeiro. Caso tudo esteja em conformidade, o contrato de financiamento será renovado para o semestre letivo vigente, garantindo assim a continuidade do apoio financeiro ao estudante.

É fundamental ressaltar que a pontualidade nos pagamentos mensais referentes à manutenção do financiamento e à coparticipação (fatura única, via débito em conta ou boleto bancário) é uma condição essencial para a concretização dos ajustes.

Considerando que os processamentos dos pagamentos são realizados sistemicamente em até cinco dias úteis, a Caixa Econômica Federal aconselha que os estudantes efetuem o pagamento das parcelas para assegurar a conclusão dos procedimentos dentro do prazo estabelecido.

> Saiba mais sobre o procedimento na Cartilha do Estudante

Importância do processo

O aditamento do Fies é de extrema importância para os estudantes beneficiados pelo programa, pois garante a continuidade do financiamento, permitindo que possam prosseguir com seus estudos sem interrupções financeiras.

Além disso, o aditamento é essencial para manter a regularidade do contrato, evitando problemas futuros com a dívida estudantil. Portanto, é fundamental que os alunos estejam atentos aos prazos e procedimentos para realizar o aditamento dentro do período estipulado.

Precisa de ajuda?

Caso haja alguma dúvida ou problema durante o processo, os estudantes da Unifor podem contar com o apoio do Setor Sucesso do Aluno, localizado no térreo do prédio da Reitoria. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A equipe de Sucesso do Aluno também está disponível para tirar dúvidas e prestar suporte pelo telefone (85) 3477-3000 e WhatsApp (85) 99246.6625, além do e-mail sucessodoaluno@unifor.br.