null Saiba tudo o que aconteceu no primeiro dia de Mundo Unifor 2021

Ter, 19 Outubro 2021 10:36

Saiba tudo o que aconteceu no primeiro dia de Mundo Unifor 2021

Abertura do evento foi marcada por palestras de André Carvalhal e Edgar Morin, além de atividades diversas


As professoras Bete Jaguaribe e Katherine Mihaliuc reuniram-se no auditório da Biblioteca Central para debater a palestra de abertura, ministrada pelo sociólogo Edgar Morin (Foto: Ares Soares)
As professoras Bete Jaguaribe e Katherine Mihaliuc reuniram-se no auditório da Biblioteca Central para debater a palestra de abertura, ministrada pelo sociólogo Edgar Morin (Foto: Ares Soares)

Nesta segunda-feira (18), foi iniciado oficialmente o Mundo Unifor 2021, evento realizado bienalmente pela Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. O primeiro dia já contou com atividades de todos os Centros de Ciências da universidade, com palestras, intervenção social, minicursos e esportes. 

A abertura foi marcada por duas palestras virtuais de grandes presenças: o especialista em design para sustentabilidade, André Carvalhal; e o filósofo e sociólogo francês Edgar Morin. A palestra de André foi a primeira, e aconteceu às 17h. Na ocasião, ele dissertou sobre a temática “Como salvar o futuro”, e trouxe para perto as mudanças sistêmicas que podem ser feitas pelos indivíduos no presente e os desafios da vida cotidiana.

Em seguida, às 20h, quem dominou o palco do Mundo Unifor foi um dos maiores intelectuais vivos do mundo, Edgar Morin. Tendo como tema da palestra “O caminho para o futuro da humanidade”, Morin acredita que ainda não aprendemos a conviver em comunidade, apesar de toda a conectividade tecnológica engendrar promessas de globalização e aproximação dos povos. Sua contribuição foi seguida de comentários das professoras Bete Jaguaribe (coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual) e Katherine Mihaliuc (coordenadora do curso de Direito).

Além das palestras magnas, o primeiro dia de Mundo Unifor também contou com uma intervenção social do curso de Psicologia. Às 8h, estudantes do curso se reuniram com pais de alunos da Escola Yolanda Queiroz para falar sobre a infância e o uso de telas. A atividade foi acompanhada pelas professoras Sabrina Serra Matos e Cláudia Santos Jardim.

Às 9h30min, o Centro de Ciências Tecnológicas exibiu o filme “O Dilema das Redes” (2020), abrindo para discussão em seguida. Os convidados foram os docentes Lucas de Moura, Daniel Chagas, Aline Matos e Lia Bitar. O evento foi presencial e aconteceu no Auditório da Biblioteca. Já às 17h20min, a professora Clarisse Ribeiro ministrou um minicurso com o tema “Razão, sensibilidade e inovação para um mundo mais igualitário”. O evento aconteceu na modalidade presencial, no Laboratório de Inovação e Prototipagem (LIP) da Universidade. 

O V Colóquio Justiça em Quadrinhos e Filosofia do Direito, promovido pelo Centro de Ciências Jurídicas, também aconteceu em quatro horários distintos nesta segunda-feira, reunindo mais de 130 participantes no total.

Desafio Unifor de Escolas

Foi também nesta segunda-feira (18) que a 2ª etapa do Desafio Unifor de Escolas, evento sócio esportivo promovido pela instituição, teve início no Campus da Universidade. As modalidades competidas foram futsal masculino, basquete masculino e voleibol masculino e feminino.

Serviço

Mundo Unifor 2021
Inscrições clicando aqui
Data: 18 a 23 de outubro
Horário: Integral
Formato: Híbrido
Canais de transmissões: Mídias sociais da Unifor e TV Unifor (canal 181 NET e Youtube)