null Segundo encontro com artistas da 22ª Unifor Plástica aproxima público de criadores das obras da exposição

Nova edição do projeto “Conversa com artista” terá mediação da curadora de arte Luciana Eloy e a participação dos artistas Andréa Dall'Olio, Sergio Gurgel, Felipe Camilo e Nicolas Gondim, que vão discutir seus processos criativos

O encontro vai reunir criadores com obras presentes nos núcleos Ancestralidade Africana, Tradições Reinventadas e Memória (Fotos: Divulgação)

“Conversa com Artista” é uma programação especial da 22ª Unifor Plástica que tem como proposta aproximar o público dos autores das obras em exibição na mostra. “A ação acontece como forma de democratizar a arte, tornando-a mais acessível, sendo este um dos objetivos do Espaço Cultural Unifor”, explica Adriana Helena, chefe da Divisão de Arte e Cultura da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz.

O segundo encontro com artistas da 22ª Unifor Plástica acontece no dia 25 de outubro, às 19h, no Núcleo Diálogo, do Espaço Cultural Unifor. Quatro artistas participam da conversa, aberta ao público e conduzida pela curadora de arte Luciana Eloy. Andréa Dall'Olio, Sergio Gurgel, Felipe Camilo e Nicolas Gondim discutirão questões da cena artística contemporânea cearense e os processos criativos por trás das obras que expõem na Unifor Plástica. Após o diálogo aberto, os artistas e a mediadora conduzirão o público a uma visita guiada à exposição.

A 22ª Unifor Plástica apresenta ao público uma vigorosa amostra da arte contemporânea que passa pelo Ceará. A curadoria de Denise Mattar reuniu artistas de destaque e temas pulsantes que marcam a produção atual. As obras são ordenadas por núcleos a partir de afinidades estéticas e de temática.

Conheça os convidados

O “Conversa com Artista” do dia 25 é a segunda de uma série dedicada aos artistas participantes da 22ª Unifor Plástica. O encontro reúne criadores com obras presentes nos núcleos Ancestralidade Africana, Tradições Reinventadas e Memória, três dos eixos conceituais desta edição da Unifor Plástica.

Conheça um pouco dos participantes:

• Curador e artista visual, Felipe Camilo é autor de produção inscrita numa interseção entre áreas, caso da fotografia e cinema, poesia e academia, arte e política, vida e criação;
  • Mestre em Ciências da Cidade pela Unifor, a arquiteta e artista plástica Andréa Dall'Olio tem uma obra caracterizada pela mescla de suportes e técnicas, caso da gravura, pintura, bordado e arte têxtil;
  • Sérgio Gurgel se dedica a uma pesquisa artística sobre o envelhecimento do corpo. Daí surgem narrativas moventes de divas e heroínas, construídas dentro de um imaginário afetivo do artista;
  • A partir da fotografia, Nicolas Gondim atravessa tradições e linguagens artísticas. Com 25 anos de experiência na indústria da moda, quebra regras do glamour e ressignifica os padrões de beleza, a partir de referências e tradições locais.

22ª Unifor Plástica

Uma das mostras de arte contemporânea mais relevantes do Brasil, a Unifor Plástica celebra 50 anos em 2023. Com curadoria assinada por Denise Mattar, a 22ª Unifor Plástica tem o título “Afinidades Eletivas: estratégias para um mundo mutante”. Mais de 60 obras de 31 artistas plásticos (cearenses, com ligações afetivas ao Ceará ou histórias cruzadas com a Universidade de Fortaleza) estão expostas para visitação gratuita no Espaço Cultural Unifor.

A 22ª Unifor Plástica é patrocinada pelo Banco Safra, por meio das leis de incentivo à cultura.

Conversa com Artista
Com Andréa Dall'Olio, Sergio Gurgel, Felipe Camilo e Nicolas Gondim; e mediação de Luciana Eloy
Dia 25 de setembro de 2023, às 19 horas
Local: Espaço Cultural Unifor | Núcleo Diálogo (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)