null Semana da Integração apresenta universo acadêmico aos novos alunos de Direito

Semana da Integração apresenta universo acadêmico aos novos alunos de Direito

Iniciativa abordará temáticas como pesquisa, extensão e representação estudantil na Universidade de Fortaleza

Momento visa acolher alunos ingressantes e marca início das atividades do semestre 2023.2  (Foto: Ares Soares)
Momento visa acolher alunos ingressantes e marca início das atividades do semestre 2023.2 (Foto: Ares Soares)

O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza, de 22 a 24 de agosto, a Semana de Integração dos alunos do curso de Direito. A iniciativa acontece de 14h30 às 17h10, no Auditório do Bloco Z, e marca o início das atividades do semestre 2023.2. O evento visa apresentar o universo de possibilidades acadêmicas para os alunos da graduação, portanto, serão abordadas diferentes temáticas, indo da pesquisa à extensão.

Cecília de Aguiar, professora do curso de Direito e membro da gestão do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) pontua que os alunos ingressantes se deparam com várias novas possibilidades, rotinas e projetos. Por conta disso, podem por vezes se sentirem perdidos, por isso a acolhida é essencial.

“Assim, para apresentar de forma cuidadosa e detalhada esse universo tão rico, nos preocupamos no CCJ em promover eventos de integração, pensados especialmente para fazer chegar aos ingressantes aquelas informações mais importantes nesse momento de início de trajetória”, explica a profissional.

Cecília é graduada em Direito e também possui Doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Foto: Arquivo pessoal)

No dia 22 de agosto, das 14h às 15h10, os ingressantes poderão conhecer a equipe de gestão do curso. Em seguida, responsáveis pela Supervisão de Monitoria e Apoio à Aprendizagem do CCJ versarão sobre a temática: "Entrei na Unifor, e agora?!". Na ocasião, serão demonstradas e esclarecidas algumas atividades acadêmicas, como fluxograma, aproveitamento, atividades complementares, sistema de avaliação e outras.

Ainda no primeiro dia do evento, das 15h30 às 17h10, a Central de Carreiras e Egressos da Unifor fará um workshop sobre o tema “Mapeamento de Competências do Discente”.

No dia 23 de agosto, das 14h30 às 15h10, funcionários da Biblioteca Central da Unifor trarão a temática "Muito mais que livros: descubra os recursos disponíveis para sua aprendizagem". Logo depois, das 15h30 às 16h10, alunos pesquisadores conversarão com os ingressantes sobre o assunto "Para além da sala de aula: pesquisa e extensão".

Para finalizar o segundo dia da Semana da Integração, estudantes do CEJUSC e da Monitoria do CCJ abordarão a pesquisa e a relevância em ser monitor em palestra com o tema "Achou pouco? Tem mais: CEJUSC e Monitoria", das 16h30 às 17h10.

No último dia (24 de agosto), de 14h30 às 15h10, o Centro Acadêmico Arnaldo Vasconcelos abordará a temática “A representação estudantil na Universidade de Fortaleza”. Encerrando o evento, das 15h30 às 16h10, Jessie Coutinho, professora do curso de Direito, falará sobre Extensão Curricular do primeiro semestre, abordando a temática "Que história é essa de extensão do 1º semestre? Sobre as dúvidas que não querem calar".

Semana da Integração – CCJ
Data: 22 a 24 de agosto de 2023