null Sempre Unifor: Conheça o designer Diego Eva e sua participação no “Projeto S” do Instituto Butantan

Qui, 17 Junho 2021 16:40

Concludente do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, Diego participou como designer gráfico de estudo inédito sobre a eficácia de imunização da CoronaVac.

Diego Eva mudou-se em 2018 para São Paulo, onde começou a trabalhar como designer gráfico na área de saúde pública do Estado. (Foto: Acervo Pessoal)

Durante o combate à pandemia de Covid-19 no Brasil em 2020, o Instituto Butantan recebeu destaque mundial com a fabricação da CoronaVac em parceria com a Sinovac Biotech. A fim de comprovar a eficácia da vacina, o Butantan elaborou um estudo inédito que buscava entender, na prática, como a estratégia de imunizar a população da cidade de Serrana (SP) poderia modificar o cenário da epidemia. Essa iniciativa foi então batizada de Projeto S.

Em sua elaboração e aplicação, o programa contou com um time de profissionais das mais diferentes áreas do conhecimento. Dentre eles está o designer gráfico e DJ Diego Eva, concludente do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. Ele faz parte do setor de Comunicação Interna e Assessoria do Butantan e foi um dos responsáveis pela produção do design de materiais gráficos e digitais produzidos no projeto, como a criação da própria paleta de cores da identidade visual, aprovada de primeira.

“No último ano, meu trabalho foi ficando cada vez mais requisitado dentro da instituição, logo no momento em que o Butantan entrou em uma nova fase onde está na linha de frente no combate à pandemia e à desinformação”, revela Diego. Ele relata que a importância mundial do estudo e o tempo no qual esteve imerso no Projeto S foram fundamentais para sua vida acadêmica. Por essas razões, decidiu então escolher a iniciativa como tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso na Unifor.

Na foto, Diego posa em frente ao Bloco T. O atual concludente ingressou no curso de Publicidade e Propaganda da Unifor em 2012. (Foto: Arquivo Pessoal)

Diego havia pausado sua graduação em 2017 por razões profissionais, momento no qual aproveitou para estudar cursos livres de design, artes e audiovisual. No início de 2018 mudou-se para São Paulo, trabalhou com produções artísticas e acabou encontrando-se novamente com a Comunicação Social: “Fiz um freela de diagramação para a Secretaria de Governo do Estado de São Paulo e tudo mudou na minha vida. Concluindo esse freela, gostaram do meu serviço e me convidaram para continuar meus trabalhos no Instituto Butantan”.

Segundo ele, o Projeto S foi o motivo pelo qual seu capricho no ofício realizado como freelancer foi reconhecido. Isso lhe fez ser convidado pessoalmente por Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan, para virar membro oficial da equipe em setembro de 2020, antes mesmo de finalizar sua graduação. Agora, com a possibilidade de retomar seu curso à distância na Unifor, Diego então conseguiu finalizar essa etapa em sua formação, criando a oportunidade de crescer junto ao plano de carreira do centro de pesquisa.

O curso de Publicidade e Propaganda da Unifor foi uma das bases para este meu processo de evolução profissional. Com ele, tive total segurança em lidar com desafios práticos de produção e também em captar e transmitir toda uma essência humanizada nos projetos de cunho social que são feitos pelo Butantan. Isso porque o curso e seu corpo docente, desde o início, se preocupam em equilibrar a teoria e a prática nas vidas profissionais de seus alunos”, conclui Diego.