null Série de reportagens da TV Unifor recebe prêmio internacional

Qua, 18 Outubro 2023 18:41

Série de reportagens da TV Unifor recebe prêmio internacional

Mostrando vivências de pessoas negras da capital cearense, o programa “Mundo Black Fortal” foi contemplada com o  Premio Nuevas Miradas en la Televisión, da Universidade Nacional de Quilmes (Argentina)

Dhara Amorim, estudante de jornalismo da Unifor, é responsável pela direção e produção da série (Foto: Weffiston Brasil)

Na última semana, o “Mundo Black Fortal”, série de reportagens da TV Unifor — emissora da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, ganhou reconhecimento internacional. O programa, fruto do núcleo de jornalismo da TV, conquistou o 11º Premio Nuevas Miradas en la Televisión, na categoria Micro Periodístico-Documental

A premiação, concedida pela Universidad Nacional de Quilmes (Argentina), agracia os melhores programas de TV realizados por instituições de ensino superior da América Latina. A cerimônia de entrega acontecerá de forma virtual, em novembro. Recentemente, a série de reportagens também foi contemplada com o Prêmio Neuza Meller de Radiodifusão Universitária, no II ComPública.

Nesta edição, os membros do Júri foram: Paula Morel (Argentina), Lisandro Gambarotta (Argentina) e José Dias Paschoal Neto (Brasil). Na avaliação deles, o “Mundo Black Fortal” se destacou nos seguintes quesitos: formato dinâmico; abordagem de questões muito importantes da sociedade contemporânea; estética genuína e precisa, que atrai novos espectadores; construção de uma história sincera.

Vale destacar que, neste ano, a chamada recebeu mais de 60 inscrições de mais de 30 universidades da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Peru.

Sobre o programa

Estreado em novembro de 2022, o “Mundo Black Fortal” é uma série de reportagens em quatro episódios que tratam sobre a negritude em Fortaleza. A ideia do especial é falar sobre arte decolonial, trancismo e autoestima, teatro, músicas, danças e festas, educação antirracista, “conhecipreto”, e uma infinidade de outros assuntos que a cultura negra agrega no território de Chico da Matilde e Preta Simoa. Os episódios da série podem ser vistos no canal da TV Unifor no Youtube

De acordo Dhara Amorim, estudante de Jornalismo da Unifor, produtora e repórter do programa, a série de reportagens é um convite para as pessoas conhecerem a diversidade artística e preta na cidade de Fortaleza. “Nossa juventude resiste todos os dias, provando que o apagamento da cultura negra não é páreo para o que podemos criar e resgatar, principalmente vindo de nossos ancestrais”, declara.

• Ficha Técnica | Mundo Black Fortal

Direção: Dhara Amorim
Produção: Dhara Amorim e Yuri Lima
Imagens: Magi do Carmo, Cezário Filho, Larissa Lima, Ermesson Ferreira, Ricardo Ventura e Weffiston Brasil