null “Uma conversa sobre bordado” reúne artista Mario Sanders, curadora Izabel Gurgel e estilista Beatriz Castro

O evento é aberto aos interessados em dialogar sobre memórias e artes manuais e acontece no espaço da exposição “O céu como limite”, individual de Mario Sanders

Izabel Gurgel, Beatriz Castro e Mario Sanders. O artista reúne bordados, desenhos e pinturas na mostra individual (Foto: Ares Soares)

O Espaço Cultural Unifor recebe o artista Mario Sanders e a curadora Izabel Gurgel, da exposição “O Céu Como Limite”, e a estilista de moda Beatriz Castro, sócia da Ethos. A conversa será realizada neste sábado (21), às 16h, e não requer inscrição prévia. A  mostra fica em cartaz no Espaço Cultural Unifor, da Fundação Edson Queiroz, até agosto.

“O céu como limite” reúne desenhos, bordados e pinturas do artista cearense. “O encontro com a Beatriz Castro, figura essencial da moda no Ceará, é um enorme prazer para mim. Acompanho o trabalho da Beatriz há décadas e sei do seu profissionalismo com suas pesquisas nos fazeres artísticos relacionados à nossa cultura”, explica Mario Sanders. De acordo com ele, a conversa tem as manualidades artesanais e artísticas como pontos de apoio.

Izabel Gurgel ressalta que a estilista levará para a conversa o álbum de 1953 feito pela mãe dela, Fátima Castro (1939 - 2020), “que é uma  biblioteca portátil sobre o bordado, um armarinho de saberes e fazeres manuais”. O diálogo será marcado por acervos pessoais que dizem muito da experiência de ensino e aprendizagem, estudos e pesquisas e fontes de criação artística. “Mario conta sua relação com o bordar, o bordado. Ele vem de uma casa tocada pelas manualidades, com mãe rendeira e bordadeira, Alzira Sanders, sua mestra. Bia também vai dizer da sua trajetória na perspectiva das linhas”, explica Izabel.

A curadora estuda acervos materiais e imateriais na série de atividades que denomina de Cidade Portátil. “Um dos acervos são os chamados acervos pessoais, às vezes nem percebidos como bens públicos. Beatriz guarda, como outras pessoas que acompanho, um precioso acervo de bordados que começa nos anos de 1950, a partir do estudo e dedicação da mãe dela”, relata Izabel Gurgel. Ela ressalta ainda que Fortaleza conta com dezenas de grupos de bordado.

Fundação Edson Queiroz

A Fundação Edson Queiroz se orgulha por promover há décadas o desenvolvimento social, educacional e cultural do Estado e da região Nordeste. Criada em 26 de março de 1971, a Fundação foi uma das formas encontradas pelo industrial Edson Queiroz de retribuir, em forma de responsabilidade social, tudo o que a sua terra já lhe concedera. O maior entre os projetos sociais encampados pela Fundação Edson Queiroz se materializou na Universidade de Fortaleza (Unifor).

Inaugurado em 1988, o Espaço Cultural Unifor é um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil. Por meio do acesso gratuito às exposições, promove renovação e democratização do conhecimento das identidades artísticas, históricas e culturais do país. O espaço já abrigou mostras exclusivas, nacionais e internacionais, como Rembrandt, Candido Portinari, Miró, Beatriz Milhazes, Antonio Bandeira, Vik Muniz e Burle Marx.

"Uma Conversa sobre Bordado"
Data: 21 de maio
Local: Espaço Cultural Unifor

Exposição “O Céu Como Limite”
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 19h – sábados e domingos, das 10h às 18h
Mais informações: (85) 3477.3319

O Espaço Cultural Unifor fica no Prédio da Reitoria da Universidade de Fortaleza. Av. Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz, Fortaleza-CE. Todos os protocolos de segurança vigentes são seguidos.