null Unifor assina memorando de apoio à internacionalização de micro e pequenas empresas

Qui, 25 Agosto 2022 17:44

Fiec, Governo do Estado, Sebrae, Ijex e AJE firmaram entendimentos em prol do desenvolvimento do comércio exterior cearense

Reitora Fátima Veras assina memorando que prevê apoio conjunto de seis entidades à internacionalização de micro e pequenas. (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, e outras cinco instituições firmaram um acordo para apoiarem a internacionalização das micro e pequenas empresas cearenses. A assinatura do memorando ocorreu na abertura da sexta edição do Ceará Global, nesta quinta-feira, 25, no auditório do edifício BS Design, com presença da governadora Izolda Cela.

O documento também foi assinado pela secretaria estadual do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet), pelo Instituto Jovem Exportador (Ijex), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE)

A governadora do Ceará, Izolda Cela, parabenizou a realização do evento Ceará Global - encontro para debater negócios internacionais - e destacou a participação da Universidade de Fortaleza. “A academia precisa se fazer presente sempre”, disse, ao saudar os representantes das instituições na abertura do evento e apresentação do memorando.

A reitora Fátima Veras mencionou o pioneirismo da Universidade no projeto que reúne os signatários do documento em prol da internacionalização da economia do Ceará. “Fomos um dos que iniciaram esse projeto, e a Universidade se põe à disposição de todos para que a gente possa sempre ajudar a promover o comércio exterior não só a parte da academia, mas ajudando também os micro e pequenos empresários”, afirmou.

Curso de Comércio Exterior e Nupex

A Universidade de Fortaleza participa do projeto principalmente por meio do curso de Comércio Exterior e do Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (Nupex). "São realmente a porta que nos leva até a conexão com essas diversas instituições, mas não impede também que outros cursos na área de Gestão e Negócios estejam envolvidos”, explicou a professora Danielle Coimbra, diretora do Centro de Ciências de Comunicação e Gestão (CCG).

“A Unifor se insere nesse contexto da internacionalização de negócios por meio do curso de Comércio Exterior. Então, nosso curso está há algum tempo desenvolvendo projetos com diversas instituições. E temos o Núcleo de Práticas em Comércio Exterior que também se associa a esse movimento do curso e trabalha com projetos de internacionalização de negócios diversos”, ressalta Danielle.

São mais de 60 empresas que passaram pelo processo de internacionalização a partir do apoio do núcleo, segundo a professora. “É como se fosse uma consultoria para a internacionalização”, diz.

O Nupex funciona sob a orientação de professores, tem a participação de alunos estagiários que elaboram projetos de exportação e importação para as empresas participantes cadastradas de acordo com o perfil e demanda.

Junto aos empresários, os alunos e a coordenação do programa discutem e analisam a organização. O processo inclui ainda a avaliação do produto e a criação de estratégias de inserção da companhia nos mercados estrangeiros.