null Unifor é a melhor universidade privada do Nordeste segundo ranking QS Latin America

Sex, 13 Novembro 2020 16:59

Unifor é a melhor universidade privada do Nordeste segundo ranking QS Latin America

Destaque para a quantidade de professores com doutorado e para a rede internacional de pesquisa mantida pela instituição


Atualmente, 39% dos professores possuem título de doutorado. Além disso, a instituição possui uma política de internacionalização da pesquisa com iniciativas sistemáticas.
Atualmente, 39% dos professores possuem título de doutorado. Além disso, a instituição possui uma política de internacionalização da pesquisa com iniciativas sistemáticas.

A qualidade do ensino, pesquisa e extensão da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, foi mais uma vez reconhecida internacionalmente. De acordo com o ranking QS Latin America 2021, elaborado pela entidade britânica Quacquarelli Symonds (QS), a Unifor é a melhor instituição de ensino superior privada da região Nordeste, do total de 94 universidades públicas e privadas brasileiras ranqueadas. O ranking foi divulgado no dia 11 de novembro. 

O bom desempenho da Unifor se deve à base de professores doutores e à rede internacional de pesquisa mantida pela instituição. Atualmente, 39% dos professores possuem título de doutorado, que é o grau de especialização mais alto que um professor universitário pode alcançar em sua formação acadêmica. Esse corpo docente plural comprometido com sua formação e com excelente titulação reflete positivamente na formação dos alunos. 

O professor Henrique Sá, vice-reitor de graduação, reforça o compromisso da instituição com processos curriculares de aprendizagem, pesquisa e extensão. “Portanto, é necessário um equilíbrio entre professores com foco na comunidade e no mercado, extensão. Pesquisa, com doutores que tenham essa visão acadêmica. E ensino, com as melhores metodologias, formação pedagógica e experiência docente dos nossos professores”, ressalta.  

Rede internacional de pesquisa

A Universidade de Fortaleza possui uma política de internacionalização da pesquisa com iniciativas sistemáticas. O professor Vasco Furtado, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, cita o programa Global Research Fellowship, criado em 2018, que favorece a realização de pesquisa junto a parceiros com reputação internacional nas áreas de biotecnologia, computação, psicologia, saúde e administração. 

Destaque também para o incentivo dado aos professores pesquisadores na publicação em congressos e revistas internacionais, a fim de que tenham contato com pesquisadores do mundo todo. “Temos ainda uma bolsa de doutorado, publicamos editais de apoio à pesquisa para que professores mestres integrem as equipes de pesquisa e incentivamos os professores a fazerem seu doutorado e pós-doutorado no exterior. Essa é uma forma de criação de rede internacional”, avalia Vasco Furtado.