null Unifor é certificada novamente com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”

Seg, 5 Dezembro 2022 12:11

Unifor é certificada novamente com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”

Emitido pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior, o selo foi dado em reconhecimento às 311 ações de responsabilidade social realizadas pela Unifor em 2022

A Unifor cadastrou 311 ações de responsabilidades social na Campanha da ABMES, dentre elas o Centro de Formação Profissional (Foto: Ares Soares)

Pelo 18º ano consecutivo, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, conquistou o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, concedido pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES. A premiação reconhece as ações de impacto social realizadas por Instituições de Ensino Superior (IES) em todo o território nacional e a Unifor recebeu o selo por sua participação na 18ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

Única instituição de ensino superior no Ceará a receber 18 certificações da ABMES, na edição de 2022-2023 do projeto, foram cadastradas 311 ações de responsabilidade social realizadas durante o período da Campanha. As atividades envolveram todos os Centros de Ciências da Unifor, com participação de praticamente todos os cursos da Universidade.

“Receber o Selo de Instituições Socialmente Responsável da ABMES, por 18 anos consecutivos, é motivo de orgulho e alegria para nós que fazemos a Universidade de Fortaleza. Trata-se do reconhecimento nacional do compromisso que a instituição tem, com o apoio incondicional da Fundação Edson Queiroz, em implantar e desenvolver projetos de Responsabilidade Social”, afirma Randal Pompeu, Vice-Reitor de Extensão de Comunidade Universitária da Unifor.

Referência no desenvolvimento de projetos e ações no âmbito social, todos os anos, a Universidade de Fortaleza realiza diversas iniciativas que oportunizam o crescimento da sociedade em diversos âmbitos, como voluntariado, educação e capacitação profissional. Dentre eles estão a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), o Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ), as Clínicas Odontológicas, o Projeto Jovem Voluntário, o Projeto Cidadania Ativa e o Centro de Formação Profissional (CFP).

A Unifor é a única instituição de ensino superior no Ceará a receber 18 certificações da ABMES (Foto: Divulgação)

Segundo Pompeu, essas iniciativas impactam positivamente na vida das pessoas em condição de vulnerabilidade social, com a participação direta da comunidade acadêmica, uma vez que oferecem também um campo prático para seus estudantes.

“Nesse processo de ensino e aprendizagem, o aluno torna-se agente ativo de sua formação, ao utilizar-se não somente dos conteúdos e componentes curriculares, mas também da relação com a sociedade onde está inserido. Portanto, a realização de projetos de Responsabilidade Social universitária exerce um papel fundamental no crescimento econômico, social e ambiental, e justifica a conquista do Selo de Instituições Socialmente Responsável”, reforça.

Marcus Mauricius, coordenador da Divisão de Responsabilidade Social da Unifor, acrescenta que esse selo é o retrato de tudo que a Universidade de Fortaleza tem feito em seus 49 anos atuando ativamente, pois a Unifor já foi fundada nessa vertente socialmente responsável.

“Conseguimos qualificar as pessoas e transformar a sociedade em lugar mais justo, e isso nos motiva a melhorar e aproximar ainda mais a sociedade da academia para que todos tenham a oportunidade de uma vida plena. A busca pela responsabilidade social é a marca e a essência da Fundação Edson Queiroz e, via de consequência, da Universidade de Fortaleza. Receber pela 18ª vez essa certificação é de uma felicidade imensa, pois reflete o nosso compromisso com o bem-estar social, sempre trabalhando em prol da comunidade”, pontua.