null Unifor firma parceria com a Alece visando capacitações na área de empreendedorismo socioambiental

Qua, 6 Março 2024 18:51

O projeto incentiva práticas que aliem o desenvolvimento econômico à preservação do meio ambiente e ao bem-estar social

A assinatura do acordo aconteceu na manhã desta quarta-feira (6) (Foto: José Leomar)

Na manhã desta quarta-feira (6), a Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) assinaram acordo de cooperação técnica visando o incentivo de capacitações voltadas para o empreendedorismo socioambiental. A iniciativa é oriunda da Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social, do Comitê de Responsabilidade Social da Alece.

Participaram da solenidade Randal Martins Pompeu, reitor da Unifor; Evandro Leitão, presidente do Parlamento cearense; Maria Clara Bugarim, vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE) da Unifor; e Josimar Costa, coordenador dos cursos de Administração, Negócios, Inteligência de Negócios e Gestão Financeira da Unifor.

O acordo foi selado com o objetivo de promover a capacitação de empreendedores locais, incentivando práticas que aliem o desenvolvimento econômico à preservação do meio ambiente e ao bem-estar social. Com essa parceria estratégica, a Unifor e a Alece buscam fomentar a cultura empreendedora e a inovação, ao mesmo tempo em que estimulam a consciência ambiental.

Randal Pompeu reforça o compromisso da instituição com projetos sociais. "Desde a sua implantação, a Unifor sempre foi voltada para o social, com vários projetos que abrangem principalmente o seu entorno, e isso faz com que o nosso aluno viva a realidade da sua cidade. Isso é uma inovação aqui na Assembleia que, pela primeira vez, nós estamos fazendo essa parceria, que, para nós, é um momento de alegria", salienta.

De acordo com Luana Brasileiro, responsável pela Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social, há planejamento com uma série de atividades envolvendo tanto a comunidade local quanto os estudantes. Inicialmente, 300 alunos participarão desta fase inicial do projeto-piloto.

Evandro Leitão enfatiza o impacto positivo dessa parceria para o desenvolvimento profissional dos estudantes e para a comunidade beneficiada pelo projeto, que busca oportunidades de geração de renda. Além disso, ressaltou a relevância da união com uma instituição de ensino superior tão reconhecida como a Universidade de Fortaleza.

"A Unifor é uma entidade extremamente reconhecida, não só pelo mundo acadêmico, mas também por toda a sociedade de Fortaleza. Nós só temos a agradecer à Unifor, através do reitor, nosso querido professor Dr. Randal Pompeu, assim como a todos aqueles e aquelas que fazem a Unifor, pela confiança que estão depositando em nós enquanto Assembleia Legislativa do Estado do Ceará", declara.