null Unifor inicia inscrições do processo seletivo 2021.1 a partir de 19 de outubro

Sex, 16 Outubro 2020 18:05

Unifor inicia inscrições do processo seletivo 2021.1 a partir de 19 de outubro

A prova será 100% online e não haverá cobrança de taxa de inscrição, exceto para o curso de medicina, que terá regras próprias

Venha estudar na melhor  instituição de ensino superior particular do Norte e Nordeste. (Foto: Ares Soares)
Venha estudar na melhor instituição de ensino superior particular do Norte e Nordeste. (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, inicia as inscrições para o processo seletivo 2021.1 a partir de 19 de outubro, exclusivamente pela internet, para todos os seus cursos de bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica. O processo seletivo terá três modalidades à escolha do candidato e sem cobrança de taxa de inscrição: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nota de processos seletivos anteriores da Unifor ou prova online – exceto para quem vai concorrer ao curso de medicina, cujo edital tem regras próprias.

Nota do ENEM e Unifor

O candidato pode usar sua nota do ENEM de uma das edições passadas desde 2009, conforme banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com nota de corte de 450 pontos para todos os cursos. Também pode optar por utilizar a nota de algum processo seletivo da Unifor a partir de 2017.1. Nas duas opções, o candidato será classificado de acordo com sua maior nota, conquistando a vaga por ordem cronológica de inscrição, à exceção de medicina.

Prova online, exceto medicina

Já o candidato que optar pela prova online, vai realizar uma redação nos dias 7 ou 8 de novembro. O pretendente à vaga vai receber o link da redação no dia anterior à data escolhida, com tempo de 2 horas para realizar a atividade a partir do seu acesso. As provas ficarão acessíveis para realização a partir das 8h do dia seguinte até às 18h do dia 8 de novembro.

A prova é classificatória, sendo aprovados os candidatos com maior nota, no limite de vagas ofertadas por curso. Serão avaliados competências e conhecimentos pessoais desenvolvidos pelos candidatos ao longo de sua trajetória no ensino fundamental e médio, conforme disposto na Portaria do processo.

Candidatos ao curso de medicina

As inscrições para o curso de medicina também têm início em 19 de outubro, pelo site da Universidade de Fortaleza, com taxa de inscrição no valor de R$ 300,00. São ofertadas 100 vagas para o ingresso em 2021.1.

Para estes candidatos, o processo seletivo terá como critério de classificação a nota de uma prova realizada presencialmente, que avaliará as competências e habilidades desenvolvidas pelos candidatos ao longo do ensino fundamental e médio, conforme critérios de classificação indicados na Portaria do processo. A prova acontecerá no campus da Universidade de Fortaleza, no dia 22 de novembro, com início às 8h e duração de 4h30.

O vice-reitor de Graduação da Unifor, professor Henrique Sá, garante que o vestibular de medicina vai seguir todas as regras de biossegurança determinadas pelas autoridades governamentais. “Vamos usar praticamente o campus inteiro para acomodar os candidatos. Todas as salas estarão de acordo com as normas de biossegurança, com número limitado de candidatos por sala e com as medidas de uso de máscaras e álcool em gel no manuseio dos testes”, reforça.

Henrique explica que, tradicionalmente, o vestibular de Medicina tem alta concorrência, sendo necessária a aplicação de prova específica para selecionar os candidatos, assegurando padronização na comparação e confiabilidade no resultado”, destaca.

Salas disponíveis

Para aqueles que optarem pela realização da prova presencial, no Campus da Unifor, serão disponibilizadas salas no Bloco D, respeitando os limites estabelecidos de distanciamento social para ocupação das estações com computadores pelos candidatos.  Confira as datas e horários:

• 07/11/2020, das 8h às 13h
  • 07/11/2020, das 13 às 18h
  • 08/11/2020, das 8h às 13h
  • 08/11/2020, das 13 às 18h

Processo seletivo 2021.1 (exceto medicina)
Período de inscrições: 19 de outubro a 06 de novembro
Prova online: 07 e 08 de novembro
Início de matrícula de aprovados: 16 de novembro(*)
Acesse aqui a Portaria com todas as informações

Processo seletivo medicina
Período de inscrições: 19 de outubro a 18 de novembro.
Prova presencial: 22 de novembro
Período de matrícula de aprovados: 01 e 02 de dezembro (*)
Acesse aqui a Portaria com todas as informações

(*) Matrícula a partir de 19 de outubro para alunos que usarem notas do ENEM e de exames anteriores da Unifor