null Unifor Notícias deste domingo, 21, tem edição dedicada aos 50 anos da Fundação Edson Queiroz

Qui, 18 Março 2021 11:04

Unifor Notícias deste domingo, 21, tem edição dedicada aos 50 anos da Fundação Edson Queiroz

Ao longo de sua trajetória, a instituição constrói um legado de valor intangível voltado para a educação, responsabilidade social, cultura e ciência


Matéria principal do Unifor Notícias Mobile de domingo conta a história da Fundação Edson Queiroz em meio século de vida (Fotos: Acervo da Unifor)
Matéria principal do Unifor Notícias Mobile de domingo conta a história da Fundação Edson Queiroz em meio século de vida (Fotos: Acervo da Unifor)

Neste domingo, 21 de março de 2021, o informativo semanal Unifor Notícias Mobile, da Universidade de Fortaleza, traz uma edição especial em alusão ao aniversário de 50 anos da Fundação Edson Queiroz. Criada em 1971, a instituição genuinamente cearense celebra meio século de uma história de contribuições ao desenvolvimento humano, econômico e social, destaque no Brasil e no mundo. 

Você vai poder conferir também como a Universidade de Fortaleza, que completa 48 anos, reforça sua missão de produzir e democratizar o conhecimento por meio da educação de excelência, além de se reinventar em meio às transformações do mundo contemporâneo. 

Outro destaque desta edição são os projetos que reconhecem e valorizam o potencial educativo das artes, promovendo o acesso à cultura por meio de exposições, teatro, música, dança e literatura. 

Quer saber como o esporte é capaz de transformar a vida dos jovens? A Divisão de Assuntos Desportivos da Unifor atua beneficiando atletas com bolsas de estudo e incentivo às atividades socioesportivas

No âmbito da responsabilidade social, é possível conhecer ainda o Centro de Formação Profissional, iniciativa que já formou quase 40 mil pessoas procedentes da Comunidade do Dendê e de outros bairros com baixo IDH da capital cearense, e também a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, responsável por proporcionar ensino gratuito e de qualidade para crianças, tendo alfabetizado mais de 16 mil. 

O Unifor Notícias traz ainda uma matéria especial sobre o Núcleo de Medicina Integrada da Unifor (NAMI), que se tornou referência nas regiões Norte e Nordeste com seu legado de assistência à população de Fortaleza, que pode contar com diversos serviços de saúde gratuitamente. 

Ciência, pesquisa e inovação não poderiam ficar de fora desta 49ª edição. Por isso, o informativo vai destacar a importância do investimento da Fundação Edson Queiroz no desenvolvimento científico e tecnológico em prol da sociedade. Parque Tecnológico, estudo pioneiro na produção de biofármacos e ações diretas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 são apenas algumas dessas realizações. 

O UniforCast desta semana aborda a valorização da literatura cearense e apresenta a Coleção Rachel de Queiroz, vasto acervo bibliográfico da renomada escritora que está presente na Universidade de Fortaleza, permitindo o acesso dos cearenses. 

A convidada da seção Entrevista Nota 10 é Leonilha Lessa, gerente da Biblioteca Central da Unifor. Ela revisita memórias e partilha as transformações do importante equipamento que dissemina o saber e cativa gerações de estudantes e professores ao longo de 48 anos. 

O Unifor Notícias é enviado por e-mail para todos os estudantes e professores da Universidade de Fortaleza e pode também ser conferido acessando as redes sociais da Unifor, no Facebook e Instagram.

Boa leitura!