null Unifor participa da III Jornada Mundial de Design, que acontece em Fortaleza de 23 a 26 de novembro

O evento tem o objetivo de apresentar criadores e criações do design local, nacional e internacional

Da graduação à pós, o design na Unifor está em disciplinas de vários cursos, projetos de pesquisa, laboratórios e na criação de novos produtos e de soluções inovadoras (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, participará da III Jornada Mundial de Design, que acontecerá de 23 a 26 de novembro em mais de 15 instituições públicas e privadas da capital cearense, considerada pela Unesco cidade criativa do design. Com o tema “Design e literatura para um mundo em crise”, o evento, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, pretende ser um marco norteador para a economia criativa da cidade para os próximos anos.

Realizada na Praia de Iracema e em mais de 15 espaços de Fortaleza, a III Jornada Mundial de Design tem o objetivo de apresentar criadores e criações do design local, nacional e internacional, que se destacam por sua originalidade na superação das barreiras de um mundo permanentemente em crise.

A Unifor foi escolhida para ser uma das apoiadoras do evento por estar se transformando em uma grande escola de design, com aplicações em diversas áreas do conhecimento. Da graduação à pós, o design na Unifor está em disciplinas de vários cursos, projetos de pesquisa, laboratórios e na criação de novos produtos e de soluções inovadoras. Mais recentemente, no início de outubro, a Unifor deu mais um importante passo nesse sentido com a criação do curso de bacharelado em Design.

De mãos dadas com a tecnologia, a moda e tantas outras áreas, na Unifor, o design está na melhoria de usabilidade de aplicativos, em formas inovadoras de apresentar coleções de moda, nas interfaces mais amigáveis, no novo produto criado para tornar as obras de arte expostas no Espaço Cultural Unifor mais acessíveis à comunidade cega.

Fortaleza, cidade criativa

“Depois do processo de desindustrialização e de anos de economia com crescimento baixo, muitas cidades têm encontrado no setor criativo, que engloba produtos e serviços com valor agregado, o caminho da recuperação. Durante a pandemia, por exemplo, esses criadores conseguiram se restabelecer vendendo conteúdos, serviços e produtos por e-commerce”, explica Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza e idealizador da III Jornada Mundial.

“Somos cidade criativa do Design desde 2019 e vivemos um novo tempo onde o design, a cultura digital, a integração com o meio ambiente e a cultura são elementos agregadores de bens, produtos e serviços. A III Jornada Mundial do Design vai mostrar como esses valores são incorporados na prática, com designers que tem experiências e narrativas a compartilhar”, conclui.

Programação

Durante os quatro dias de evento, profissionais do mercado, do setor público, do setor privado e da academia estarão envolvidos em formações e debates sobre o design editorial, design social, design de produtos, design regional, visual merchandising, criação de tipos, ecodesign, entre outros temas.

A programação da III Jornada Mundial do Design inclui atividades de formação como oficinas, aulas, palestras (talks) e debates. Também estão programadas a realização de uma feira criativa na Praia de Iracema, mostra de videodança e apresentações artísticas.

A III Jornada Mundial do Design é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Unifor, Sebrae, Senac-CE/Fecomércio e apoio do Instituto Cultural Iracema, Rede Cuca, Associação Ceará Design, Universidade Federal do Ceará, Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), por meio do Museu da Indústria e do Museu da Imagem e do Som. A programação completa pode ser conferida aqui.

III Jornada Mundial de Design
De 23 a 26 de novembro