null Unifor promove 2ª edição do Projeto Jovens Cientistas

Unifor promove 2ª edição do Projeto Jovens Cientistas

O projeto é uma iniciativa da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) que tem como objetivo estimular o interesse pela atividade científica

Na primeira edição do projeto, alunos do 5º do Ensino Fundamental puderam conhecer os laboratórios vinculados ao CCS e o Lapin (Foto: Ísis Rebouças)

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado anualmente no dia 11 de fevereiro, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promove a 2ª edição do Projeto Jovens Cientistas no próximo dia 8 de fevereiro das 13h30 às 17h30. O evento tem como público-alvo meninas matriculadas no 8º e no 9º ano do Ensino Fundamental II.

Serão disponibilizadas 30 vagas e, para participar, é necessário que as meninas estejam acompanhadas por responsáveis. O(a) interessado(a) em trazer suas jovens cientistas deverão realizar inscrição online.

O projeto é uma iniciativa da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) e tem como objetivo estimular o interesse pela atividade científica. Segundo Adriana Rolim, coordenadora de Pesquisa da Unifor e uma das idealizadoras do projeto, a escola e a universidade desempenham papel central em oferecer oportunidades iguais para que meninos e meninas possam acessar a educação em STEM (sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática) de qualidade.

“Com esse propósito, a 2ª edição do Projeto Jovens Cientistas da Unifor tem como objetivo estimular o interesse das meninas em disciplinas de STEM e comemorar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”, acrescenta.

Na primeira edição do projeto, realizada no dia 13 de outubro de 2022, 30 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de realizar atividades de ciência e tecnologia nos laboratórios vinculados ao CCS e no Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin).

Programação

Ao longo da tarde, as meninas poderão participar de atividades como extração de DNA e microscopia. Enquanto isso, seus/suas acompanhantes farão uma visita guiada ao Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Universidade.

Por meio do projeto, "as jovens cientistas vão poder extrair o seu próprio DNA, molécula presente em todos os seres vivos, a qual armazena as informações que conferem as características de cada organismo”, explica Louhanna Teixeira, professora e pesquisadora do Laboratório de Biologia Molecular e do Desenvolvimento do Nubex.

A 2ª edição do Projeto Jovens Cientistas da Unifor tem como objetivo estimular o interesse das meninas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática (Foto: Amanda Nogueira)

As alunas poderão realizar também a atividade de microscopia. “Os experimentos têm como objetivos desenvolver atividades que possibilitem trabalhar a habilidade de observação ao microscópio óptico e, principalmente despertar o interesse das jovens cientistas para o mundo microscópico das células e dos micro-organismos”, reforça Ana Cristina Moreira, diretora do Nubex e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM), do Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) e do curso de Farmácia.

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é uma iniciativa lançada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2015, que tem por objetivo fortalecer o compromisso global com a igualdade de direitos entre homens e mulheres, principalmente do ponto de vista da educação. Sob a liderança da Unesco e da ONU Mulheres, a data é celebrada em diversos países, com atividades que buscam dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.

Sobre o Nubex

O Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) é um centro de excelência em pesquisa da graduação e pós-graduação da Universidade de Fortaleza. O Nubex foi inaugurado em março de 2013 com o objetivo de produzir novos conhecimentos que respondam aos desafios científicos, biotecnológicos e sociais do país. O Núcleo  atua nas áreas de pesquisa, de inovação e desenvolvimento para diversos segmentos, principalmente os da saúde, o de alimentos, fármacos e educação.

No Nubex são desenvolvidas pesquisas numa perspectiva multidisciplinar nas áreas de ciências biológicas e da vida. O Núcleo também atua como unidade de suporte aos mestrados institucionais em Ciências Médicas, Enfermagem e Odontologia e ao Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), além de programas de Pós-Graduação de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) parceiros.

2ª edição do Projeto Jovens Cientistas
Data: 8 de fevereiro de 2023