null Universidade de Fortaleza realiza evento sobre empreendedorismo feminino em alusão ao Dia Mundial da Mulher

Universidade de Fortaleza realiza evento sobre empreendedorismo feminino em alusão ao Dia Mundial da Mulher

Iniciativa será realizada no dia 8 de março e vai reunir professoras, estudantes e empreendedoras para debater sobre a temática


Evento celebra o Dia Mundial da Mulher, data simbólica para a luta das mulheres na sociedade (Foto: Getty Images)
Evento celebra o Dia Mundial da Mulher, data simbólica para a luta das mulheres na sociedade (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, vai realizar no dia 8 de março, de 9h às 11h, no auditório da Biblioteca Central, um evento de celebração ao Dia Mundial da Mulher. A iniciativa, intitulada “Unidas Empreendendo”, vai abordar a temática do empreendedorismo feminino. 

O evento é organizado e realizado pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, em parceria com a Divisão de Responsabilidade Social e o Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da Unifor.

“Unidas Empreendendo” tem o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância de incentivar o empreendedorismo feminino de forma a estimular um impacto positivo e significativo na sociedade.

Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de acompanhar discussões que englobam três eixos temáticos:

  • Empreendedorismo feminino e o desenvolvimento econômico e social: Como estimular o desenvolvimento de autoconfiança e autoestima.
  • Jornada empreendedora: Como a tecnologia e a Inovação podem contribuir para o desenvolvimento do seu negócio.
  • Responsabilidade social: Como encorajar e fortalecer mulheres vulneráveis para que elas tenham maior autonomia financeira, coragem para ser quem são e terem tomada de decisão.

Para isso, serão realizadas ações e palestras que contarão com a participação de docentes, alunas empreendedoras e embaixadoras do “Vem Cá Mulher”, uma solução de referência nacional que fortalece negócios femininos em regiões periféricas e ajudam mulheres a empreender com mais coragem e autonomia.

A importância do tema 

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o mercado de trabalho nos dois últimos anos vem sofrendo graves consequências em decorrência da pandemia de Covid-19. Dentre os segmentos sociais mais prejudicados, estão as mulheres, que necessitam de inovação para buscar autonomia e renda. 

Nesse contexto, o empreendedorismo surge como uma grande alternativa, viabilizando diversas oportunidades às mulheres e estimulando o desenvolvimento econômico e social das famílias diretamente relacionadas. Ou seja, o empreendedorismo feminino é uma importante ferramenta para promover a transformação social e o empoderamento no cenário econômico brasileiro.

Programação

  • 9h: Abertura - Boas-vindas aos participantes e importância do evento | Responsável: Prof. Thiago Braga Martins.
  • 9h30: Homenagem às professoras empreendedoras do CCG | Responsáveis: Profª. Danielle Coimbra e Profª. Maria Clara Bugarim
  • 10h às 11h20: Talk show | Responsáveis: Embaixadoras do “Vem Cá Mulher” e alunas empreendedoras do CCG

Serviço

Unidas Empreendendo - evento em celebração ao Dia Mundial da Mulher
Data: 8 de março de 2023
Horário: 9h às 11h
Local: Auditório da Biblioteca Central 
Público-alvo: Comunidade acadêmica 
Realização: Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, Divisão de Responsabilidade Social e Centro de Ciências da Comunicação e Gestão