angle-left Universidade de Fortaleza traz programação online de férias

Qua, 1 Julho 2020 18:49

Universidade de Fortaleza traz programação online de férias

Palestras, apresentações musicais, oficinas, espetáculos e mostra audiovisual fazem parte do conteúdo disponibilizado virtualmente em julho pela Unifor.


Gravação do espetáculo
Gravação do espetáculo "As Aventuras de Dom Quixote", do Grupo Mirante de Teatro Unifor, faz parte das transmissões realizadas pela Universidade de Fortaleza no mês de julho (Foto: Ares Soares).

Durante este mês de julho, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, oferece uma programação especial online, planejada para quem busca arte, cultura, ciência, conhecimento e experiências de vida. Mesmo com o isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus, a Universidade traz para você uma agenda de férias com o melhor do conhecimento, da cultura e do entretenimento.

As transmissões ao vivo contam com palestras de grandes personalidades nacionais e internacionais, espetáculos de teatro, oficinas de arte, conversas com especialistas das mais diversas áreas do saber, mostra de audiovisual e muito mais.

Confira a seguir a programação da Universidade para o mês de julho.

Agenda de Lives 

Compartilhar conhecimento e momentos de troca de experiências tem sido uma das práticas mais estimulada pela Universidade de Fortaleza neste período de isolamento social. Além do projeto oficial “Lives do Conhecimento”, que traz nomes nacionais e internacionais para debater com a comunidade acadêmica temas da atualidade, a instituição apoia eventos virtuais realizados pelos centros de ciências. Confira aqui as lives agendadas para até o dia 7 de julho. 

Mostra Unifor “Cenas de Quarentena”

Parceria entre a TV Unifor e o curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, a mostra “Cenas de Quarentena” divulgou seus curtas-metragens participantes no último dia 1º de julho. Até o dia 15 de julho, as produções se encontrarão em votação popular: os três curtas que receberem mais likes serão premiados com um tablet cada. Todos os vídeos estão disponíveis no canal da TV Unifor no Youtube, e foram gravados por estudantes durante o período de isolamento social, possuindo até três minutos de duração. Saiba mais aqui.

Mostra Repertório do Grupo Mirante de Teatro Unifor

Em virtude do período de isolamento social, a tradicional Mostra Repertório, com peças teatrais produzidas pelo Grupo Mirante de Teatro Unifor, acontecerá pela internet. Em cada sábado do mês, às 17h, no canal da Unifor no YouTube, uma peça estará disponível para visualização. As gravações foram realizadas previamente, durante as temporadas em cartaz de cada espetáculo. Os espetáculos transmitidos serão “O Pequeno Príncipe” (04/07), “As Aventuras de Dom Quixote” (11/07), “A Cigarra e a Formiga” (18/07) e “A Pequena Sereia” (25/07). Confira aqui a programação completa. 

Festival Eleazar de Carvalho

Em sua XXII edição, o tradicional Festival Eleazar de Carvalho acontecerá online pela primeira vez, durante os dias 12 a 26 de julho. Celebrando a música clássica, o evento consistirá em masterclasses para jovens músicos, apresentações digitais e um retrospectiva de alguns momentos de festivais anteriores - tudo transmitido pela TV Unifor, em seu canal no Youtube e no canal 181 da NET. As inscrições são gratuitas e ocorrem no site do Festival. Mais informações aqui

Oficinas online de arte

Quer se divertir fazendo arte? Nesta iniciativa do Espaço Cultural Unifor, mediadores realizam oficinas criativas em vídeos curtos. São atividades de arte-educação, como colagens, pinturas, recriações de obras de arte e desenhos, dentre outras. A proposta constrói diálogo com obras da exposição “Terra Brasilis à Aldeia Global”. As oficinas estão disponíveis no Instagram oficial da Universidade de Fortaleza e aqui

Diálogos com a Arte

Qual a relação da arte com outras áreas da sociedade? Para responder a essa pergunta, o projeto “Diálogos com a Arte” convidou professores, coordenadores, profissionais e nomes relevantes de diferentes campos de atuação para discutir, em uma série de vídeos, como a arte se relaciona com tópicos como moda, direito, comunicação, saúde e arquitetura. Os resultados serão publicados ao longo do mês nas redes sociais da Universidade de Fortaleza. Saiba mais aqui.

Visita virtual ao Espaço Cultural Unifor

Reconhecido como Patrimônio Turístico de Fortaleza, o Espaço Cultural Unifor se destaca por seu grande acervo, que contempla a trajetória da arte no Brasil por meio de seus principais expoentes, incluindo nomes como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Leonilson e Raimundo Cela. Caso queira aproveitar as férias para conhecer mais sobre o Espaço,  seus corredores podem ser visitados virtualmente em uma galeria de imagens 360º. Leia mais sobre isso aqui.