null V Simpósio Internacional Multidisciplinar Franco-Brasileiro de Câncer de Pulmão acontece na Unifor

O evento reúne profissionais de respaldo nacional e internacional em programação que conta com palestras, mesa-redonda e capacitação em Elmo

O simpósio é fruto do acordo de cooperação internacional entre a Universidade de Fortaleza e a Universidade de Rouen, na França, e traz palestrantes internacionais, como o Dr Nicolas Piton (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, por meio do curso de Medicina, da Pós-Unifor, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da instituição e da parceria com a Universidade de Rouen, na França, realiza o V Simpósio Internacional Multidisciplinar Franco-Brasileiro de Câncer de Pulmão nos dias 7, 8, 9 e 11 de fevereiro. O evento acontece no Auditório da Biblioteca Central da instituição e no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI)

O objetivo do Simpósio é disseminar o impacto do tabagismo na saúde e atualizar a comunidade que trabalha na área oncológica, além de difundir conhecimentos acerca de técnicas de diagnóstico e tratamento do câncer de pulmão. As vagas são limitadas e para participar é necessário se inscrever na plataforma Sympla, por meio deste link.

A programação do evento traz palestras, mesa-redonda e atividades práticas, debatendo os principais aspectos relacionados à temática, além de contar com a XVII Reunião Científica da Sociedade Cearense de Patologia. A quinta edição recebe o Dr. Jean-Christophe Benoit Sabourin e o Dr. Nicolas Piton, palestrantes e professores da Universidade de Rouen, além de palestrantes nacionais e professores da Unifor.

O Simpósio, também organizado pela Liga Acadêmica de Patologia (LIPAT) do curso de Medicina da Unifor, é voltado para profissionais da saúde que trabalham na área de oncologia e estudantes de graduação em Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Os participantes presenciais receberão certificado de participação, que poderá ser validado como atividade complementar.

Juliana Carneiro, professora da Unifor e uma das coordenadoras do evento, pontua a importância do Simpósio para o debate da enfermidade. “Por ser um projeto multidisciplinar, vamos debater com profissionais renomados as diversas perspectivas da doença. Os participantes vão aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, aprendendo sobre o impacto do tabagismo na saúde vocal dos pacientes com câncer, tipos de câncer de pulmão, marcadores moleculares, avanços no diagnóstico e tratamento, além de discorrer sobre a principal causa, que é o tabagismo, chamando atenção para os malefícios do cigarro eletrônico”, afirma a docente.

Inscrições

A inscrição custa R$ 72,73 + R$ 7,27 de taxa para profissionais da área da saúde, e R$ 31,82 + R$ 3,18 de taxa para acadêmicos. A cada grupo de 10 alunos da graduação, um ganha inscrição grátis. Serão disponibilizadas vagas grátis para os estudantes do Ensino Médio. Alunos do Programa de Pós-graduação da Saúde coletiva e Mestrado de Ciências Médicas serão isentos de inscrição.

Relevância do tema

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil. É uma doença preocupante, pois seus sintomas — como tosse, dor no peito e perda de peso — geralmente aparecem em um quadro mais avançado, dificultando o diagnóstico precoce. Além disso, ele apresenta alta letalidade, sendo a principal causa de morte por câncer no mundo.

Só em 2019, cerca de 30 mil brasileiros morreram em decorrência do câncer de pulmão, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer. Por isso, a prevenção é fundamental, partindo principalmente do combate ao tabagismo. As causas da doença, em cerca de 85% dos casos diagnosticados, estão associadas ao consumo de derivados de tabaco.

Temáticas da programação

No dia 7 de fevereiro, os palestrantes irão abordar aspectos gerais do câncer de pulmão, assim como os impactos na saúde vocal do paciente com câncer. Uma análise do passado, presente e futuro do Capacete Elmo também será feita, e acontecerá o lançamento do aplicativo Tabcess (Vortex), sob a coordenação da professora Christina Praça.

No dia 8 de fevereiro, as exposições incluirão uma mesa-redonda sobre a atuação da psicologia no combate ao tabagismo, bem como palestras sobre diagnóstico histopatológico de câncer de pulmão e testagem de biomarcadores para câncer de pulmão com os pesquisadores franceses Dr. Nicolas Piton e Dr. Jean-Christophe Benoit Sabourin, respectivamente.

No dia 9 de fevereiro, palestras sobre técnicas minimamente invasivas no diagnóstico e tratamento da neoplasia pulmonar compõem a programação. Discussões sobre Evali, fisioterapia no câncer de pulmão e avanços em terapia no câncer de pulmão também acontecerão.

No dia 11 de fevereiro, ocorrerá capacitação em Elmo, no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI).

“A capacitação com o Capacete de Respiração Assistida Elmo traz a metodologia da simulação com o intuito de desenvolver habilidades, contribuir com a competência no manejo seguro e adequado do dispositivo e preparar todos os participantes do evento para uma necessidade futura de aplicação do capacete, para que estejam aptos a utilizá-lo de forma correta”, explica Rafael Dantas, gerente do Centro de Simulação em Saúde da Escola de Saúde Pública do estado do Ceará.

V Simpósio Internacional Multidisciplinar Franco-Brasileiro de Câncer de Pulmão
Data: 7, 8, 9 e 11 de fevereiro de 2023
Horário: 18h às 21h (dias 7, 8 e 9) | 8h às 12h (dia 11)
Local: Auditório da Biblioteca Central da Unifor (dias 7, 8 e 9) e NAMI (dia 11)