null Vai se formar no final do ano? Se liga nas dicas para garantir o diploma

Seg, 1 Agosto 2022 11:05

Vai se formar no final do ano? Se liga nas dicas para garantir o diploma

Para colar grau na Universidade de Fortaleza, é necessário atender alguns requisitos que vão além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)


Em geral, o último semestre da faculdade é o mais frenético, mas essas dicas podem deixar a experiência do aluno mais tranquila. (Foto: Ares Soares)
Em geral, o último semestre da faculdade é o mais frenético, mas essas dicas podem deixar a experiência do aluno mais tranquila. (Foto: Ares Soares)

Segundo o Censo da Educação Superior realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 1,2 milhão de pessoas se formaram em cursos de graduação no Brasil em 2019. Para obter o diploma, no entanto, o aluno precisa cumprir uma série de requisitos institucionais e legais exigidos tanto pela instituição de ensino quanto pelo Ministério da Educação (MEC). 

Na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, algumas dessas exigências envolvem a apresentação e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), estar aprovado por nota e ter frequência suficiente em todas as disciplinas do fluxograma do curso de escolha do aluno. Também é indispensável ter concluído toda a carga horária, totalizando os créditos necessários, tanto de disciplinas obrigatórias como optativas. 

Além disso, é essencial que o acadêmico esteja em situação regular com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para que possa se graduar. A prova deste ano engloba os cursos da Unifor de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito, Psicologia, Design de Moda (Tecnológico) e Marketing (Tecnológico). 

"Existem períodos em que alguns cursos são selecionados para fazer o exame. Então, em algum momento, o aluno pode ter sido alvo do Enade ou pode ter sido dispensado da prova porque não participou de nenhum ciclo. O estudante também pode ter sido liberado do Enade porque na época em que seu curso era ingressante, o aluno não participava. Para saber o seu status em relação ao exame, o discente pode verificar no campo de observações do histórico escolar dele, no Unifor Online", explica Karol Moura, professora da Unifor e assessora da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE) da instituição.

+ 56% dos cursos de graduação da Unifor atingiram notas de excelência no Enade 2019

Número de créditos

A docente reforça a importância do concludente, especialmente durante o período de matrícula, atentar para o número de créditos exigidos para a colação de grau. Essa informação, de acordo com Moura, também pode ser visualizada no cabeçalho do histórico escolar do aluno, presente na plataforma virtual da Universidade. Ademais, é fundamental que os formandos estejam cientes da diferença entre créditos exigidos e créditos obtidos
 
Para o acadêmico se graduar, Moura esclarece que os créditos obtidos, somados aos que ele está cursando em seu último semestre, têm de ser iguais ou superiores aos créditos exigidos em seu curso. A assessora também menciona a necessidade de verificar as disciplinas obrigatórias da graduação, porque, para receber o diploma, o aluno tem que ter cursado com êxito todas essas matérias. 

Isso é ainda mais importante para os alunos que vêm transferidos de outras universidades e/ou Instituições de Ensino Superior (IES). Nessa mudança, a assessora afirma que 100% dos estudantes fazem aproveitamento de estudos, processo no qual é identificado se a experiência que o discente trouxe da instituição de origem tem uma correspondência de 50% de conteúdo e carga horária com a matriz da Unifor. 

Após a compatibilidade garantida, a Universidade converte a carga horária para configurar o histórico do aluno. Entretanto, caso a carga horária da disciplina da IES original seja inferior à da Unifor, o aluno ficará com um débito de crédito ou carga horária. Isso não significa que ele terá que cursar a disciplina novamente, apenas que poderá fazer uma optativa para completar essa carga horária.

"Então, é muito importante que o aluno saiba se o que ele está cursando neste semestre, contando as disciplinas obrigatórias que ele precisa finalizar, contabiliza a quantidade de créditos ou de carga horária que é exigida para a colação de grau", enfatiza Karol Moura, assessora da VRE.  

Curtir tudo o que a Unifor tem a oferecer

Thamy Cavalcante é concludente do curso de Jornalismo da Unifor. O tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nasceu de conversas com seu pai e da paixão que a acadêmica tem por esportes e pelo jornalismo esportivo. O trabalho será uma monografia, e leva o título

"A responsabilidade social na cobertura esportiva do programa televisivo Globo Esporte Ceará". 

"Em nossas conversas, [eu e meu pai] percebemos que nesses programas, principalmente no Globo Esporte Ceará, que é o de mais audiência, acabam não dando tanto espaço pra falar sobre a relevância social do esporte. Então, [meu pai] me deu essa ideia, eu fui discutir um pouco com o professor que eu escolhi como meu orientador, e ele achou legal", relata a aluna.

Orgulho do meu “TCC”: discentes da Unifor relatam inspirações para o Trabalho de Conclusão de Curso

Já a escolha do formato do trabalho veio pensando em planos futuros: Thamy pretende fazer uma pós-graduação e achou que a monografia seria uma boa prática, já que nunca escreveu uma dissertação acadêmica antes.  Sobre o orientador, quem vai estar ao seu lado ao longo do semestre é Eduardo Freire, professor do curso de Jornalismo da Unifor que foi decisivo na hora de decidir a metodologia do estudo final de Cavalcante. 

Em seu TCC, a concludente fará uma análise de conteúdo de trinta edições do programa esportivo de sua escolha, na qual irá analisar a questão da responsabilidade social e de quanto espaço existe, ou se dão espaço, para falar sobre isso. Ela explica que escolher Freire como orientador veio da necessidade de ter um professor que tivesse um vasto conhecimento sobre sua metodologia, e que "ficasse no seu pé" ao longo do semestre, conta rindo.


(Foto: Acervo pessoal)

"Eu queria um professor que tivesse muita expertise na análise de conteúdo, e tivesse muita experiência em orientar alunos que optaram por essa metodologia. Então, senti uma confiança muito grande em ter o Eduardo como meu orientador. [...] Eu optei por um docente que soubesse muito sobre o formato e a metodologia que eu escolhi", pontua Thamy Cavalcante. 

Recentemente, a estudante deixou de ser estagiária e agora trabalha como pessoa jurídica em uma empresa de comunicação. Assim, sua carga horária profissional aumentou, o que, de início, a deixou um pouco receosa. Porém, desde o início do curso, em 2019, a formanda sempre esteve em contato direto com a sua coordenação, para ter certeza de que estava cumprindo as disciplinas obrigatórias e alcançando o número de créditos necessários. 

"A dica que eu posso dar pra quem está começando agora na graduação é que tenha sempre contato com a coordenação. Veja quantos créditos você precisa, assim como quantas disciplinas obrigatórias e optativas você ainda tem que fazer. E vá colocando grade cheia, da forma que você conseguir, para deixar o TCC mais folgado quando você chegar lá no final. Fazer isso me tranquilizou porque agora eu não vou ter outras disciplinas para me preocupar além da minha monografia", reforça a concludente.

+ Dicas para a elaboração e templates editáveis de TCC

Prestes a iniciar o seu último semestre, as expectativas da aluna são altas. Ela afirma que está em suas metas fazer um Trabalho de Conclusão de Curso bem feito, mas que também quer curtir esse último período na Unifor. A pandemia tomou dois anos de sua graduação e, para recompensar o tempo "perdido", Thamy deseja aproveitar, ao lado de seus amigos, tudo o que a instituição tem a oferecer.

"Estou muito animada, muito contente também que vamos ter uma colação de grau presencial, porque eu sempre sonhei com esse momento e ficava nervosa pensando que ia ter que ser online. [...] Minhas expectativas são as melhores possíveis e eu estou muito ansiosa, ao mesmo tempo que estou nervosa, porque a gente vai terminar um ciclo e, depois disso, o mundo está aí. Então eu acho que é uma mistura de ansiedade boa e nervosismo", finaliza Cavalcante.