1. DATAS, HORÁRIOS E LOCAIS

Reunião Geral: 04 de janeiro de 2024 (quinta-feira), às 18h, na praça em frente à Biblioteca Central.

Colação de Grau: 05 de janeiro de 2024 (sexta-feira), às 20h, no Campus da UNIFOR.

Localização: a solenidade ocorrerá na praça da Biblioteca, em frente ao Centro de Convivência. Os alunos agraciados com o Mérito Acadêmico terão seus lugares destacados na primeira fila. (Os nomes serão divulgados na Reunião Geral no dia 04.01.2024)

2. SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU

Chegada ao Campus da Unifor: 19h.

Vestimenta: Beca e faixa com as seguintes cores: CCG – azul celeste; CCJ – vermelho; CCT – azul
royal e CCS – verde esmeralda.

3. ASSINATURA DA ATA

Ressaltamos que a assinatura da Ata permanecerá virtual e o link para a assinatura da Ata só estará disponível no dia 05 de janeiro de 2024, das 09h30 às 21h30, conforme listagem dos possíveis concludentes, por Curso e por Centro, que cumprirem com todos os critérios acadêmicos exigidos à Colação de Grau.

Os possíveis concludentes que não estiverem aptos ao ato de Colação de Grau terão uma nova oportunidade na Colação de Grau Especial referente ao semestre 2023.2, que ocorrerá em 27 de março de 2024, caso tenham sanado a pendência acadêmica impeditiva à graduação no dia 05.01.2024.

4. REQUISITOS INSTITUCIONAIS E LEGAIS PARA COLAÇÃO DE GRAU

Registra-se, que, para colar grau, o(a) aluno(a) deve cumprir com os seguintes requisitos institucionais e legais:

Estar aprovado (a) por nota e por frequência em TODAS as disciplinas de seu fluxograma;

  • Ter concluído toda a carga horária de seu fluxograma, concluído TODOS os créditos exigidos de seu Curso, sem pendência de disciplinas obrigatórias a cursar (informação no cabeçalho do Histórico – Créditos exigidos/Créditos obtidos: o número de créditos obtidos deve ser, no mínimo, igual ou superior ao número de créditos exigidos, sem pendência de disciplinas/módulos a cursar). Para tanto, é importante lembrar, que todas as solicitações de aproveitamento de Atividades Complementares, aproveitamento de estudos de outra IES, aproveitamentos internos, ou por equivalência de disciplina/módulos devem ser solicitados o quanto antes, ou imediatamente à finalização do semestre 23.2;
  • Estar em situação regular com o ENADE, a consulta pode ser realizada pelo link:
    http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/consultarHistoricoEstudante/ ou pelo telefone (085) 3477-3070.
  • Esta informação já pode estar registrada no campo “observações” de seu Histórico Escolar (últimas informações do referido documento);

Com o advento do Diploma Digital, a partir da Portaria MEC 554/19, estabelece-se uma nova e indispensável condição. Trata-se da atualização dos dados cadastrais, pelo(a) aluno(a), por meio do UNIFOR online. Como deverá ser feito:

  • O(a) aluno(a) acessa o Unifor Online com sua matrícula e senha, vai até a aba “Pessoal” no menu horizontal azul e clica em “validar dados para o diploma”.
  • Ressaltamos que uma vez que o (a) aluno (a) não faça esta atualização, considerando os critérios exigidos pelo MEC na formatação de dados do Diploma Digital, o(a) aluno(a) não poderá colar grau.
  • Caso, tenha alguma dificuldade no momento da atualização dos dados, entrar em contato com a Secretaria Acadêmica pelo telefone (85) 3477.3165 ou (85) 3477.3866.
5. CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO CURSO, HISTÓRICO ESCOLAR E DIPLOMA DE GRADUAÇÃO:

Ressaltamos que para o pedido do Certificado de Conclusão do Curso é imprescindível que o(a) aluno(a) tenha assinado virtualmente a ata de Colação de Grau 2023.2, cujo link estará disponível das 09h30 às 21h30, do dia 05 de janeiro de 2024, no site da Universidade, conforme orientações a seguir:

Para assinatura virtual da Ata de Colação de Grau 2023.2, no dia 05 de janeiro de 2024, a partir das 09h30 até as 21h30, o (a) aluno (a) deverá acessar a página da Unifor por meio do link: www.unifor.br/colacaodegrau e ter em mãos número de matrícula, senha utilizada para acesso ao Unifor Online e CPF.

No dia seguinte a sua Colação de Grau, você poderá retirar seu Certificado de Conclusão de Curso, no menu de Serviços > Meus pedidos > Secretaria Acadêmica > 37 – 1ª via Certificado Conclusão Curso de Graduação > Incluir > Salvar > OK > Concluir Solicitação > Finalizar.

O arquivo do referido documento fica disponível após finalizar o pedido no canto direito da tela e pode ser apresentado ao seu respectivo Conselho de Classe ou órgão similar, para fins de registro profissional.

Quanto ao seu diploma e histórico digital, você receberá uma notificação indicando que os documentos estarão disponíveis, por meio de torpedo e e-mail cadastrado na atualização de dados. O prazo para a disponibilização do diploma e histórico é de até 10 (dez) dias úteis.

6. INFORMAÇÕES SOBRE PLACA VIRTUAL E FOTÓGRAFOS

As comissões de Formatura, de cada curso, deverão solicitar e encaminhar, por escrito, ao setor indicado, o que se segue:

Solicitação de Espaços no Campus para Aula da Saudade, Celebração Religiosa e outros: solicitar à Vice – Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, por meio da Coordenação do curso, a reserva dos auditórios para aula da saudade e outros espaços para coquetéis. O atendimento será feito por ordem de solicitação.

Placa Virtual: desde que a Portaria Reitoria nº 52/2008 extinguiu a afixação no Campus de placas alusivas à conclusão dos cursos de graduação, os alunos agora dispõem de uma Placa Virtual, em que poderão publicar as fotos de turma, as fotos individuais e os dados dos homenageados. Para saber tudo sobre a Placa Virtual, acesse: https://www.unifor.br/sempre-unifor

OBS.: 1) Caso as turmas façam fotos externamente e adéquem ao padrão aceito pela Universidade, encaminhar via e-mail para colacaodegrau@unifor.br, constando nome, matrícula e curso, a fim de darmos início ao processo de publicação na Placa Virtual junto à Diretoria de Comunicação e Marketing.

2) A Universidade de Fortaleza disponibilizará, gratuitamente, um estúdio fotográfico para tais registros, nos dias 02, 03 e 04 de janeiro de 2024, horários: das 08h às 12h e das 14h às 18h, no Estúdio Fotográfico (Bloco T2A), mediante agendamento prévio (período manhã ou tarde) por meio do e-mail: colacaodegrau@unifor.br

3) A UNIFOR não disponibilizará becas, faixas e/ou capelos dos cursos para a realização das fotos. A responsabilidade por trazer estes acessórios é inteiramente do concludente.

Fotógrafos, Estúdios e Empresas de eventos: encaminhar à Diretoria de Comunicação e Marketing via e-mail: colacaodegrau@unifor.br – uma listagem com as seguintes informações: nome da empresa e/ou nome do profissional, CNPJ e/ou nº da Cédula de Identidade, até o dia 02 de janeiro de 2024, (média 01 fotógrafo para cada 15 concludentes).

A entrega das credenciais será realizada na Prefeitura da UNIFOR – Divisão de Segurança – DSV, a partir do dia 04 de janeiro de 2024, em horário comercial.

A entrada desses profissionais no dia da Colação de Grau, 05.01.2024, acontecerá pelo Portão do CCT, rua Dr. Valmir Pontes (rua ao lado da JAYSA).

OBS.: Informamos às Comissões de Formatura que as empresas por elas contratadas terão permissão para montagem de seus “estandes” na UNIFOR no dia 04.01.2024 das 08h às 17h, no estacionamento do Bloco B e que o dia 05.01.2024 será apenas para ajustes finais nos estandes. O espaço disponibilizado pela universidade será de 2x2m, podendo a empresa solicitar até 3 espaços de acordo com a quantidade de serviços oferecidos e de alunos a serem atendidos (sujeito à aprovação da Vice-Reitoria de Administração – VRADM).

Ao se credenciarem, as empresas devem indicar as necessidades de ponto elétrico, caso seja superior a um por estande.

7. INFORMES DA CENTRAL DE CARREIRAS DA UNIFOR

Você sabia que egressos continuam tendo acesso à plataforma Unifor Carreiras?

Ela conecta alunos e egressos às empresas e vice- versa. São mais de 4 mil organizações conveniadas! A plataforma Unifor Carreiras possibilita a visualização e candidatura de vagas de  rainee e emprego pelos egressos. A Central de Carreiras também promove alguns eventos inculados ao mundo do trabalho – palestras, oficinas, workshops – que são abertos à participação de egressos. Mantenha seus dados atualizados no Unifor Online para receber nossas oportunidades!

Para mais informações:
Central de carreiras e Egressos
Centro de Convivência, 1º andar | Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.
E-mail: estagio@unifor.br
Site: carreiras.unifor.br

Quaisquer outras informações sobre a Colação de Grau poderão ser obtidas nos seguintes setores:

- Programa de Acolhimento, Permanência e Sucesso do Aluno – PAPSA: (85) 3477-3000
- Secretaria Acadêmica: secretariaacademica@unifor.br - Tel.: (85) 3477-3136 / 3164 / 3165
- Gabinete da Reitora: reitoria@unifor.br 

 

Informações para contato

Diretoria de Comunicação e Marketing

  • E-mail de contato: queroserunifor@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 9.9242-6625
  • Endereço de contato: Prédio da Reitoria - 1º andar