Campus Unifor

Com mais de 490 mil metros quadrados de extensão para aproveitar, alunos e visitantes têm acesso gratuito às exposições no Espaço Cultural Unifor e à Biblioteca de Acervos Especiais. O público ainda pode conhecer a Coleção Raquel de Queiroz e a Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel na Biblioteca Central, além de praticar atividades físicas no Parque Desportivo.

Área verde

Aqui, encontra-se um baobá com mais de 40 anos de existência, imensas palmeiras imperiais, um pau-brasil plantado pelo criador da universidade, Edson Queiroz (1925-1982), carnaubais, um pau d’arco roxo, ipês rosa e amarelo, dendezeiros, além de toda uma miríade de vegetais e animais, como pássaros, emas e soins.

Parque Desportivo

Com 5 mil m² de área, o Parque Desportivo da Unifor é um convite para quem quer praticar esporte em um local seguro e moderno, contendo pista de atletismo; quadras de futebol, basquete e vôlei; além das quadras de tênis.

Espaço Cultural Unifor

Situado no 2º piso da Reitoria da Universidade de Fortaleza, o Espaço Cultural Unifor é um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil. Patrimônio Turístico de Fortaleza, o local promove acesso gratuito às exposições, além da renovação e democratização do conhecimento das identidades artísticas, históricas e culturais do País.

Coleção Rachel de Queiroz

Grande parte do acervo bibliográfico da escritora cearense Rachel de Queiroz está aberta à visitação e consulta no 1º piso da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Formada por 3.100 itens, sendo 2.800 livros e cerca de 300 periódicos, a Coleção Rachel de Queiroz foi doada à Unifor pelo Instituto Moreira Salles (IMS), do Rio de Janeiro, que havia adquirido o acervo em 2006.

Ao abrigar a Coleção Rachel de Queiroz, a Unifor permite o acesso dos cearenses a um acervo de valor histórico inestimável e de grande relevância para a pesquisa e preservação da literatura brasileira. A entrada é gratuita.

Cordelteca

Inaugurada em 2019, a Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel é espaço dedicado às produções histórico-culturais em formato de cordel. A Cordelteca da Unifor homenageia a primeira mulher a publicar um folheto de cordel, em 1938.

Biblioteca Acervos Especiais

A Biblioteca Acervos Especiais foi fundada em 10 de abril de 2014 e já recebeu um público aproximado de 8.500 visitantes. Conta com um acervo de cerca de 9 mil volumes nas áreas de Artes, Literatura, História, Direito, Pareceres Jurídicos e Manuscritos, ilustrações originais de artistas nacionais e estrangeiros, obras raras datadas dos séculos XV ao XVIII, além de primeiras edições de clássicos da Literatura Brasileira com assinatura e dedicatórias de autores.