null Doe de Coração 2020: live abordará impactos da Covid-19 na doação de órgãos e transplantes

Transmissão desta terça-feira terá como convidados o presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e a coordenadora do Departamento de Transplante Renal da ABTO.

Campanha Doe de Coração promove debates virtuais em todas as terças-feiras do mês de setembro (Foto: Ares Soares)

Nesta terça-feira, 22 de setembro, às 19h, a Fundação Edson Queiroz dará continuidade aos debates virtuais realizados em prol da campanha Doe de Coração. A live da vez terá como tema “Impactos da Covid-19 na doação de órgãos e transplantes”, voltando a atenção para a pandemia e seus reflexos nas práticas de saúde adotadas nacionalmente.

O encontro será transmitido pela TV Unifor (canal 181 da NET),  Facebook YouTube. Terá como convidados o Dr. Huygens Garcia, presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), e a Dra. Tainá de Sandes, Professora de Nefrologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenadora do Departamento de Transplante Renal da ABTO.

“Na live, abordarei principalmente dados de um grande estudo multicêntrico nacional que estou conduzindo e que conta com mais de mil casos de transplantados renais com Covid-19, de 40 centros brasileiros de todas as regiões”, conta a Dra. Tainá, que também ressalta: “Conhecer a doença é fundamental para que possamos enfrentá-la”.

Sobre a campanha Doe de Coração e seu objetivo de proporcionar uma plataforma informativa e de debate sobre a doação de órgãos e tecidos, a convidada destaca: “Em um cenário de pandemia e escassez, é ainda mais importante que a população tenha informação, para que compreenda o cenário dos pacientes com doenças crônicas e a importância da doação”.

Campanha Doe de Coração 2020

A campanha Doe de Coração está na 18ª edição. Além de promover lives nas terças-feiras de setembro, o movimento distribui blusas e máscaras entre alunos e professores da Universidade de Fortaleza, funcionários do grupo Edson Queiroz, profissionais da saúde e pacientes de hospitais públicos e privados parceiros.

As atividades educativas presenciais começaram no dia 12 de setembro, no shopping Iguatemi Fortaleza e no Instituto Doutor José Frota (IJF), com a instalação de um “selfiepoint” (espaço “instagramável” para fotos) e a disponibilização de informações sobre como ser doador de órgãos e a importância da doação para salvar vidas.

Atualmente, os espaços instagramáveis estão no shopping Rio Mar Fortaleza e no Hospital Infantil Albert Sabin, realizando sensibilização e sorteio de blusas e máscaras até o dia 30 de setembro.

Live Doe de Coração 2020
Data: 22 de setembro de 2020, às 19 horas
Tema: "Impactos da Covid-19 na doação de órgãos e transplantes"
Transmissão via Youtube, Facebook e TV Unifor (canal 181 da NET).

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.