null Encerramento do XXII Festival Eleazar de Carvalho será transmitido domingo, 26 de julho

Encerramento do XXII Festival Eleazar de Carvalho será transmitido domingo, 26 de julho

Programação de encerramento inclui composições de Heitor Villa-Lobos, Bach e Rodrigo Vitta. Saiba onde assistir.


Cerimônia marcará encerramento da primeira edição online do Festival Eleazar de Carvalho (Foto: Ares Soares)
Cerimônia marcará encerramento da primeira edição online do Festival Eleazar de Carvalho (Foto: Ares Soares)

Neste domingo, dia 26 de julho, às 19h, será transmitido virtualmente o encerramento do XXII Festival Eleazar de Carvalho. O evento, que acontece em parceria com a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, iniciou no último dia 12. Esta é a primeira vez que o Festival  assume formato totalmente online. A cerimônia poderá ser assistida por meio das redes sociais da instituição, pela TV Unifor (canal 181 da NET e no Youtube) e nos canais de comunicação digital do Shopping Iguatemi Fortaleza.

De acordo com o maestro Rodrigo Vitta, um dos responsáveis pela solenidade, o Festival seguirá a proposta adotada este ano de retrospectiva das outras edições. Sônia Muniz Carvalho, viúva do músico que dá nome à celebração anual, discursará sobre anos anteriores e a importância do evento ter escolhido se manter em 2020, em meio à pandemia do novo coronavírus, adaptando-se para as vias digitais com apoio da TV Unifor.

“Esse é um  grande momento de transformação em que não poderíamos deixar de estar junto das pessoas, em especial dos amantes da música e dos jovens que têm o sonho de por meio dela transformar sua vida, tanto pessoal quanto social, profissional, cultural e educacional. Esse foi um dos grandes motivos para o Festival não abrir mão de acontecer, e foi atrás disso com a parceria da Unifor e da Fundação Edson Queiroz. Sem a união desses três, importantíssimos para a cultura e a educação do Brasil, isso seria praticamente impossível”, conta Vitta.

O repertório da ocasião incluirá a canção “Bachianas brasileiras nº4”, de Heitor Villa-Lobos, um dos grandes compositores brasileiros e que teve papel fundamental no ensino de educação musical no País. A performance em questão é guiada por Sergei Eleazar de Carvalho, filho do maestro Eleazar. Em seguida, Sônia Muniz se une à Vitta em um concerto de Bach para piano e orquestra, descrito pelo regente como uma “belíssima interpretação; um concerto lindíssimo e muito sensível”.

Para encerrar a transmissão, será apresentada “Salmo 23”, composição de Rodrigo Vitta para piano, orquestra, coro e solistas. “Desejava levar essa composição esse ano para Fortaleza e encerrar o Festival com ela. Como infelizmente não pudemos, vamos exibir uma gravação que fizemos ano passado, em sua estreia. A escrevi especialmente para a Dona Sônia, que também é a solista na apresentação. É uma homenagem a ela. Se Deus quiser, nós vamos realizar isso presencialmente em 2021, na Unifor”, finaliza o maestro.

Serviço

Encerramento XXII Festival Eleazar de Carvalho

Data: 26 de julho

Horário: 19h

Transmissão: Facebook, Instagram, Youtube da Universidade de Fortaleza; TV Unifor (canal 181 da NET e Youtube); Instagram e Youtube do Shopping Iguatemi Fortaleza.

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.