Fundação Edson Queiroz

Dona Yolanda Queiroz está no centro da foto, rodeada de colaboradoras da Fundação.

 

Instituição genuinamente cearense, a Fundação Edson Queiroz se orgulha por promover há décadas o desenvolvimento social, educacional e cultural do Estado e da região Nordeste.

Nascida na década de 1970, em contexto local marcado por profundo déficit de escolaridade e por um quadro constrangedor de atraso regional que motivou sua criação em 26 de março de 1971, a Fundação foi uma das formas encontradas pelo industrial Edson Queiroz de retribuir, em forma de responsabilidade social, tudo o que a sua terra já lhe concedera.

O maior entre os projetos sociais encampados pela Fundação se materializou na Universidade de Fortaleza, a Unifor.

Nasce uma universidade de excelência

Tendo em vista a baixa oferta de oportunidades no Ensino Superior, então resumida a poucas opções de cursos concentradas em apenas duas instituições públicas, o projeto da universidade buscou refletir a visão de excelência de Edson Queiroz, desta vez no segmento da Educação.

Sempre atento aos números e com singular intuição, Edson Queiroz sabia o que as estatísticas revelavam, local e regionalmente: a constante evasão de milhares de jovens em busca de estudos mais avançados e a carência de pessoal capacitado para atender à demanda necessária ao progresso da nossa região. Foi quando o industrial apresentou, para familiares e amigos, a ideia da ampliação da disponibilidade educacional no Ceará.

Em pouco tempo, sob sua presidência, formavam-se os Conselhos Curador e Diretor da Fundação, mantenedora da Universidade de Fortaleza, da qual Edson Queiroz seria seu primeiro chanceler. Com a criação da nova universidade, ampliava-se o acesso ao ensino superior, com garantia da formação de recursos humanos e capacitação de mão-de-obra qualificada para o desenvolvimento regional.

Inaugurada em 1973, a universidade investe desde os seus primeiros dias, diariamente, em ensino, arte, cultura e desporto.

Nova presidência

Em 1982, o chanceler Edson Queiroz falece vítima de acidente aéreo na Serra da Aratanha, em Pacatuba, município do Ceará. Seu filho primogênito, Airton Queiroz, assume a presidência da Fundação Edson Queiroz e a chancelaria da Universidade de Fortaleza. Inovação e modernidade marcam a nova administração, a partir de quando a universidade ingressa numa fase de significativa expansão do ensino de graduação, da consolidação dos programas de pós-graduação, da ampliação dos projetos de extensão, além de se destacar como referência para as instituições de ensino superior no país.

Em 2017, com o falecimento de Airton Queiroz, seu filho Edson Queiroz Neto assume como chanceler. A presidência da Fundação passa para a Sra. Lenise Queiroz Rocha, também filha do industrial Edson Queiroz, com a vice-presidência a cargo da Sra. Manoela Queiroz Bacelar.

Atualmente, a Universidade de Fortaleza possui cerca 40 cursos de graduação. A Instituição tem cerca de 300 salas de aula e 400 laboratórios especializados, com mais de 1.100 professores, sendo 80% mestres e doutores. Já graduou aproximadamente 100 mil alunos e diplomou outros 7 mil pós-graduados. Desde 2012, a instituição está em primeiro lugar no ranking das melhores universidades privadas do Norte e Nordeste do Brasil.

 

lançamento biografia

Lançamento de biografia se transforma em uma grande homenagem a Edson Queiroz

Evento aconteceu no auditório da Universidade de Fortaleza e contou com a presença de familiares, amigos, professores, alunos e líderes políticos e empresariais.

Saiba mais

FATOS HISTÓRICOS

DESENVOLVIMENTO E PIONEIRISMO

UNIVERSIDADE QUE AVANÇA

REFERÊNCIA PARA O MUNDO

CULTURA, PESQUISA E INOVAÇÃO

 

Conheça nossos projetos

Unifor

Universidade de Fortaleza

A Universidade de Fortaleza é a representação maior dos projetos sociais da Fundação Edson Queiroz. Inaugurada em 1973, forma profissionais de excelência a cada semestre.

Clínica Odontológica da Unifor

Clínicas Odontológicas

Nas clínicas, os estudantes do curso de Odontologia da Unifor prestam atendimento à saúde oral da população, por meio de diversos serviços especializados.

Escola Yolanda Queiroz da Fundação Edson Queiroz

Escola Yolanda Queiroz

Inaugurada em 1982, já alfabetizou milhares de crianças. Anualmente, a escola proporciona educação gratuita do Infantil 4 até a 5ª série do Ensino Fundamental.

Escritório de Práticas Jurídicas da Unifor

Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ)

O projeto envolve mais de 600 alunos, professores-orientadores, psicólogos e estagiários oferecendo consultas, encaminhamento de processos e orientações de natureza legal.

Projeto Educação e Saúde na Descoberta do Aprender

Educação e Saúde na Descoberta do Aprender

Desde 2000, o Projeto alfabetiza crianças, jovens, adultos e idosos nas próprias clínicas enquanto os pacientes realizam a hemodiálise.

Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) Unifor

Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami)

O Nami tem como objetivo promover qualidade de vida. Para isso, reúne profissionais e estudantes em uma moderna e multidisciplinar estrutura.

Projeto Cidadania Ativa da Unifor

Projeto Cidadania Ativa

Criado em 2001, o Projeto Cidadania Ativa é uma prática de responsabilidade socioambiental da Unifor que desenvolve a conscientização de direitos nas comunidades.

Projeto Jovem Voluntário Unifor

Projeto Jovem Voluntário

Anualmente, dezenas de estudantes de vários cursos da Unifor, levam atenção lúdica a crianças que se encontram internadas em hospitais e seus acompanhantes.

Polo de Produção de Vassouras PET da Unifor

Polo de Produção de Vassouras PET

Iniciativa promove o desenvolvimento autossustentável da comunidade do Dendê, por meio de cursos, são produzidos artigos como bijuterias e objetos decorativos.

Centro de Formação Profissional (CFP) da Unifor

Centro de Formação Profissional (CFP)

O programa gera emprego e renda. São oferecidos cursos técnicos e profissionalizantes.

 

 

Presidente
Sra. Lenise Queiroz Rocha

Vice-presidente
Sra. Manoela Queiroz Bacelar