Alunos Unifor
Intercâmbio Acadêmico
Que tal viver uma experiência acadêmica em outro país? No programa de Intercâmbio Acadêmico, você pode cursar disciplinas de seu curso em uma universidade do exterior sem pagar as mensalidades do semestre estudado fora na Unifor ou na instituição estrangeira!
São mais de 120 instituições de ensino superior, distribuídas em mais de 26 países. Confira a lista de universidades conveniadas na aba "Universidades conveniadas".
O intercâmbio vai lhe permitir conviver com pessoas de outras culturas e ampliar seus conhecimentos. E isso tudo fará um diferencial na sua formação profissional. Ficou interessado? Veja como é simples! Nesta página você encontra todas as informações e caso precise, venha conversar conosco.
A Assessoria para Assuntos Internacionais é um setor vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária e é responsável pelo Programa de Intercâmbio Acadêmico e também pela inscrição, seleção e acolhida de estudantes internacionais na Unifor. Suas funções também incluem o desenvolvimento e a coordenação das políticas de intercâmbio acadêmico internacional, assim como promover a cooperação científica, técnica e cultural com instituições estrangeiras.
> CONFIRA O GUIA PRÁTICO PARA O ALUNO INTERCAMBISTA DA UNIFOR
Agências de Fomento para a Internacionalização
Alemanha
Austrália
- Study in Australia
- Australian Government
- Australian Government: Direct Aid Program
- Australia Awards
- Australian Embassy
Canadá
Dinamarca
Espanha
Estados Unidos (EUA)
França
Holanda
Itália
Japão
Nova Zelândia
Portugal
Reino Unido
Suécia
União Europeia
Universidades Conveniadas
Buddy Program
Quer ajudar na transição de adaptação de alunos de outros países que vêm fazer intercâmbio na UNIFOR? Se a resposta for sim, você pode se inscrever no Buddy Program, o programa de integração de alunos estrangeiros da UNIFOR.
- O programa representa uma excelente oportunidade para os alunos da UNIFOR em trocar experiências, conhecer outras culturas, fazer amizades, desenvolver suas habilidades sociais e praticar uma língua estrangeira. Para participar do Buddy Program, é necessário que o candidato preencha os seguintes requisitos:
- Estar regularmente matriculado e cursando a UNIFOR;
- Comprovar rendimento acadêmico com média global igual ou superior a 7,0;
- Ter conhecimento da língua e capacidade de conversação nos idiomas inglês e/ou espanhol, apresentando, de preferência, certificado de proficiência na língua;
- Dispor de, no mínimo, 5 horas/semanais, para desempenho das atividades do Programa.
- A seleção é composta por uma entrevista em língua estrangeira.
Atenção! É importante conhecer as exigências contidas em Edital e no Regulamento do Programa.
Bolsas de Estudo Internacionais
A Unifor, em parceria com instituições nacionais e internacionais, lança editais de bolsa de estudos internacionais.
Os alunos interessados devem ler com atenção os editais lançados e ficar atento aos prazos de inscrição.
EDITAIS
Edital VRGRAD/VREX Nº 01/2020 - Processo Seletivo para Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional - Top Espanha
Programas de Férias
As universidades estrangeiras parceiras da UNIFOR lançam programas de férias nas mais diversas áreas, muitos deles com desconto a alunos de universidades conveniadas.
Nessa área você poderá encontrar as oportunidades para cursos de curta duração.
Berlin School of Economics and Law:
HWR Berlin Summer & Winter School
OsnabrÜck Uniersity of Applied Sciences:
Summer and Winter Programs and Intensive German
Cursos Internacionales
Spanish Language and Culture
ISC Paris – Grande Ecole de Commerce de Paris:
Rotterdam University of Applied Sciences:
International study programmes
Uporto:
Ulisboa:
RAFAS COLLEGE
A operadora de viagens e intercâmbio, promove programas de intercâmbio de curta duração nacionais e internacionais em parceria com a Vice Reitoria de Extensão.
Intercâmbio Jurídico em Londres para Alunos e Professores
Programa de verão/inverno
O programa de verão / inverno no Brasil e na Holanda tem como alvo estudantes interessados em aprender sobre as Políticas Urbanas, Ambientais e de Transporte que foram implementadas na Holanda no passado e as políticas que precisam ser implementadas no futuro. Essas políticas incluem desafios e inovações em transporte e infraestrutura sustentáveis, políticas urbanas compactas, gerenciamento de água, resiliência, energia renovável e desenvolvimento regional.
A primeira parte do curso ministrado em estreita cooperação com a Universidade de Brasília em Brasília, Brasil. A segunda parte do curso será realizado na cidade de Groningen, na Holanda. Ambas as partes fornecem e discutem não apenas ideias teóricas e opções de intervenção, mas isso é especialmente verdade para a segunda parte em Groningen, também conhecimentos aprofundados das paisagens urbanas e regionais planejadas holandesas por meio de visitas guiadas e excursões.
Disciplinas em Inglês
A Universidade de Fortaleza é a única instituição do Norte e Nordeste a oferecer disciplinas em inglês. Atualmente são 16 cadeiras nas quais os conteúdos são ministrados totalmente ou parcialmente na língua inglesa. Essas disciplinas são abertas a todos os alunos de graduação da UNIFOR e possibilitam o exercício do idioma estrangeiro sem custo adicional por isso.
As disciplinas contemplam também alunos internacionais, permitindo que você conviva com pessoas de culturas de toda parte do mundo e faça networking a nível internacional, enriquecendo ainda mais sua experiência acadêmica.
Para se matricular em uma ou mais de uma disciplina em inglês é simples. Durante o período de matrícula, dentro do UNIFOR Online, na aba de seleção da turma, haverá a indicação da informação “inglês” ou “português/inglês” ao lado do nome do professor responsável.
Confira a lista de disciplinas disponíveis
Para as disciplinas cursadas totalmente em inglês, a avaliação é aplicada na mesma língua.
Já nas ofertadas parcialmente, 20% dos conteúdos são ministrados em inglês e as provas são aplicadas em português.
Visto de Estudante
Todos os alunos participantes do Programa de Intercâmbio Acadêmico da UNIFOR devem retirar o visto de estudante após a sua aceitação junto a universidade estrangeira.
Todos os tramites relacionados à esse processo são de responsabilidade do aluno e ele deve contatar o consulado responsável pelo seu processo.
Programa de Dupla Titulação Internacional
Estudantes dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Comércio Exterior e Engenharia Civil, tem a possibilidade de participarem de um programa de dupla titulação internacional.
O programa proporciona aos alunos a possibilidade de uma vez formados pela UNIFOR também receberem um diploma de graduação das universidades conveniadas participantes.
O programa tem duração de 1 ano e programa de estudos fechado, diferente do Programa de Intercâmbio Acadêmico.
EDITAL VRE - VIREX Nº 01/2023 - Berlin School of Economics and Law (Alemanha)
EDITAL VRE - VIREX Nº 02/2023 - Deggendorf Institute of Technology (Alemanha)
EDITAL VRE - VIREX Nº 03/2023 - Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
+ Anexo IV - Plano de Estudos
EDITAL VRE - VIREX Nº 04/2023 - Universidad Autónoma de Occidente (Colômbia)
EDITAL VREGRAD/VIREX Nº 05/2023 - Instituto Politécnico de Bragança
+ Anexo I - Orientações de Inscrição
+ Anexo II - Formulário de Inscrição
+ Anexo III - Modelo de Carta de Recomendação
+ Anexo IV - Plano de Estudos
PROJETO I-MAT
A Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, é uma das seis instituições de ensino superior (IES) da América Latina selecionadas pela Comissão Europeia para discutir e fortalecer políticas de internacionalização, voltadas para alunos, professores e servidores técnico-administrativos.
O projeto I-MAT (Innovative Mobility Attracting Tools for Latin America) é patrocinado pela União Europeia e tem como principal objetivo capacitar, através do know-how das universidades europeias, as instituições de ensino superior latino-americanas para atrair estudantes, docentes e pessoal técnico-administrativo a iniciativas de mobilidade internacional, por meio de abordagens digitais e inovadoras.
Além da Universidade de Fortaleza e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Brasil, foram selecionadas duas instituições do Peru (Pontificia Universidad Católica del Perú e Universidad Católica San Pablo) e duas da Colômbia (Universidad de los Andes e Pontificia Universidad Javeriana). Já as representantes europeias são AGH University (Polônia), Vilnius Tech (Lituânia) e Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (Portugal)
As atividades do projeto se dividem em fases ao longo dos próximos três anos, sendo a Unifor uma das instituições responsáveis por sediar uma conferência internacional em 2025 para as universidades parceiras e não-parceiras. Ao final do projeto, espera-se criar ferramentas inovadoras que atraiam estudantes, docentes e pessoal técnico-administrativo para as universidades latino-americanas.
Atividades e Notícias do Projeto:
Dúvidas Frequentes
Todos os alunos de graduação regularmente matriculados na Unifor podem fazer intercâmbio acadêmico. Para a participação, são observados os seguintes requisitos:
- Estar regularmente matriculado na Unifor
- Ter concluído no mínimo 30% e no máximo 70% do curso*
- Ter domínio do idioma oficial do país de destino, conforme exigência de cada universidade
- Comprovar rendimento acadêmico (Performance Média Global) com média global igual ou superior a 7,0
- Não possuir disciplinas reprovadas no histórico
*Algumas exceções se aplicam. Mais informações na Assessoria para Assuntos Internacionais.
- De 1º de Fevereiro a 31 de Março para cursar o segundo semestre letivo (agosto-dezembro)
- De 1º de Agosto a 15 de Setembro para cursar o primeiro semestre letivo (janeiro-junho)
Sim. Alunos que tenham FIES podem participar do programa de intercâmbio acadêmico da Unifor. O financiamento pode ser suspenso por até um ano. Mais informações podem ser obtidas junto à Divisão de Assuntos Estudantis (DAE).
No semestre em que estiver participando do programa de intercâmbio, o aluno intercambista paga somente a matricula institucional (valor referente ao trancamento do curso durante o semestre em intercâmbio) e não paga mensalidade na universidade estrangeira de destino, mas pode ter de arcar com taxas acadêmico-administrativas relativas à mesma.
O aluno intercambista assume despesas relativas a:
- Passagens aéreas;
- Hospedagem, alimentação e demais gastos pessoais;
- Visto e seguro de saúde.
A Unifor possui convênio com mais de 120 instituições de ensino superior, distribuídas em mais de 26 países. Você pode procurar a lista completa no site da Unifor e também vir à Assessoria Internacional para receber a lista específica de universidades conveniadas com o seu curso.
Uma das melhores formas de decidir o destino é avaliar quais são os seus principais interesses e objetivos na realização do intercâmbio: ganhar fluência em um idioma específico, ter acesso à cultura e modos de vida de um determinado país e garantir o aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior, entre outros.
É também importante explorar os sites de algumas universidades de interesse, bem como obter informações acerca da localização escolhida.
Ao retornar do programa, os alunos poderão solicitar, junto à Divisão de Assuntos Estudantis (DAE), o aproveitamento dos estudos desenvolvidos no período de intercâmbio, conforme normas da Unifor. O aluno deve ter em mãos o histórico da universidade estrangeira e a ementa das disciplinas cursadas, bem como a tradução juramentada desses documentos.
A taxa de inscrição para o Programa de Intercâmbio Acadêmico custa R$ 529,00 (o valor referente a 2023 e não é reembolsável).
- Formulário de inscrição da Unifor
- Formulário da universidade estrangeira
- Carta de recomendação assinada pelo coordenador do curso*
- Carta de motivação*
- Três fotos 3x4 atuais
- Cópia do passaporte, válido pelo período de intercâmbio
- Curriculum Vitae*
- Histórico escolar atualizado (com tradução juramentada no idioma oficial do país de destino)
- Termo de responsabilidade assinado pelo aluno e por um responsável
- Comprovação de proficiência do idioma de acordo com a exigência de cada universidade**
- Confirmação da criação de conta no Campus France Brasil (para universidades francesas)
- Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição do intercâmbio acadêmico (favor verificar valor na DAE: a taxa de inscrição não é reembolsável e sofre reajuste anual)
* No idioma oficial do país de destino.
** Universidades de língua inglesa exigem comprovação de proficiência. Atentar para a especificidade do teste de língua solicitada pela instituição estrangeira de seu interesse.
Toda a documentação deverá ser entregue na Assessoria Internacional em duas vias, com exceção do Formulário de Inscrição da Unifor, comprovante de pagamento da Taxa de Intercâmbio e do Termo de Responsabilidade.
Ao preencher o formulário de inscrição da universidade estrangeira, o aluno deverá indicar as disciplinas que cursará durante o período em que estiver no intercâmbio. É aconselhável que o aluno, depois de ter escolhido a instituição de destino, vá até o seu coordenador mostrar as disciplinas que pretende cursar e pedir parecer do mesmo no que diz respeito ao aproveitamento.
Sim. Caso deseje, ao retornar do intercâmbio, o aluno poderá solicitar o aproveitamento dos estudos cursados no exterior. Ele deve ter em mãos o histórico da universidade estrangeira e a ementa das disciplinas cursadas, trazer a documentação à Assessoria Internacional para ser chancelada e posteriormente mandar fazer a tradução juramentada desses documentos e levá-los à Divisão de Assuntos Estudantis (DAE) para solicitar o aproveitamento.
Não. O aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior é opcional por parte da Unifor, estando geralmente condicionado à frequência e nota do aluno na universidade estrangeira, e, sobretudo, à equivalência da matriz curricular de seu curso.
Depois que toda a sua documentação for entregue à Assessoria Internacional, a mesma será enviada para a universidade de destino. A instituição estrangeira enviará uma carta de aceitação e com ela o aluno solicitará o seu visto estudantil. A maioria das universidades estrangeiras envia a carta de aceitação via e-mail para o aluno, mas todas elas chegam impressas à Assessoria Internacional.
Sim. Mas a probabilidade é muito pequena e está geralmente relacionada a condições pontuais das universidades estrangeiras.
Uma vez com a carta de aceitação da universidade estrangeira, o aluno deve entrar em contato com o consulado do país de destino para saber sobre os documentos e trâmites para solicitar o seu visto estudantil.
Sim. Todo aluno deve possuir um seguro de saúde internacional. É preciso verificar junto à universidade de destino, bem como ao consulado, as exigências específicas.
Equipe da Assessoria para Assuntos Internacionais

Thiago Braga Martins
Coordenador de Extensão e Comunidade Universitária

Andrelina Sena
Chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais Telefone: +55 85 3477-3127 E-mail: linapsena@unifor.br

Brito Junior
Assistente da Assessoria para Assuntos Internacionais Telefone: +55 85 3477-3127 E-mail: jfbjunior@unifor.br

Giselle Viana
Assistente da Assessoria para Assuntos Internacionais Telefone: +55 85 3477-3127 E-mail: giselle.viana@unifor.br

Rayanne Bezerra
Assistente da Assessoria para Assuntos Internacionais/EducationUSA Telefone: +55 85 3477-3127 E-mail: rayanne@unifor.br
Assessoria para Assuntos Internacionais
international@unifor.br
(85) 3477- 3127
1º Andar do prédio da Reitoria | Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária