Núcleo de Biologia Experimental NUBEX

Uma pesquisadora faz um teste enquanto outra escreve na mesa.

 

O Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) é um centro de excelência em pesquisa da graduação e pós-graduação da Universidade de Fortaleza. O Nubex foi inaugurado em março de 2013 com o objetivo de produzir novos conhecimentos que respondam aos desafios científicos, biotecnológicos e sociais do país. O Núcleo  atua nas áreas de pesquisa, de inovação e desenvolvimento para diversos segmentos, principalmente os da saúde, o de alimentos, fármacos e educação. 

No Nubex são desenvolvidas pesquisas numa perspectiva multidisciplinar nas áreas de ciências biológicas e da vida. O Núcleo também atua como unidade de suporte aos mestrados institucionais em Ciências Médicas, Enfermagem e Odontologia e ao Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), além de programas de Pós-Graduação de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) parceiros.

 

Biotério de Experimentação

Biotério de Experimentação

O Biotério de Experimentação integra pesquisadores de diversas instituições e diferentes setores de uma mesma instituição, oferecendo condições para realização de ensaios in vivo e in vitro; além de análises de imagens (InCell Analyzer).

Biotério de Produção

Biotério de Produção

No Biotério de Produção, animais de qualidade em sistema SPF – Livre de Patógenos Específicos, com padrão genético e sanitário definidos, são produzidos para fins de pesquisa científica e tecnológica.

Unidade de Bioagentes Patogênicos

Unidade de Bioagentes Patogênicos

Desenvolve pesquisa em ciências biomédicas com foco na virologia. No laboratório são desenvolvidos e aplicados métodos de diagnóstico molecular e sorológico para os vírus HIV, dengue e outras arboviroses.

Unidade de Biologia Estrutural e Funcional

Unidade de Biologia Estrutural e Funcional

A Unidade de Biologia Estrutural e Funcional visa a caracterização bioquímica, estrutural e biológica de proteínas e carboidratos vegetais avaliando as suas aplicações biotecnológicas em diferentes áreas.

Unidade de Biologia Molecular e do Desenvolvimento (LBMD)

Unidade de Biologia Molecular e do Desenvolvimento (LBMD)

Visa produzir proteínas recombinantes em organismos geneticamente modificados (animais transgênicos) expressando proteínas na glândula mamária. Também são realizadas pesquisas em engenharia de proteínas (biobetters).

Unidade de Cirurgia Experimental

Unidade de Cirurgia Experimental

A Unidade de Cirurgia Experimental possui um centro de treinamento com recursos e tecnologia de última geração na área de cirurgia laparoscópica para profissionais de saúde, em parceria com entidades da classe médica, a indústria de materiais e equipamentos médico-hospitalares.

 

Erivan Oliveira - Farmácia

Tive a oportunidade de participar de diversas pesquisas nos laboratórios do Núcleo de Biologia Experimental (NUBEX), o que contribuiu para a minha aprovação direto ao Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) em primeiro lugar.

Erivan Oliveira - Farmácia

Felipe Sousa

Eu sou muito grato à Universidade de Fortaleza por me proporcionar acesso a uma das melhores infraestruturas para pesquisa. Aqui eu entrei como técnico de laboratório, fui mestre e doutor em Bioquímica e Biotecnologia. Hoje sou pesquisador pós-doc, trabalhando com biologia molecular e estrutural.

Felipe Sousa

Sacha Aubrey - Farmácia

Iniciei no NUBEX durante a minha graduação em Farmácia, como aluna de iniciação científica e tive a oportunidade de participar de muitos projetos na área de farmacologia. Com isso, tive muitas publicações, o que me proporcionou o suporte necessário para passar direto para o doutorado em Biotecnologia - Renorbio.

Sacha Aubrey - Farmácia

Saiba mais sobre o NUBEX

No Nubex são desenvolvidas pesquisas numa perspectiva multidisciplinar nas áreas de ciências biológicas e da vida gerando produção científica com publicação em periódicos de qualidade reconhecida e patentes, produção de animais, inclusive transgênicos, fornecimento de animais de laboratório para outras instituições de ensino e pesquisa do Norte e Nordeste, intercâmbio e colaboração científica com instituições públicas e privadas, desenvolvimento de pesquisas em biologia estrutural, biologia molecular e do desenvolvimento, microbiologia, farmacologia e treinamento em cirurgia experimental minimamente invasiva. 

Atualmente, encontram-se em andamento projetos com colaboração de várias instituições do país e do exterior, dentre elas podemos destacar: USP, EMPRAPA, FIOCRUZ, UFC, UFPI, UFPE, UECE, UFMA, Universidade de Toronto, University College London, Universidade de Utah, Universidad de Concepción, Universidade da Pensilvânia, Instituto de Roslin-Escócia, Universidade de Coimbra.

Sistematicamente, o Núcleo vem contribuindo na formação de profissionais de excelência e na inovação e transferência de tecnologia através do desenvolvimento de pesquisas aplicadas que resultaram em um total de 15 pedidos de depósito de patentes desde a sua inauguração. Em conjunto com esforços direcionados à inovação, os pesquisadores do Nubex têm desenvolvido, nas diferentes Unidades, pesquisas que resultaram em mais de 200 publicações em periódicos nacionais e internacionais, nos últimos cinco anos. 

As várias unidades que compõem o Nubex trabalham de forma integrada reunindo características que possibilitam aos pesquisadores, indústria e empresas o desenvolvimento de atividades como, mas não limitadas à, identificação de compostos com potencial terapêutico sintéticos e presentes na biodiversidade brasileira, expressão de proteínas recombinantes, manipulação do genoma de animais para produção de modelos destinados ao estudo de doenças e testes não-clínicos in vitro, in vivo, in sílico, análise proteômica, desenvolvimento de formulações farmacêuticas, desenvolvimento de sistemas de liberação de fármacos inovadores e métodos alternativos ao uso de animais em laboratório. 

A Fundação Edson Queiroz está fazendo um grande investimento para a ampliação e melhoramento da infraestrutura laboratorial do Nubex com a implantação de laboratórios estratégicos para o desenvolvimento de pesquisas na fronteira do conhecimento. 

  • Biotério de Produção de Zebrafish (Danio rerio); 
  • Laboratório de Genômica e Bioinformática; 
  • Laboratório de Nível de Biossegurança - NB3; 
  • Laboratório de Neurociências para pesquisas com células tronco neurais em estudos de doenças neurodegenerativas, em parceria com a Universidade de Coimbra e, melhoramento da infraestrutura laboratorial do Laboratório de Análise Proteômica, que faz parte da Unidade de Biologia Estrutural do NUBEX, com aquisição de um novo espectrômetro de massas de última geração. 

 

 

Informações para contato

Núcleo de Biologia Experimental (Nubex)

  • Fone de contato: (85) 3477-3821
  • Endereço de contato: Av. Dr. Valmir Pontes, 300